O atleta da Rede Cuca, Gabriel Santos, 17 anos, está de malas prontas para representar o Ceará no 14º Campeonato Sul-Americano Cadete e Juniores de Kickboxing, em Santiago, no Chile. A competição, que ocorre de 30 de outubro a 3 de novembro, reúne os melhores atletas da modalidade no continente. Com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude Fortaleza, o jovem embarca nesta terça-feira (29/10), em busca de uma medalha inédita para o estado.
Gabriel foi campeão brasileiro duas vezes e vencedor do Pan American Kickboxing Cup 2024 e vai em busca de mais uma vitória no cenário internacional. "Estou me preparando muito bem, eu e meu professor, Carlos Frota, sempre buscamos algo para agregar nos treinos, que estão em alto nível para o próximo desafio", revela o atleta.
Histórico campeão
O jovem conheceu a Rede Cuca quando resolveu treinar futsal e, por curiosidade, decidiu experimentar pela primeira vez o esporte de combate, o kickboxing. Desde então, se apaixonou pela arte marcial.
Treinando há três anos no Cuca Jangurussu, Gabriel acumula conquistas expressivas, incluindo o título de campeão cearense, campeão da Copa do Brasil e campeão brasileiro em três categorias de luta. Em 2023, ele também alcançou a medalha de prata na categoria até 63 kg no Panamericano de Kickboxing, o que lhe garantiu vaga no Mundial de Kickboxing Juniores.
A trajetória de Gabriel nem sempre foi fácil. No início, sua família hesitou em apoiar sua decisão de competir em lutas. "No começo foi difícil ter o apoio, mas depois que conquistei alguns títulos, passaram a olhar de outra forma e começaram a me apoiar", comenta o jovem. Hoje, com o apoio consolidado e a estrutura de treinamentos oferecida pela Rede Cuca, Gabriel sonha alto. "Meu maior sonho é ser campeão mundial, tanto no kickboxing amador quanto no profissional. Trabalho duro todos os dias para isso e acredito que um dia Deus honrará."