DITRAN

Diretoria de Trânsito (Ditran)

Por meio da Ditran, a AMC cumpre todas as atribuições previstas no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Ditran tem quatro subdivisões:  Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito (Geofi), que tem a incumbência de operar o trânsito através dos agentes, atender às ocorrências bem como fiscalizar e coibir infrações de trânsito. Atualmente, a AMC possui 398 agentes de trânsito.

Composta por técnicos especializados, entre engenheiros, arquitetos, estatísticos e desenhistas, além de empresas contratadas, a Divisão de Engenharia de Trânsito (Dieng), é uma outra divisão da Ditran, que desempenha o papel de planejar o tráfego da cidade, avaliar a necessidade e implantar a sinalização de trânsito. Essa Divisão também é responsável pelo estudo e implantação das vagas do Sistema de Estacionamento Rotativo Zona Azul em Fortaleza e pela instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica.

Já a  Gerência de Educação para o Trânsito (Geduc) trabalha com a elaboração e desenvolvimento de programas e campanhas educativas de trânsito, em articulação com as demais divisões da AMC e conforme as diretrizes dos Conselhos de Trânsito, tanto nacional (Contran) quanto estadual (Cetran), e também do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em setembro de 2000, dando continuidade às ações voltadas para melhoria do tráfego urbano, a Prefeitura de Fortaleza inaugurou o Controle de Tráfego em área de Fortaleza (CTAFOR), outra divisão da Ditran, que assumiu a implantação e manutenção dos semáforos de Fortaleza. O CTAFOR é também responsável pelo controle eletrônico dos semáforos em tempo e pelo Circuito Fechado de Televisão (CFTV), com 35 câmeras que monitoram o tráfego nos principais cruzamentos da cidade.

Através de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, em julho de 2008, o número de acesso à Central de Operações da AMC, no caso de acidentes ou denúncias de irregularidades no trânsito passou a ser 190, o mesmo do Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança – Ciops.