
Nos dias que antecedem a 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que inicia nesta sexta-feira (11/11), no Centro de Eventos, a Prefeitura de Fortaleza entrega 18 mil cardlivros para professores e demais profissionais envolvidos no processo pedagógico e de combate ao abandono escolar da Rede Municipal. O cardlivro é um crédito no valor de R$ 200 para aquisição de livros e/ou material de incentivo à leitura junto aos expositores do evento. A Rede Municipal participará de todos os dias da Bienal, com estande no local, espaço para atividades especiais e visitação dos alunos à feira.
O crédito foi anunciado pelo prefeito José Sarto durante as celebrações do Dia do Professor deste ano, quando informou sobre outras medidas em benefício dos educadores da Rede Municipal. A ação tem como base a formação continuada, o acesso às inovações tecnológicas e a atualização dos conhecimentos dos profissionais das unidades municipais. A Prefeitura investiu R$ 3,6 milhões na iniciativa.
Na Escola Municipal Dom José Tupinambá da Frota, na Bela Vista (Distrito 3), a entrega dos cardlivros aos 48 profissionais se tornou um momento simbólico. A diretora Roberta Percivo conta que ficou emocionada pelo retorno da equipe. “Eu mesma fiz a entrega dos créditos e pude ver nos olhos de cada profissional o sentimento de gratidão. Inclusive, teve uma monitora que chorou emocionada pelo benefício, porque não imaginava que ia ser contemplada. Foi um lindo gesto de reconhecimento ao trabalho dos profissionais”, acredita.
A professora Mauzirene Teixeira considera a leitura a chave do conhecimento, afinal todas as disciplinas passam pela necessidade de saber ler e interpretar o mundo. Com 12 anos de trabalho na Rede Municipal, ela considera de grande valor a iniciativa do cardlivro: “Acho maravilhosa a ação, é um incentivo à leitura também de nós professores. Eu recebi a primeira vez que a Prefeitura entregou e agora de novo. Amo livros e estou ansiosa para mais uma edição da Bienal”.
Quem também recebeu o cardlivro foi a agente escolar Virna Hannia, da Escola Municipal Dom José Tupinambá da Frota. Como boa leitora e colecionadora de obras, ela já tem um objetivo para o crédito: comprar livros do Shakespeare e iniciar a coleção “O Senhor dos Anéis”, do escritor britânico J. R. R. Tolkien. Virna é ex-aluna da rede pública e diz que o hábito da leitura veio da vivência iniciada na unidade em que estudava. Por conta da trajetória pessoal, ela elogia a iniciativa dos cardlivros: “Incentivar a leitura na escola foi importante para eu desenvolver um gosto pela leitura. Estou feliz de receber este benefício e poder adquirir novos livros”.
Com o crédito em mãos, a monitora Hirlana Vaz, do Programa Aprender Mais, vai conhecer a Bienal Internacional do Livro do Ceará pela primeira vez este ano. Acadêmica de licenciatura em Teatro, ela diz que aproveitará o crédito para investir em livros para as pesquisas do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os livros físicos, de modo geral, têm a preferência da leitora. “Fiquei muito empolgada por saber que a gente ia receber o cardlivro. Tenho dificuldade de ler pelo celular por conta da minha visão, sempre prefiro imergir nas páginas do livro. Com certeza, as novas obras vão me ajudar nos meus estudos”, comemora.
Bienal no Ceará
A Feira de Livros da 14ª Bienal Internacional do Livro do Ceará será realizada no andar térreo do Centro de Eventos do Ceará, de 11 a 20 de novembro. A Bienal contempla em seus espaços estandes de comercialização de livros, estandes institucionais, praças de convivência, praças de alimentação, café literário e sala exclusiva para autores e convidados, dentre outros espaços. O evento literário, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, tem entrada franca em todas as atividades.