Sefin inaugura Núcleo de Atendimento ao Cidadão na Regional VI

O novo modelo de atendimento faz parte do Programa de Fortalecimento do Fisco (Fortfisco)

No local, os contribuintes poderão solicitar serviços ligados a IPTU, ISS, ITBI e Dívida Ativa (Foto: Mauri Melo)

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) inaugura nesta quarta-feira (15/5), às 9 horas, o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) na Secretaria Regional VI, em Messejana. No local, que funcionará de 9h às 15h, os contribuintes poderão solicitar serviços ligados a IPTU, ISS, ITBI e Dívida Ativa que antes só estavam disponíveis no Centro. A Regional VI foi escolhida porque é a que mais demanda serviços presenciais da Sefin.

O atendimento descentralizado deve beneficiar especialmente os fortalezenses que moram nos 29 bairros da Regional VI e os contabilistas que possuem escritórios naquela região da Cidade. Porém, o atendimento será aberto a qualquer cidadão que se dirigir ao NAC.

A iniciativa da Sefin busca trazer mais comodidade ao cidadão, oferecendo diversos canais de atendimento. Segundo o secretário Municipal de Finanças, Jurandir Gurgel, o novo modelo de atendimento faz parte do Programa de Fortalecimento do Fisco (Fortfisco) e nasce dentro das ações integradas do Município. “Embora o foco seja melhor atender o contribuinte-cidadão, o Núcleo na Regional VI contribui com a questão da mobilidade em Fortaleza, um dos eixos da gestão Roberto Cláudio”, afirma.

A instalação do NAC também ressalta a interação entre os órgãos municipais. “Oferecer este serviço é parte do papel intrínseco da Secretaria Regional de aproximar, facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos que são prestados. Para além de atender a população, o serviço que ora se inicia pretende o acolhimento das pessoas. Este deve ser o papel de uma Secretaria Regional”, completa Renato Lima, titular da Secretaria Regional VI.

Logo na entrada do NAC, um grande painel informará quais os serviços da Sefin e da Regional VI estarão disponíveis no local. O cidadão será recepcionado por um agente da Secretaria de Finanças indicado com o fardamento “Posso ajudar?”. Se a solicitação for simples, como a emissão da segunda via do boleto do IPTU, o contribuinte terá à sua disposição dois computadores e uma impressora para atender rapidamente sua demanda, com o auxílio do agente “Posso ajudar?”.

Se for necessário o atendimento com o servidor, o contribuinte receberá uma senha para um dos quatro guichês instalados pela Sefin.  Nesta etapa, ele acompanhará todo o processo realizado pelo funcionário através de um monitor.

A sala na Regional VI foi reformada, com nova sinalização, melhorias no teto e colocação de equipamentos e lâmpadas. Em duas TVs, o contribuinte acompanhará o sistema de senhas e, em outro monitor, os informes da Prefeitura de Fortaleza.

Quatro servidores, sendo um auditor, e um estagiário prestarão o serviço ao público, esclarecendo dúvidas e encaminhando processos relativos a ISS, IPTU, Dívida Ativa e ITBI.

Serviço:
Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) na Secretaria Regional VI - Horário de funcionamento de 9h às 15h. A Regional VI está localizada na Rua Padre Pedro de Alencar, 789, em Messejana.