O Instituto

 

O que é o Instituto?

O Instituto de Previdência do Município é o órgão responsável por proporcionar aos servidores do município de Fortaleza assistência à saúde e administração de benefícios previdenciários.

A saúde, a previdência e o atendimento pericial compõem o tripé de responsabilidades que norteiam as ações do órgão.

Regulamentação

O Instituto de Previdência do Município foi criado pela Lei Nº 676, de 10 de Agosto de 1953, publicada no dia 13 de agosto de 1953 no Diário Oficial do Município.

Conforme o Art. 1º da Lei supracitada, o Instituto de Previdência do Município de Fortaleza é o órgão autárquico com personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira, com sede em Fortaleza, capital do Estado do Ceará.

O IPM tem por objetivo proporcionar assistência saúde aos servidores do município de Fortaleza. Tem, também, por finalidade garantir aos seus segurados e dependentes os direitos à Previdência Social nos termos definidos na Lei Nº 8.388, de 14 de Dezembro de 1999, c/c a Lei Nº 8.409, de 24 de Dezembro de 1999.

Gestão

A atual Gestão é conduzida pelo superintendente, Dr. José Barbosa Porto, nomeado em fevereiro de 2013, que tem priorizado as seguintes demandas do órgão:

- Conhecer em profundidade o órgão, planejar ações de maneira estratégica, integrar todos os setores do instituto;

- Construir a nova sede do instituto, no sentido de ampliar o ambiente de trabalho e unir todos os serviços em um só local, para melhor atender os servidores;

- Acompanhar e promover estudos constantes na busca de soluções para o déficit atuarial e reservas do IPM Previfor;

- Valorizar os profissionais do instituto e, assim, viabilizar cursos para melhor capacitá-los.

Superintendente: Dr. Porto

e-mail:  dr.porto@ipmfor.ce.gov.br

Endereço:

SEDE: Rua Major Facundo, 1361 - Centro - Fortaleza - Ce

CEP: 60025-101 - Pabx: (85) 3252-1054 - Fax: (85) 3105-1393