A Secretaria

Criada na reforma administrativa realizada pelo prefeito Roberto Cláudio no início de sua gestão, a Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) é uma fusão das antigas secretarias de Administração (SAM) e de Planejamento e Orçamento (SEPLA).

A mudança teve como objetivo concentrar as políticas e práticas de planejamento, monitoramento e avaliação e aprimorar a articulação das ações da gestão, seguindo uma diretriz já adotada pelos governos federal e estadual.

A intenção é melhorar a estrutura operacional, o controle dos recursos (humanos e financeiros), a elaboração e o gerenciamento das metas do plano de governo e a qualificação dos serviços prestados, visando à efetividade das ações da Prefeitura de Fortaleza.

Sendo assim, a SEPOG é responsável pela coordenação das políticas de todo Município para a gestão de pessoas, aquisições corporativas, gestão do patrimônio de bens móveis e imóveis e ainda pela gestão corporativa de Tecnologia da Informação.

A secretaria assume também - em articulação com o Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR) - as políticas de planejamento, monitoramento e avaliação, o que inclui, entre outras atribuições, a elaboração dos instrumentos legais de planejamento: Planos Plurianuais (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDA) e Lei Orçamentária Anual (LOA), além da coordenação do programa de “Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários de Fortaleza (MAPPFOR)”.