08 de May de 2014 em Cultura

Crítico Cléber Eduardo fala sobre cinema brasileiro contemporâneo na Vila das Artes

O tema da conversa será liberdade e limites criativos no cinema brasileiro contemporâneo


A sexta edição do projeto Cinema em Trânsito tem início às 18h30 nesta sexta-feira (9/5) na Vila das Artes

Nesta sexta-feira (9/5), a sexta edição do projeto Cinema em Trânsito traz o jornalista, crítico de cinema e diretor Cléber Eduardo para uma conversa aberta com o tema liberdade e limites criativos no cinema brasileiro contemporâneo. A fala de Cléber tem início às 18h30, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura.

Cléber Eduardo apresenta uma discussão sobre as mudanças geradas a partir do advento do processo digital que gerou mudanças de processo e de modos de criação e realização no cinema brasileiro contemporâneo, sobretudo nos primeiros filmes dos diretores, nas produções mais baratas e com ambições formais maiores.

“Contrariando a tradição do século XX, de um cinema de programação industrial, baseado no modelo fordista, de funcionamento das fábricas do século XIX, de divisão de trabalho e hierarquia rígida, esses novos modos têm explorado formas outras de produção e filmagem. Estas formas são, talvez, menos controladas e, como disse recentemente o ator e teórico Jean Claude Bernardet em um debate em São Paulo, propõe outros métodos de roteirização e de ações em set”, reflete.

Cléber Eduardo faz uma reflexão, destacando que por conta dessa nova realidade, o momento da filmagem deixa de ser de ilustração de palavras para se tornar um momento de criação cênica e estética. “Os atores deixam de ser apenas dirigidos e passam a propor modos de vivenciarem a cena. Estas operações mais livres e colaborativas não garantem qualidade formal, mas, por outro lado, valorizam tanto o resultado quanto o processo. E este resultado, ao contrário do modelo industrial, não visa eficiência, mas expressividade”, afirma.

O crítico e diretor destaca ainda algumas produções cearenses que têm se destacado em festivais brasileiros e internacionais com esta dinâmica de trabalho, seja com organização de coletivo, seja com a manutenção de hierarquias, mas com maior colaboração.

A conversa com os presentes deve seguir trazendo estas reflexões e outras que circundam a recente produção cinematográfica brasileira.

O Cinema em Trânsito é um projeto da Escola Pública de Audiovisual que convida realizadores que estejam de passagem pela cidade para exibir seu trabalho e participar de um debate, mediado por alunos dos cursos da Escola.

Serviço

O que: Cinema em Trânsito, discussão com o tema “Liberdade e limites criativos no cinema brasileiro contemporâneo”

Quem: Com Cléber Eduardo

Quando: 9 de maio de 2014

Hora: 18h30

Onde: Vila das Artes

 

Crítico Cléber Eduardo fala sobre cinema brasileiro contemporâneo na Vila das Artes

O tema da conversa será liberdade e limites criativos no cinema brasileiro contemporâneo

A sexta edição do projeto Cinema em Trânsito tem início às 18h30 nesta sexta-feira (9/5) na Vila das Artes

Nesta sexta-feira (9/5), a sexta edição do projeto Cinema em Trânsito traz o jornalista, crítico de cinema e diretor Cléber Eduardo para uma conversa aberta com o tema liberdade e limites criativos no cinema brasileiro contemporâneo. A fala de Cléber tem início às 18h30, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura.

Cléber Eduardo apresenta uma discussão sobre as mudanças geradas a partir do advento do processo digital que gerou mudanças de processo e de modos de criação e realização no cinema brasileiro contemporâneo, sobretudo nos primeiros filmes dos diretores, nas produções mais baratas e com ambições formais maiores.

“Contrariando a tradição do século XX, de um cinema de programação industrial, baseado no modelo fordista, de funcionamento das fábricas do século XIX, de divisão de trabalho e hierarquia rígida, esses novos modos têm explorado formas outras de produção e filmagem. Estas formas são, talvez, menos controladas e, como disse recentemente o ator e teórico Jean Claude Bernardet em um debate em São Paulo, propõe outros métodos de roteirização e de ações em set”, reflete.

Cléber Eduardo faz uma reflexão, destacando que por conta dessa nova realidade, o momento da filmagem deixa de ser de ilustração de palavras para se tornar um momento de criação cênica e estética. “Os atores deixam de ser apenas dirigidos e passam a propor modos de vivenciarem a cena. Estas operações mais livres e colaborativas não garantem qualidade formal, mas, por outro lado, valorizam tanto o resultado quanto o processo. E este resultado, ao contrário do modelo industrial, não visa eficiência, mas expressividade”, afirma.

O crítico e diretor destaca ainda algumas produções cearenses que têm se destacado em festivais brasileiros e internacionais com esta dinâmica de trabalho, seja com organização de coletivo, seja com a manutenção de hierarquias, mas com maior colaboração.

A conversa com os presentes deve seguir trazendo estas reflexões e outras que circundam a recente produção cinematográfica brasileira.

O Cinema em Trânsito é um projeto da Escola Pública de Audiovisual que convida realizadores que estejam de passagem pela cidade para exibir seu trabalho e participar de um debate, mediado por alunos dos cursos da Escola.

Serviço

O que: Cinema em Trânsito, discussão com o tema “Liberdade e limites criativos no cinema brasileiro contemporâneo”

Quem: Com Cléber Eduardo

Quando: 9 de maio de 2014

Hora: 18h30

Onde: Vila das Artes