06 de August de 2018 em Cultura

Programação cultural da Prefeitura tem atividades em alusão ao Dia do Folclore e ao Dia do Estudante

Também estão programados eventos como Bom de Fortaleza, Feira de Produtos Orgânicos, Sons do Mercado e Mercado Coletivo


Visitantes observam estandes com produtos de artesanato e moda, durante feira Mercado Coletivo, no Mercado dos Pinhões
Mais de 50 expositores estarão reunidos no Mercado Coletivo, a partir das 17h de sábado (11/08), no Mercado dos Pinhões (Foto: Thiago Matine)

A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), tem como destaque, nesta semana, os eventos Feira de Produtos Orgânicos, Sons do Mercado e Mercado Coletivo, realizados no Mercado dos Pinhões, e a programação da Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel alusiva ao Dia do Folclore e ao Dia do Estudante.

O Mercado dos Pinhões recebe diversificada programação o longo desta semana. Sempre às terças-feiras, das 5h às 13h, ocorre a já tradicional Feira de Produtos Orgânicos, realizada pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao) com o apoio da Prefeitura de Fortaleza. Na sexta-feira (10/08), o equipamento recebe o grupo Samba da Vadiagem a partir das 19h, como parte do projeto Sons do Mercado, que leva semanalmente programação musical de samba e forró para o espaço. No sábado (11/08), às 17h, tem Mercado Coletivo, com mais de 50 expositores de moda, arte, design, decoração, artesanato, música e gastronomia, além de programação musical com DJ convidado.

A Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel realiza, ao longo do mês de agosto, programação especial em alusão do Dia do Folclore, celebrado no dia 22 do mês. Sempre às quartas-feiras, a biblioteca do Conjunto Ceará promove o projeto “Cultura e Folclore Brasileiro: de Lendas a Festas Populares”, que estimula e propaga as manifestações folclóricas com exposição de cordéis e livros sobre o tema, galerias com imagens e cartazes das principais festas e personagens do folclore brasileiro. Nesta quarta-feira (08/08), a partir das 16h, serão realizadas leituras de lendas folclóricas e será exibido o filme “Mitos e Lendas do Folclore Brasileiro”. Na sexta-feira (15/08), em alusão ao Dia do Estudante, a biblioteca também promove programação especial com atividades recreativas para as crianças.

A programação ainda conta com cineclubes na Vila das Artes; o projeto Bom de Fortaleza, com atividades aos sábados em praças das sete Regionais; o projeto Sons do Mercado, também no Mercado da Aerolândia; atividades de leitura e escrita, na Biblioteca Cristina Poeta; programação dominical infantil no Passeio Público de Fortaleza; e o Festival de Comida Nordestina no Mercado Cultural dos Pinhões.

Confira a programação completa!

Bom de Fortaleza
Todos os sábados, praças nas sete Regionais recebem programação cultural e artística gratuita. A iniciativa conta com shows musicais, feiras diversas, espaço infantil, contação de histórias, espaço de exposição e muito mais.
Quando: Sábado (11/08), das 17h às 21h (exceto na Praça do Mercado São Sebastião, com programação das 7h às 11h)
Onde: Praça Central do Mercado São Sebastião, Praça do Chafariz, Praça da Encosta do Morro Santa Terezinha, Praça do Ipiranga, Praça João Gentil, Praça da Conquista e Praça do Conjunto Sumaré

Mercado dos Pinhões
Feira Orgânica
Feira de produtos orgânicos realizada às terças-feiras pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao).
Quando: Terça-feira (07/08), das 5h às 13h
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Sons do Mercado – Mercados dos Pinhões
Programação semanal, no Mercado dos Pinhões, com o melhor do samba e do forró pé de serra. O evento é gratuito e aberto ao público.
Quando: Sexta-feira (10/08), às 19h
Atração: Samba da Vadiagem
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Mercado Coletivo
O evento mensal movimenta o mercado autoral e a economia criativa da Cidade. São mais de 50 expositores e uma larga variedade de artigos de moda, literatura, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia.
Quando: Sábado (11/08), das 17 às 21h
Onde: Mercado dos Pinhões ((Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro))
Acesso gratuito

Mercado Cultural dos Pinhões
Festival de Comida Nordestina
Renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) apresentam pratos característicos da culinária nordestina, por um preço acessível de R$10.
Quando: Quinta, sexta e sábado (09, 10 e 11/08), das 18h às 22h.
Onde: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Mercado da Aerolândia
Sons do Mercado – Mercado da Aerolândia
Programação semanal, no Mercado da Aerolândia, com o melhor do samba e do forró pé de serra. O evento é gratuito e aberto ao público.
Quando: Domingo (12/08), às 19h30
Atração: Vicente do Acordeon
Onde: Mercado da Aerolândia (BR-116, 5823 – Alto da Balança)
Acesso Gratuito

Passeio Público
Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio Público é uma das melhores pedidas para o fim de semana. Todos os sábados e domingos, no restaurante Café Passeio.
Quando: Sábado (11/08), às 12h30
Atração: Trio Caixa De Som – Carlinhos Perdigão, Marcelo Justa e Gerardo Gondim
Quando: Domingo (12/08), às 12h30
Atração: David Simplício Convida
Onde: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Valor: Couvert Artístico de R$3,50

Piquenique no Passeio
O projeto Piquenique no Passeio apresenta uma programação especial voltada para o público infantil e para toda a família. Ao longo do mês de agosto, sempre aos domingos, a programação fica por conta da Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras.
Quando: Domingo (12/08), das 9h às 11h
Atração: Espetáculo O Circo do Chaplin & Performance Tal Pai Tal Filho, em comemoração ao Dia dos Pais, com a Companhia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras
Local: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Gratuito

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Contação de histórias
O projeto incentiva os leitores a ouvir, ler e contar histórias. Proporciona a reflexão e a discussão sobre as obras narradas pelo contador de histórias Chicão Oliveira.
Quando: Terça e quinta-feira (07/08 e 09/08), às 9h e às 14h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Fone (85) 3105.1299, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Curso de Geofilosofia e Meditação
Realizado pela Associação de Geofilosofia (AGEAC), o projeto apresenta a filosofia nas diversas culturas antigas, além de oferecer gratuitamente aulas práticas de meditação. Recomendável trazer toalha ou colchonete.
Quando: Quinta-feira (09/08), às 17h (1ª aula) e às 18h30 (2ª aula)
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Inscrições e informações: (85) 3476.9507 / 99626-1541 / 98879-1422
Temas: “Yoga da Lamasseria Tibetana” e “Como Saber Escutar”
Gratuito

Biblioteca Além do Espaço Físico
O projeto oferece a apresentação cênica de contos, poesias, crônicas de autores universais, com a narrativa de Cícero Teixeira Lopes.
Quando: Mediante agendamento
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Visita guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis no equipamento cultural para o público em geral.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Dia do Estudante
No Dia do Estudante, a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel promove um dia festivo para a criançada, com muita alegria e diversão com o desenvolvimento de atividades recreativas.
Quando: Sexta-feira (10/08), das 8h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Cultura e Folclore Brasileiro: de Lendas a Festas Populares
Em alusão ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, o projeto estimula e propaga as manifestações folclóricas com exposição de cordéis e livros sobre o tema, galerias com imagens e cartazes das principais festas e personagens do folclore brasileiro, e uma atração diferente a cada quarta-feira.
Quando: Quarta-feira (08/08), às 16h
Atração: Leituras de lendas folclóricas e exibição do DVD “Mitos e Lendas do Folclore Brasileiro”
Local: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Brinquedoteca
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, durante toda a semana, espaço para brincadeiras e jogos pedagógicos, com fantoches, quebra-cabeça, livros em 3D, jogo de damas, xadrez, entre outros.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Parquinho Infantil
De segunda a sexta-feira, crianças e adolescentes têm acesso ao parquinho da Biblioteca Herbênia Gurgel, com escorregadores, balanços e gangorras infantis.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Desenho e Pintura Livre
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, de segunda a sexta-feira, espaço para desenho e pintura.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Biblioteca Cristina Poeta
Cineclube Maracatu
A Biblioteca Cristina Poeta realiza cineclube gratuito sobre o Maracatu com a exibição de documentário projeto “Os Cearenses”, da Fundação Demócrito Rocha.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), às 9h e às 15h
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Exposição de Artefatos Folclóricos
A Biblioteca Cristina Poeta mantém ao longo do mês exposição de objetos que fazem parte do folclore do Ceará.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 17h
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Projeto Diário de Leitura
O projeto incentiva a leitura na Biblioteca Cristina Poeta. O usuário da biblioteca que ler a maior quantidade de livros será premiado no fim do ano como melhor leitor e frequentador assíduo.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 17h
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Roda de Leitura e Reescrita
Leitura do livro “Um Curumim, um Pajé e a Lenda do Ceará”, de Rouxinol do Rinaré, seguida por atividade de reescrita de trechos do livro.
Quando: Quarta-feira (08/08), das 14h às 17h
Público-alvo: Crianças de 07 a 12 anos – 30 vagas
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Visita guiada na Biblioteca Cristina Poeta
A visita guiada conduz o visitante aos espaços da Biblioteca Cristina Poeta, como o telecentro, a sala multiúso, o pomar e os jardins. Mediante agendamento.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Para agendamento: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580 – Autran Nunes), Fone (85) 3452 3891, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Vila Das Artes
Cineclube Telas Abertas – Mostra Cama de Espinho: o Incômodo como Norma em Yorgos Lanthimos”
O cineclube da Vila das Artes, Telas Abertas, traz às segundas-feiras de todo o mês uma mostra temática feita por um curador diferente. Em agosto, “Cama de Espinho” apresenta as narrativas do cineasta grego Yorgos Lanthimos.
Quando: Segunda-feira (06/08), às 18h30
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Gratuito

Roda de conversa com Maurice Dorozier
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes promove uma roda de conversa com o ator francês Maurice Durozier, integrante da aclamada companhia Théâtre du Soleil. Na ocasião, haverá exibição do filme "A Aventura do Théâtre du Soleil", de Catherine Vilpoux.
Quando: Quinta-feira (09/08), das 14h às 17h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Gratuito

Cineclube 24 Quadros – Mostra “A Hora e a vez da Ficção Científica Americana”
Cineclube realizado mediante cessão de espaço na Vila das Artes, apresenta às sextas-feiras do mês de agosto a mostra “A Hora e a vez da Ficção Científica Americana”, promovendo uma ode ao cinema Sci-fi.
Quando: Sexta-feira (10/08), às 18h30
Onde: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Gratuito

Curso “Política e Economia do audiovisual brasileiro”, com Alessandra Meleiro
O curso promove um panorama sobre economia criativa e políticas culturais no contexto do Audiovisual. Alessandra Meleiro é autora do livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizadora das coleções “Cinema no mundo: indústria, política e mercado”, “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, “Cinema e Políticas de Estado”, “Cinema e Economia Política” e “Cinema e Mercado”, dentre outros.
Período de inscrição: até 12/08
Inscrições: www.viladasartesfortaleza.com.br
Realização: 20 a 24/08, das 9h às 13h
Onde: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Gratuito

Curso “Negros e Negras no Teatro Brasileiro”
O curso, com o facilitador Fernando Antônio Fontenele Leão, apresenta alguns capítulos da história do Teatro no Brasil, protagonizados por artistas e personagens negros, da primeira metade do século XX.
Período de inscrição: até 13/09
Inscrição: www.viladasartesfortaleza.com.br
Realização: 17 a 22/09, das 18h às 21h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Gratuito

Programação cultural da Prefeitura tem atividades em alusão ao Dia do Folclore e ao Dia do Estudante

Também estão programados eventos como Bom de Fortaleza, Feira de Produtos Orgânicos, Sons do Mercado e Mercado Coletivo

Visitantes observam estandes com produtos de artesanato e moda, durante feira Mercado Coletivo, no Mercado dos Pinhões
Mais de 50 expositores estarão reunidos no Mercado Coletivo, a partir das 17h de sábado (11/08), no Mercado dos Pinhões (Foto: Thiago Matine)

A programação cultural da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), tem como destaque, nesta semana, os eventos Feira de Produtos Orgânicos, Sons do Mercado e Mercado Coletivo, realizados no Mercado dos Pinhões, e a programação da Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel alusiva ao Dia do Folclore e ao Dia do Estudante.

O Mercado dos Pinhões recebe diversificada programação o longo desta semana. Sempre às terças-feiras, das 5h às 13h, ocorre a já tradicional Feira de Produtos Orgânicos, realizada pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao) com o apoio da Prefeitura de Fortaleza. Na sexta-feira (10/08), o equipamento recebe o grupo Samba da Vadiagem a partir das 19h, como parte do projeto Sons do Mercado, que leva semanalmente programação musical de samba e forró para o espaço. No sábado (11/08), às 17h, tem Mercado Coletivo, com mais de 50 expositores de moda, arte, design, decoração, artesanato, música e gastronomia, além de programação musical com DJ convidado.

A Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel realiza, ao longo do mês de agosto, programação especial em alusão do Dia do Folclore, celebrado no dia 22 do mês. Sempre às quartas-feiras, a biblioteca do Conjunto Ceará promove o projeto “Cultura e Folclore Brasileiro: de Lendas a Festas Populares”, que estimula e propaga as manifestações folclóricas com exposição de cordéis e livros sobre o tema, galerias com imagens e cartazes das principais festas e personagens do folclore brasileiro. Nesta quarta-feira (08/08), a partir das 16h, serão realizadas leituras de lendas folclóricas e será exibido o filme “Mitos e Lendas do Folclore Brasileiro”. Na sexta-feira (15/08), em alusão ao Dia do Estudante, a biblioteca também promove programação especial com atividades recreativas para as crianças.

A programação ainda conta com cineclubes na Vila das Artes; o projeto Bom de Fortaleza, com atividades aos sábados em praças das sete Regionais; o projeto Sons do Mercado, também no Mercado da Aerolândia; atividades de leitura e escrita, na Biblioteca Cristina Poeta; programação dominical infantil no Passeio Público de Fortaleza; e o Festival de Comida Nordestina no Mercado Cultural dos Pinhões.

Confira a programação completa!

Bom de Fortaleza
Todos os sábados, praças nas sete Regionais recebem programação cultural e artística gratuita. A iniciativa conta com shows musicais, feiras diversas, espaço infantil, contação de histórias, espaço de exposição e muito mais.
Quando: Sábado (11/08), das 17h às 21h (exceto na Praça do Mercado São Sebastião, com programação das 7h às 11h)
Onde: Praça Central do Mercado São Sebastião, Praça do Chafariz, Praça da Encosta do Morro Santa Terezinha, Praça do Ipiranga, Praça João Gentil, Praça da Conquista e Praça do Conjunto Sumaré

Mercado dos Pinhões
Feira Orgânica
Feira de produtos orgânicos realizada às terças-feiras pela Associação para o Desenvolvimento da Agropecuária Orgânica (Adao).
Quando: Terça-feira (07/08), das 5h às 13h
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Sons do Mercado – Mercados dos Pinhões
Programação semanal, no Mercado dos Pinhões, com o melhor do samba e do forró pé de serra. O evento é gratuito e aberto ao público.
Quando: Sexta-feira (10/08), às 19h
Atração: Samba da Vadiagem
Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Mercado Coletivo
O evento mensal movimenta o mercado autoral e a economia criativa da Cidade. São mais de 50 expositores e uma larga variedade de artigos de moda, literatura, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia.
Quando: Sábado (11/08), das 17 às 21h
Onde: Mercado dos Pinhões ((Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro))
Acesso gratuito

Mercado Cultural dos Pinhões
Festival de Comida Nordestina
Renomados chefs da Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará (ACC) apresentam pratos característicos da culinária nordestina, por um preço acessível de R$10.
Quando: Quinta, sexta e sábado (09, 10 e 11/08), das 18h às 22h.
Onde: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, S/N, Centro)
Acesso gratuito

Mercado da Aerolândia
Sons do Mercado – Mercado da Aerolândia
Programação semanal, no Mercado da Aerolândia, com o melhor do samba e do forró pé de serra. O evento é gratuito e aberto ao público.
Quando: Domingo (12/08), às 19h30
Atração: Vicente do Acordeon
Onde: Mercado da Aerolândia (BR-116, 5823 – Alto da Balança)
Acesso Gratuito

Passeio Público
Passeio Instrumental
O almoço ao som da música instrumental nas alamedas do Passeio Público é uma das melhores pedidas para o fim de semana. Todos os sábados e domingos, no restaurante Café Passeio.
Quando: Sábado (11/08), às 12h30
Atração: Trio Caixa De Som – Carlinhos Perdigão, Marcelo Justa e Gerardo Gondim
Quando: Domingo (12/08), às 12h30
Atração: David Simplício Convida
Onde: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Valor: Couvert Artístico de R$3,50

Piquenique no Passeio
O projeto Piquenique no Passeio apresenta uma programação especial voltada para o público infantil e para toda a família. Ao longo do mês de agosto, sempre aos domingos, a programação fica por conta da Cia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras.
Quando: Domingo (12/08), das 9h às 11h
Atração: Espetáculo O Circo do Chaplin & Performance Tal Pai Tal Filho, em comemoração ao Dia dos Pais, com a Companhia Teatrinho de Palhaços e Brincadeiras
Local: Passeio Público de Fortaleza (Rua Dr. João Moreira, 198-250 – Centro)
Gratuito

Biblioteca Municipal Dolor Barreira
Contação de histórias
O projeto incentiva os leitores a ouvir, ler e contar histórias. Proporciona a reflexão e a discussão sobre as obras narradas pelo contador de histórias Chicão Oliveira.
Quando: Terça e quinta-feira (07/08 e 09/08), às 9h e às 14h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Fone (85) 3105.1299, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Gratuito

Curso de Geofilosofia e Meditação
Realizado pela Associação de Geofilosofia (AGEAC), o projeto apresenta a filosofia nas diversas culturas antigas, além de oferecer gratuitamente aulas práticas de meditação. Recomendável trazer toalha ou colchonete.
Quando: Quinta-feira (09/08), às 17h (1ª aula) e às 18h30 (2ª aula)
Onde: Biblioteca Municipal Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica)
Inscrições e informações: (85) 3476.9507 / 99626-1541 / 98879-1422
Temas: “Yoga da Lamasseria Tibetana” e “Como Saber Escutar”
Gratuito

Biblioteca Além do Espaço Físico
O projeto oferece a apresentação cênica de contos, poesias, crônicas de autores universais, com a narrativa de Cícero Teixeira Lopes.
Quando: Mediante agendamento
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Visita guiada
A visita guiada apresenta e situa o usuário dentro do espaço físico da Biblioteca. O serviço oferecido é a porta de entrada para mostrar os recursos disponíveis no equipamento cultural para o público em geral.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (Mediante agendamento)
Para agendamento: Av. da Universidade, 2572 – Benfica, Fone: (85) 3105.1299, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Biblioteca Infantil Herbênia Gurgel
Dia do Estudante
No Dia do Estudante, a Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel promove um dia festivo para a criançada, com muita alegria e diversão com o desenvolvimento de atividades recreativas.
Quando: Sexta-feira (10/08), das 8h às 18h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Cultura e Folclore Brasileiro: de Lendas a Festas Populares
Em alusão ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, o projeto estimula e propaga as manifestações folclóricas com exposição de cordéis e livros sobre o tema, galerias com imagens e cartazes das principais festas e personagens do folclore brasileiro, e uma atração diferente a cada quarta-feira.
Quando: Quarta-feira (08/08), às 16h
Atração: Leituras de lendas folclóricas e exibição do DVD “Mitos e Lendas do Folclore Brasileiro”
Local: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Brinquedoteca
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, durante toda a semana, espaço para brincadeiras e jogos pedagógicos, com fantoches, quebra-cabeça, livros em 3D, jogo de damas, xadrez, entre outros.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará).
Gratuito

Parquinho Infantil
De segunda a sexta-feira, crianças e adolescentes têm acesso ao parquinho da Biblioteca Herbênia Gurgel, com escorregadores, balanços e gangorras infantis.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Desenho e Pintura Livre
A Biblioteca Herbênia Gurgel oferece ao público infantil, de segunda a sexta-feira, espaço para desenho e pintura.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 12h e das 13h às 17h
Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25, 2ª Etapa do Conjunto Ceará)
Gratuito

Biblioteca Cristina Poeta
Cineclube Maracatu
A Biblioteca Cristina Poeta realiza cineclube gratuito sobre o Maracatu com a exibição de documentário projeto “Os Cearenses”, da Fundação Demócrito Rocha.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), às 9h e às 15h
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Exposição de Artefatos Folclóricos
A Biblioteca Cristina Poeta mantém ao longo do mês exposição de objetos que fazem parte do folclore do Ceará.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 17h
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Projeto Diário de Leitura
O projeto incentiva a leitura na Biblioteca Cristina Poeta. O usuário da biblioteca que ler a maior quantidade de livros será premiado no fim do ano como melhor leitor e frequentador assíduo.
Quando: Segunda a sexta-feira (06/08 a 10/08), das 8h às 17h
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Roda de Leitura e Reescrita
Leitura do livro “Um Curumim, um Pajé e a Lenda do Ceará”, de Rouxinol do Rinaré, seguida por atividade de reescrita de trechos do livro.
Quando: Quarta-feira (08/08), das 14h às 17h
Público-alvo: Crianças de 07 a 12 anos – 30 vagas
Onde: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro, 580 – Autran Nunes)
Gratuito

Visita guiada na Biblioteca Cristina Poeta
A visita guiada conduz o visitante aos espaços da Biblioteca Cristina Poeta, como o telecentro, a sala multiúso, o pomar e os jardins. Mediante agendamento.
Quando: Segunda a sexta-feira, das 08h às 17h
Para agendamento: Biblioteca Cristina Poeta (Rua Raimundo Ribeiro,580 – Autran Nunes), Fone (85) 3452 3891, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Gratuito

Vila Das Artes
Cineclube Telas Abertas – Mostra Cama de Espinho: o Incômodo como Norma em Yorgos Lanthimos”
O cineclube da Vila das Artes, Telas Abertas, traz às segundas-feiras de todo o mês uma mostra temática feita por um curador diferente. Em agosto, “Cama de Espinho” apresenta as narrativas do cineasta grego Yorgos Lanthimos.
Quando: Segunda-feira (06/08), às 18h30
Local: Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Gratuito

Roda de conversa com Maurice Dorozier
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes promove uma roda de conversa com o ator francês Maurice Durozier, integrante da aclamada companhia Théâtre du Soleil. Na ocasião, haverá exibição do filme "A Aventura do Théâtre du Soleil", de Catherine Vilpoux.
Quando: Quinta-feira (09/08), das 14h às 17h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Gratuito

Cineclube 24 Quadros – Mostra “A Hora e a vez da Ficção Científica Americana”
Cineclube realizado mediante cessão de espaço na Vila das Artes, apresenta às sextas-feiras do mês de agosto a mostra “A Hora e a vez da Ficção Científica Americana”, promovendo uma ode ao cinema Sci-fi.
Quando: Sexta-feira (10/08), às 18h30
Onde: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Gratuito

Curso “Política e Economia do audiovisual brasileiro”, com Alessandra Meleiro
O curso promove um panorama sobre economia criativa e políticas culturais no contexto do Audiovisual. Alessandra Meleiro é autora do livro “O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social” e organizadora das coleções “Cinema no mundo: indústria, política e mercado”, “A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira”, “Cinema e Políticas de Estado”, “Cinema e Economia Política” e “Cinema e Mercado”, dentre outros.
Período de inscrição: até 12/08
Inscrições: www.viladasartesfortaleza.com.br
Realização: 20 a 24/08, das 9h às 13h
Onde: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Gratuito

Curso “Negros e Negras no Teatro Brasileiro”
O curso, com o facilitador Fernando Antônio Fontenele Leão, apresenta alguns capítulos da história do Teatro no Brasil, protagonizados por artistas e personagens negros, da primeira metade do século XX.
Período de inscrição: até 13/09
Inscrição: www.viladasartesfortaleza.com.br
Realização: 17 a 22/09, das 18h às 21h
Local: Vila das Artes – Rua 24 de Maio, 1221, Centro
Gratuito