21 de November de 2013 em Gestão

Sepog dá início a amplo Programa de Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores

Além dos cursos formatados e executados em parceria com o Imparh, o programa prevê participação em seminários, cursos ofertados pelo mercado e intercâmbios


À direita, Philipe Nottingham, secretário da Sepog, e André Ramos, presidente do Imparh, parceiros na execução do Programa de Capacitação

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão iniciou oficialmente o Programa de Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores do Município de Fortaleza, com o curso de Direito Administrativo no Âmbito Municipal, aberto na última segunda-feira (18/11), no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), parceiro fundamental do Programa de Capacitação. “Estamos retomando nosso objetivo principal: capacitar os servidores do Município”, disse o presidente do instituto, André Ramos, no primeiro dia do curso. Nessa primeira etapa, mais de dois mil servidores devem participar de 24 cursos, ofertados em 57 turmas. 

Cumprindo o compromisso da gestão Roberto Cláudio de profissionalizar o serviço público, o programa prevê o desenvolvimento de competências gerais e de líderes e uma capacitação continuada, com foco na carreira do servidor, que realmente faça diferença em seu dia a dia, aumente sua motivação e melhore a eficiência do trabalho e a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O secretário da Sepog, Philipe Nottingham, reforça que a meta é “deixar a máquina pronta para rodar, independente do gestor que está à frente”. “Ter bons gestores é essencial para que tudo funcione bem. É necessário formação em todos os níveis para que eles se transformem em multiplicadores dentro do serviço público”, afirmou durante a abertura do curso de Direito Administrativo.

O Programa de Capacitação tem três vertentes principais: a voltada para “competências gerais” têm foco principalmente nas áreas de gestão, planejamento e orçamento e finanças. Abarca o que é exigido de todo o servidor, como o cumprimento de fluxos estabelecidos e o uso de sistemas corporativos.

A de “competências gerenciais” é para o servidor que desempenha funções de chefia, coordenação, assessoramento e direção. Aqui o programa investe no desenvolvimento de líderes. E a de “competências específicas” contempla ações de capacitação voltadas para a área de ação de cada órgão.

Além dos cursos montados pela Prefeitura por meio da Sepog em parceria com o Imparh, a política de investimento na profissionalização do servidor também prevê a participação em cursos oferecidos pelo mercado, incentivo à presença em congressos e seminários e visitas técnicas. Parte significativa dos recursos para a realização das ações vêm do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Na próxima semana, mais dois cursos serão ofertados: Planejamento e Execução Orçamentária e Licitação, Contratos e Convênios, ambos voltados para servidores que atuam nessas áreas dentro de seus órgãos. As capacitações reforçam outra ação da Sepog com o objetivo de profissionalizar os negócios corporativos da Prefeitura, a formação de redes corporativas. A secretaria já está coordenando a Rede de Gestão de Pessoas, a Rede de Planejamento e Orçamento e a Rede de Compras, Licitações e Terceirizações.

Sepog dá início a amplo Programa de Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores

Além dos cursos formatados e executados em parceria com o Imparh, o programa prevê participação em seminários, cursos ofertados pelo mercado e intercâmbios

À direita, Philipe Nottingham, secretário da Sepog, e André Ramos, presidente do Imparh, parceiros na execução do Programa de Capacitação

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão iniciou oficialmente o Programa de Desenvolvimento e Capacitação dos Servidores do Município de Fortaleza, com o curso de Direito Administrativo no Âmbito Municipal, aberto na última segunda-feira (18/11), no Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (IMPARH), parceiro fundamental do Programa de Capacitação. “Estamos retomando nosso objetivo principal: capacitar os servidores do Município”, disse o presidente do instituto, André Ramos, no primeiro dia do curso. Nessa primeira etapa, mais de dois mil servidores devem participar de 24 cursos, ofertados em 57 turmas. 

Cumprindo o compromisso da gestão Roberto Cláudio de profissionalizar o serviço público, o programa prevê o desenvolvimento de competências gerais e de líderes e uma capacitação continuada, com foco na carreira do servidor, que realmente faça diferença em seu dia a dia, aumente sua motivação e melhore a eficiência do trabalho e a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

O secretário da Sepog, Philipe Nottingham, reforça que a meta é “deixar a máquina pronta para rodar, independente do gestor que está à frente”. “Ter bons gestores é essencial para que tudo funcione bem. É necessário formação em todos os níveis para que eles se transformem em multiplicadores dentro do serviço público”, afirmou durante a abertura do curso de Direito Administrativo.

O Programa de Capacitação tem três vertentes principais: a voltada para “competências gerais” têm foco principalmente nas áreas de gestão, planejamento e orçamento e finanças. Abarca o que é exigido de todo o servidor, como o cumprimento de fluxos estabelecidos e o uso de sistemas corporativos.

A de “competências gerenciais” é para o servidor que desempenha funções de chefia, coordenação, assessoramento e direção. Aqui o programa investe no desenvolvimento de líderes. E a de “competências específicas” contempla ações de capacitação voltadas para a área de ação de cada órgão.

Além dos cursos montados pela Prefeitura por meio da Sepog em parceria com o Imparh, a política de investimento na profissionalização do servidor também prevê a participação em cursos oferecidos pelo mercado, incentivo à presença em congressos e seminários e visitas técnicas. Parte significativa dos recursos para a realização das ações vêm do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM).

Na próxima semana, mais dois cursos serão ofertados: Planejamento e Execução Orçamentária e Licitação, Contratos e Convênios, ambos voltados para servidores que atuam nessas áreas dentro de seus órgãos. As capacitações reforçam outra ação da Sepog com o objetivo de profissionalizar os negócios corporativos da Prefeitura, a formação de redes corporativas. A secretaria já está coordenando a Rede de Gestão de Pessoas, a Rede de Planejamento e Orçamento e a Rede de Compras, Licitações e Terceirizações.