A EMLURB

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) é uma empresa pública de direito privado, integrante da administração indireta do Município de Fortaleza, constituída pela Lei Nº 6.223 de 28 de setembro de 1987. Tem como finalidade o desenvolvimento, a implantação de planos urbanísticos, o planejamento e a execução das atividades de limpeza pública e comercialização dos próprios serviços da Prefeitura de Fortaleza, tais como: promover a coleta, remoção, industrialização e comercialização de lixo domiciliar e proveniente de atividades comercial, industrial, hospitalar e de construção civil.

É competência, ainda da Emlurb, a manutenção das vias públicas, a podação de árvores, varrição de mercados e logradouros públicos, conservação dos parques, jardins, zoológico municipal, horto municipal, bem como a fiscalização concernente à execução e cobrança do preço do serviço de limpeza pública e aplicação das penalidades por infração em decorrência da inobservância de suas disposições.

A Emlurb é formada por um quadro funcional composto de 1.460 empregados, os quais são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb)
Rua Marechal Deodoro, nº 1501 – Benfica
Telefone: (85) 3131-7600 / 3131-7604 / 3131-7665 (fax)
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: 7 às 13 horas e de 14 às 17 horas

Presidente
José Ronaldo Rocha Nogueira - Geólogo formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É servidor do Departamento Estadual de Rodovias (DER), onde assumiu diversas diretorias na capital e no interior. Foi Superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará(Sohidra) e Secretário de Obras da Prefeitura de Caucaia.