10 de February de 2023 em Educação

Professores mestrandos e doutorandos do Observatório da Educação de Fortaleza apresentam pesquisas em Portugal

Experiência do programa Observatório da Educação também é apresentada durante congresso luso-brasileiro


 

Professores da Rede Municipal participam de Congresso em Portugal
O evento científico ocorreu nesta semana, entre segunda e quarta-feira (06 a 08/02), no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal

A política pública da Educação de Fortaleza cruza fronteiras novamente para ser um case de sucesso da gestão municipal. Desta vez, a experiência do programa Observatório da Educação, cujo projeto integra o eixo de valorização profissional da Rede, foi apresentada durante o VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, realizados nesta semana, entre segunda e quarta-feira (06 a 08/02), no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal. Os congressos tiveram como tema central a “Política e Gestão da Educação: temas críticos no espaço ibero-americano”.

Um grupo de 12 professores mestrandos e doutorandos do Observatório da Educação viajou à capital de Portugal, custeado pelo programa, para apresentar as pesquisas desenvolvidas na Rede Municipal. Com eles, representando a Secretaria Municipal da Educação (SME), também embarcou Germânia Medeiros, coordenadora da Academia do Professor Darcy Ribeiro, que apresentou ao público o Observatório da Educação, instituído como política pública pela Lei nº 11.207 em 17 de dezembro de 2021.

Com três anos em execução, o programa tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho dos alunos. A disponibilização das vagas é fruto de convênios assinados entre a Prefeitura e universidades cearenses. “A SME e UECE, em uma ação conjunta, apresentam trabalhos produzidos em função do observatório em seus múltiplos olhares. Pautada no entendimento de que é preciso conhecer para intervir, a Rede Municipal segue acreditando no investimento na formação dos professores, observando que toda a comunidade escolar ganha com essa ação”, observa Germânia.

 

Professores da Rede Municipal apresentando suas experiências em Congresso
Os docentes apresentaram suas pesquisas realizadas na Rede Municipal

Experiências de pós-graduação
No ano de 2001, o professor Giovanni Rocha Sombra iniciou a carreira nas salas de aula da Rede Municipal. Já são 22 anos de jornada na educação, cujos desafios foram além do ensino. Um tempo depois, Giovanni decidiu participar da seleção de diretores e, aprovado, seguiu para outro desafio: atuar como gestor da Escola Municipal João Saraiva Leão. Em 2019, iniciou novo percurso formativo e a possibilidade de investir na formação profissional. O mais recente desafio veio ano passado com a aprovação na seleção de doutorado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promovida pelo Observatório da Educação.

Giovanni foi um dos 12 professores do observatório a se apresentar nos congressos em Portugal. A temática da pesquisa dele é a formação de professores como política pública de apoio à docência. “O ingresso no doutorado tem reverberado em experiências, outrora, inimagináveis, como a participação neste evento. É uma oportunidade de internacionalizar meu currículo, além de promover o acesso a múltiplos saberes e realidades educacionais de outros países. Experiência ímpar em minha vida acadêmica e profissional, que, certamente, contribuirá para o meu fazer docente em sala de aula”, acredita.

Também participante do evento, o professor mestre Ari Noronha apresentou um pouco do resultado da dissertação de mestrado sobre a formação continuada da Rede Municipal e a Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR). “O observatório me oportunizou uma experiência entre a teoria e a prática docente neste evento internacional, pois apresentei resultados da minha pesquisa de mestrado. Pude conhecer novas experiências educacionais em países europeus. Era um sonho poder publicizar minha prática docente em outros países”, comemora a realização profissional que o evento oportunizou.

Observatório da Educação
As vagas de mestrado e doutorado ofertadas por meio do Observatório da Educação fazem parte da ação da Prefeitura que deve criar 1000 vagas de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação até 2024, conforme plano de governo do prefeito Sarto. Estão sendo ofertadas ainda, dentro deste montante, 700 vagas por meio do programa de financiamento de mestrado e doutorado (Lei nº 11.199/2021). Das 1000 vagas, já foram ofertadas 303 por meio do Observatório e 104 por financiamento.

Congresso
O VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação foram promovidos pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE). Entre os eixos temáticos do evento estiveram as políticas de avaliação e prestação de contas em educação; políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos e políticas e práticas de formação e trabalho docente.

Professores mestrandos e doutorandos do Observatório da Educação de Fortaleza apresentam pesquisas em Portugal

Experiência do programa Observatório da Educação também é apresentada durante congresso luso-brasileiro

 

Professores da Rede Municipal participam de Congresso em Portugal
O evento científico ocorreu nesta semana, entre segunda e quarta-feira (06 a 08/02), no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal

A política pública da Educação de Fortaleza cruza fronteiras novamente para ser um case de sucesso da gestão municipal. Desta vez, a experiência do programa Observatório da Educação, cujo projeto integra o eixo de valorização profissional da Rede, foi apresentada durante o VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, realizados nesta semana, entre segunda e quarta-feira (06 a 08/02), no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal. Os congressos tiveram como tema central a “Política e Gestão da Educação: temas críticos no espaço ibero-americano”.

Um grupo de 12 professores mestrandos e doutorandos do Observatório da Educação viajou à capital de Portugal, custeado pelo programa, para apresentar as pesquisas desenvolvidas na Rede Municipal. Com eles, representando a Secretaria Municipal da Educação (SME), também embarcou Germânia Medeiros, coordenadora da Academia do Professor Darcy Ribeiro, que apresentou ao público o Observatório da Educação, instituído como política pública pela Lei nº 11.207 em 17 de dezembro de 2021.

Com três anos em execução, o programa tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho dos alunos. A disponibilização das vagas é fruto de convênios assinados entre a Prefeitura e universidades cearenses. “A SME e UECE, em uma ação conjunta, apresentam trabalhos produzidos em função do observatório em seus múltiplos olhares. Pautada no entendimento de que é preciso conhecer para intervir, a Rede Municipal segue acreditando no investimento na formação dos professores, observando que toda a comunidade escolar ganha com essa ação”, observa Germânia.

 

Professores da Rede Municipal apresentando suas experiências em Congresso
Os docentes apresentaram suas pesquisas realizadas na Rede Municipal

Experiências de pós-graduação
No ano de 2001, o professor Giovanni Rocha Sombra iniciou a carreira nas salas de aula da Rede Municipal. Já são 22 anos de jornada na educação, cujos desafios foram além do ensino. Um tempo depois, Giovanni decidiu participar da seleção de diretores e, aprovado, seguiu para outro desafio: atuar como gestor da Escola Municipal João Saraiva Leão. Em 2019, iniciou novo percurso formativo e a possibilidade de investir na formação profissional. O mais recente desafio veio ano passado com a aprovação na seleção de doutorado da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promovida pelo Observatório da Educação.

Giovanni foi um dos 12 professores do observatório a se apresentar nos congressos em Portugal. A temática da pesquisa dele é a formação de professores como política pública de apoio à docência. “O ingresso no doutorado tem reverberado em experiências, outrora, inimagináveis, como a participação neste evento. É uma oportunidade de internacionalizar meu currículo, além de promover o acesso a múltiplos saberes e realidades educacionais de outros países. Experiência ímpar em minha vida acadêmica e profissional, que, certamente, contribuirá para o meu fazer docente em sala de aula”, acredita.

Também participante do evento, o professor mestre Ari Noronha apresentou um pouco do resultado da dissertação de mestrado sobre a formação continuada da Rede Municipal e a Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR). “O observatório me oportunizou uma experiência entre a teoria e a prática docente neste evento internacional, pois apresentei resultados da minha pesquisa de mestrado. Pude conhecer novas experiências educacionais em países europeus. Era um sonho poder publicizar minha prática docente em outros países”, comemora a realização profissional que o evento oportunizou.

Observatório da Educação
As vagas de mestrado e doutorado ofertadas por meio do Observatório da Educação fazem parte da ação da Prefeitura que deve criar 1000 vagas de mestrado e doutorado para os profissionais da Educação até 2024, conforme plano de governo do prefeito Sarto. Estão sendo ofertadas ainda, dentro deste montante, 700 vagas por meio do programa de financiamento de mestrado e doutorado (Lei nº 11.199/2021). Das 1000 vagas, já foram ofertadas 303 por meio do Observatório e 104 por financiamento.

Congresso
O VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e o X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação foram promovidos pelo Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e pelo Fórum Europeu de Administradores da Educação na Espanha (FEAE). Entre os eixos temáticos do evento estiveram as políticas de avaliação e prestação de contas em educação; políticas de inclusão, diversidade e direitos humanos e políticas e práticas de formação e trabalho docente.