04 de junho de 2013 em Meio ambiente

4ª Conferência Regional do Meio Ambiente discute desafios ligados aos resíduos sólidos

O evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Fortaleza, que acontece de 3 a 7 de junho

O debate foi realizado, nessa terça-feira (4), na Assembleia Legislativa (Foto: Máximo Moura/Agência AL)

As discussões sobre os desafios que cercam a questão dos resíduos sólidos movimentaram a 4ª Conferência Regional/Fortaleza do Meio Ambiente, realizada nesta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa. O evento é realizado pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

Na oportunidade, Águeda Muniz, secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, destacou os desafios que abrangem o tema e a necessidade da participação conjunta para que as soluções sejam colocadas em prática por todos. “As nossas cidades estão sendo desafiadas a tratar o meio ambiente. É preciso debatermos os problemas do lixo nos seus mais variados componentes para que, no futuro, a população não sofra as dificuldades de hoje”.

Presente também no encontro, Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conpam, citou alguns projetos e campanhas que devem ser colocados em prática neste ano, como ações de orientação para a população sobre o Selo Verde. “Estamos fazendo hoje a abertura da Semana do Meio Ambiente do Estado do Ceará. Essas discussões são passos importantes para refletirmos o potencial do lixo tendo em vista a sustentabilidade”, explicou.

Para os debates, os participantes se reuniram em cinco grupos de trabalho: Produção e consumo sustentáveis; Redução dos impactos ambientais; Geração de emprego, trabalho e renda; Educação ambiental; e Plano Estadual/Regional de Resíduos Sólidos.

A 4ª Conferência Regional/Fortaleza do Meio Ambiente faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Fortaleza, que acontece de 3 a 7 de junho. A programação inclui ainda outras ações como a destruição de equipamentos sonoros, nesta quarta-feira (5), e a realização da 2ª Sessão do VI Fórum Adolfo Herbster, que terá como foco principal o “Meio Ambiente” e reunirá nomes importantes da área. O evento acontece sexta-feira (7), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).