25 de October de 2022 em Educação

Professores percorrem trilha de palestras e oficinas no segundo dia do Festival Outubro Docente

Um dos eixos da programação é o saberes, que traz palestras e oficinas com temas atuais voltados à formação dos educadores


Foto do auditório central
A programação desta segunda-feira contou ainda com palestra magna do doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Celso Vasconcellos, que abordou o tema “O professor como sujeito de transformação”

Recomposição da aprendizagem pós-pandemia, educação dos bebês e práticas pedagógicas com diferentes linguagens foram alguns conteúdos em discussão no segundo dia do Festival Outubro Docente, realizado nesta segunda-feira (24/10), no Centro de Eventos do Ceará. As atividades do evento ocorrem até quinta-feira (27/10) com palestras, rodas de conversas, oficinas, exposições de arte e shows culturais. A programação é planejada para comemorar o mês dos professores na Rede Municipal.

Primeiro ano como professora da Rede Municipal, Mirela Barbosa atua no berçário do Centro de Educação Infantil (CEI) Esmerinda Soares da Silva, no Luciano Cavalcante (Distrito 2), e diz que se sentiu contemplada com a programação do festival, por trazer atividades pensadas nos profissionais da Educação Infantil. Ela foi uma das participantes da oficina "organizando o cotidiano dos bebês: planejamento, práticas docentes e documentação pedagógica", ministrada pela professora doutora Tacyana Ramos, da Universidade Federal do Sergipe.

Na percepção de Mirela, eventos como este impulsionam o aprendizado e a troca de ideias entre profissionais. "Aprendi muito sobre a importância da atenção e escuta dos bebês. Foi um dia de aprendizados imensos. Amei a palestra. Como este é meu primeiro ano como professora na Rede, vejo como um momento celebrativo, fiquei feliz por participar. Espero colocar em prática tudo o que consegui captar no evento", espera.

Foto do auditório central
Banda Alfazemas foi uma das atrações musicais do festival

A professora Tacyana, palestrante da oficina que Mirela participou, reforçou que a Rede Municipal faz um movimento histórico de pensar um currículo e práticas específicas para os alunos bebês, "que até então era um grupo apagado das propostas curriculares. Isso é um tema importante para garantir as especificidades e potências da educação de bebês". Durante a atividade, ela utilizou o documento "Os bebês no cotidiano da Educação Infantil", elaborado e lançado este ano pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

Recomposição da aprendizagem 
Uma das palestras da tarde desta segunda-feira (24/10) foi “a recomposição da aprendizagem no processo de alfabetização”, ministrada pela professora e mestre cearense Vanessa Lima Martins. O momento buscou refletir sobre a garantia da alfabetização através de sugestões e práticas que podem ser significativas para a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa.

Vanessa defendeu a necessidade de se repensar rotinas escolares que envolvam experiências, desafios, levantamento de hipóteses e discussões. A recomposição da aprendizagem é uma política pública da Rede Municipal e o professor é um dos principais agentes deste trabalho. "Já participo das formações dos professores da Rede, por meio da parceria com a Editora Opet, e temos trabalhado a necessidade do professor priorizar as habilidades do currículo para a criança aprender o que é prioritário", explica.

Uma das participantes do dia foi a professora Regiane Botelho, da Escola Municipal Maria de Carvalho Martins, na Serrinha (Distrito 4), que já conhecia Vanessa e disse que o momento foi prazeroso e de enriquecimento profissional. "Fui aluna da escola pública e faço parte do time de professores da Rede Municipal há 18 anos. Tenho acompanhando os avanços dos últimos anos, tanto na alfabetização como no reconhecimento do professor. Fiquei muito emocionada por estar neste momento de formação", reconhece.

A programação desta segunda-feira contou ainda com palestra magna do doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Celso Vasconcellos, que abordou o tema “O professor como sujeito de transformação”. O evento inclui oficinas diversas para professores, lançamentos de livros de autoria de docentes da Rede Municipal, show de talentos, oferta de serviços e exposições. Encerrando a programação do dia, houve a apresentação musical da banda Alfazemas.

Confira mais da programação do festival - https://bit.ly/3SueF4H

Professores percorrem trilha de palestras e oficinas no segundo dia do Festival Outubro Docente

Um dos eixos da programação é o saberes, que traz palestras e oficinas com temas atuais voltados à formação dos educadores

Foto do auditório central
A programação desta segunda-feira contou ainda com palestra magna do doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Celso Vasconcellos, que abordou o tema “O professor como sujeito de transformação”

Recomposição da aprendizagem pós-pandemia, educação dos bebês e práticas pedagógicas com diferentes linguagens foram alguns conteúdos em discussão no segundo dia do Festival Outubro Docente, realizado nesta segunda-feira (24/10), no Centro de Eventos do Ceará. As atividades do evento ocorrem até quinta-feira (27/10) com palestras, rodas de conversas, oficinas, exposições de arte e shows culturais. A programação é planejada para comemorar o mês dos professores na Rede Municipal.

Primeiro ano como professora da Rede Municipal, Mirela Barbosa atua no berçário do Centro de Educação Infantil (CEI) Esmerinda Soares da Silva, no Luciano Cavalcante (Distrito 2), e diz que se sentiu contemplada com a programação do festival, por trazer atividades pensadas nos profissionais da Educação Infantil. Ela foi uma das participantes da oficina "organizando o cotidiano dos bebês: planejamento, práticas docentes e documentação pedagógica", ministrada pela professora doutora Tacyana Ramos, da Universidade Federal do Sergipe.

Na percepção de Mirela, eventos como este impulsionam o aprendizado e a troca de ideias entre profissionais. "Aprendi muito sobre a importância da atenção e escuta dos bebês. Foi um dia de aprendizados imensos. Amei a palestra. Como este é meu primeiro ano como professora na Rede, vejo como um momento celebrativo, fiquei feliz por participar. Espero colocar em prática tudo o que consegui captar no evento", espera.

Foto do auditório central
Banda Alfazemas foi uma das atrações musicais do festival

A professora Tacyana, palestrante da oficina que Mirela participou, reforçou que a Rede Municipal faz um movimento histórico de pensar um currículo e práticas específicas para os alunos bebês, "que até então era um grupo apagado das propostas curriculares. Isso é um tema importante para garantir as especificidades e potências da educação de bebês". Durante a atividade, ela utilizou o documento "Os bebês no cotidiano da Educação Infantil", elaborado e lançado este ano pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

Recomposição da aprendizagem 
Uma das palestras da tarde desta segunda-feira (24/10) foi “a recomposição da aprendizagem no processo de alfabetização”, ministrada pela professora e mestre cearense Vanessa Lima Martins. O momento buscou refletir sobre a garantia da alfabetização através de sugestões e práticas que podem ser significativas para a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa.

Vanessa defendeu a necessidade de se repensar rotinas escolares que envolvam experiências, desafios, levantamento de hipóteses e discussões. A recomposição da aprendizagem é uma política pública da Rede Municipal e o professor é um dos principais agentes deste trabalho. "Já participo das formações dos professores da Rede, por meio da parceria com a Editora Opet, e temos trabalhado a necessidade do professor priorizar as habilidades do currículo para a criança aprender o que é prioritário", explica.

Uma das participantes do dia foi a professora Regiane Botelho, da Escola Municipal Maria de Carvalho Martins, na Serrinha (Distrito 4), que já conhecia Vanessa e disse que o momento foi prazeroso e de enriquecimento profissional. "Fui aluna da escola pública e faço parte do time de professores da Rede Municipal há 18 anos. Tenho acompanhando os avanços dos últimos anos, tanto na alfabetização como no reconhecimento do professor. Fiquei muito emocionada por estar neste momento de formação", reconhece.

A programação desta segunda-feira contou ainda com palestra magna do doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Celso Vasconcellos, que abordou o tema “O professor como sujeito de transformação”. O evento inclui oficinas diversas para professores, lançamentos de livros de autoria de docentes da Rede Municipal, show de talentos, oferta de serviços e exposições. Encerrando a programação do dia, houve a apresentação musical da banda Alfazemas.

Confira mais da programação do festival - https://bit.ly/3SueF4H