12 de January de 2023 em Fortaleza

Prefeitura realiza cerca de 730 mil atendimentos à população pela Central 156 em 2022

A Central funciona 24 horas, com equipes divididas nos turnos da manhã, tarde, noite e madrugada


garis limpando uma via
A Central 156 registra, entre outras, demandas limpeza urbana, conservação de vias e iluminação pública (Foto: Kiko Silva)

Mantendo o compromisso com o fortalezense, a Prefeitura realizou cerca de 730 mil atendimentos à população pela Central 156, canal direto entre a gestão municipal e os munícipes, em 2022. A Central funciona 24 horas e é por ela que os fortalezenses podem fazer solicitações de informações gerais e de serviços, elogios e sugestões.

Do total de atendimentos, 397.106 geraram protocolos com demandas de informação, solicitação de serviços e registros de elogios, sugestões, reclamações e denúncias. Parte das chamadas dispensam o protocolo para facilitar o fluxo de atendimento e garantir agilização no serviço, a exemplo dos pedidos de informação sobre vacinação e o programa Mais Infância.

O maior número de atendimentos foi realizado no mês de agosto, com mais de 42 mil ligações registradas, seguido dos meses de maio e junho, que passaram de 41 mil registros cada um.

Morador do bairro Passaré, o comerciante Renairton Souza buscou o serviço algumas vezes, a mais recente no último mês, quando solicitou sinalização da via onde fica sua residência. "Fui muito bem atendido e, como é de praxe, foi gerado um protocolo para que a gente acompanhe o andamento do pedido. O serviço iniciou dentro do prazo e foi feita a implantação de sinalização, placas de Pare, entre outras coisas", comentou Souza.

Tipos de demandas

Assim como ele, outros moradores de Fortaleza também podem utilizar a Central 156 para registrar demandas do trânsito, transporte público, Bilhete Único, limpeza urbana, conservação de vias, iluminação pública, wifi público, fiscalizações (que envolvem a Agência de Fiscalização de Fortaleza - Agefis), vacinação, funcionamento e serviços do VetMóvel, entre outros.

"As pessoas têm que procurar os canais que a Prefeitura disponibiliza para fazer suas reivindicações e solucionar alguns problemas. Muitas ainda não têm conhecimento ou até ficam desacreditadas do serviço, mas eu, todas as vezes que precisei, fui bem atendido e as solicitações foram todas resolvidas", reforçou o comerciante.

O atendimento da Central 156 funciona 24 horas e envolve mais de 90 profissionais. As equipes são divididas nos turnos da manhã, tarde, noite e madrugada. A ligação é gratuita.

Prefeitura realiza cerca de 730 mil atendimentos à população pela Central 156 em 2022

A Central funciona 24 horas, com equipes divididas nos turnos da manhã, tarde, noite e madrugada

garis limpando uma via
A Central 156 registra, entre outras, demandas limpeza urbana, conservação de vias e iluminação pública (Foto: Kiko Silva)

Mantendo o compromisso com o fortalezense, a Prefeitura realizou cerca de 730 mil atendimentos à população pela Central 156, canal direto entre a gestão municipal e os munícipes, em 2022. A Central funciona 24 horas e é por ela que os fortalezenses podem fazer solicitações de informações gerais e de serviços, elogios e sugestões.

Do total de atendimentos, 397.106 geraram protocolos com demandas de informação, solicitação de serviços e registros de elogios, sugestões, reclamações e denúncias. Parte das chamadas dispensam o protocolo para facilitar o fluxo de atendimento e garantir agilização no serviço, a exemplo dos pedidos de informação sobre vacinação e o programa Mais Infância.

O maior número de atendimentos foi realizado no mês de agosto, com mais de 42 mil ligações registradas, seguido dos meses de maio e junho, que passaram de 41 mil registros cada um.

Morador do bairro Passaré, o comerciante Renairton Souza buscou o serviço algumas vezes, a mais recente no último mês, quando solicitou sinalização da via onde fica sua residência. "Fui muito bem atendido e, como é de praxe, foi gerado um protocolo para que a gente acompanhe o andamento do pedido. O serviço iniciou dentro do prazo e foi feita a implantação de sinalização, placas de Pare, entre outras coisas", comentou Souza.

Tipos de demandas

Assim como ele, outros moradores de Fortaleza também podem utilizar a Central 156 para registrar demandas do trânsito, transporte público, Bilhete Único, limpeza urbana, conservação de vias, iluminação pública, wifi público, fiscalizações (que envolvem a Agência de Fiscalização de Fortaleza - Agefis), vacinação, funcionamento e serviços do VetMóvel, entre outros.

"As pessoas têm que procurar os canais que a Prefeitura disponibiliza para fazer suas reivindicações e solucionar alguns problemas. Muitas ainda não têm conhecimento ou até ficam desacreditadas do serviço, mas eu, todas as vezes que precisei, fui bem atendido e as solicitações foram todas resolvidas", reforçou o comerciante.

O atendimento da Central 156 funciona 24 horas e envolve mais de 90 profissionais. As equipes são divididas nos turnos da manhã, tarde, noite e madrugada. A ligação é gratuita.