
Homenageando os carnavais de outrora, o Bloco Concentra Mas Não Sai conta com o apoio de brincantes fiéis para manter viva a tradição. Neste sábado (15/02), o terceiro do Pré-Carnaval de Fortaleza 2025, o bloco subiu ao palco da Praça do Ferreira fazendo mais uma apresentação cheia de alegria. No chão da praça, os brincantes também deram um show, com fantasias diversas, samba no pé e muitos carnavais na memória.
No mesmo dia, os polos do Aterrinho da Praia de Iracema, da Mocinha, do Benfica, na Praça João Gentil, do Polo de Lazer do Conjunto Esperança, e da Praça Santa Cecília, no Bom Jardim, também receberam programação. Os festejos do fim de semana continuam no domingo (16/02), com apresentações no Passeio Público, Raimundo do Queijo e na Praça João Gentil, no Benfica.
Tarcisio Lima, maestro da banda do Concentra Mas Não Sai, conta que há foliões que acompanham o bloco há tanto tempo que é como se fizessem parte dele. "Nós fazemos só Carnaval tradicional, é por isso que muita gente gosta de vir para Praça Ferreira. Tem gente que já vem caracterizado, de Roberto Carlos, de Tiririca, tem uns que sobem no palco, descem, sobem de novo. Pra gente, é muito gratificante, porque eu também gosto mesmo é desse Carnaval tradicional, das manchinhas que eu ouvia quando criança."
Com um repertório com mais de 300 músicas antigas, neste sábado o grupo apresentou músicas como a "Marcha da cueca", "Marcha do remador", "Cidade Maravilhosa", "Sassaricando" e "Balancê".

Para Margarida de Souza, frequentadora do Bloco há mais de década, um grande atrativo da programação são as amizades construídas ao longo dos anos de folia partilhada. "Aqui todo mundo se tornou amigo. Quando não época de Carnaval a gente tem aquela saudade. Passam os anos e a gente sempre se encontra, todo mundo se abraça, é uma festa". Fantasiada de bruxa, enquanto dança, Margarida se vê rodeada de amigos e de mais de 30 familiares, entre os quais sua tia Maria, de 98 anos. A aposentada Maria Lopes de Souza, conta, rindo, mais de duas décadas acompanhando o Concentra Mas Não Sai.
"Já brinquei muito, agora eu fico só olhando, cantando aqui devagarzinho. Gosto de tudo, da orquestra, dos dançantes, tudo. E tem a família toda aqui. É neto, bisneto, tataraneto, tudo aqui, viu? É genro, é nora, é tudo," contempla ela, sentada no banco da Praça, dizendo que mesmo sem pular, ainda se diverte.
A aposentada Eliete de Lima da Silva curte o Bloco há tantos anos que o considera parte da própria história. "Eu adoro, é meu Carnaval. Minha filha e minha neta também vem, e eu conheço todas as músicas, eu ouvia elas quando era mais nova," relembra ela, que tem 68 anos.
Já a autônoma Eliane do Santos Ribeiro destaca o clima das apresentações do Concentra na Praça do Ferreira como uma das qualidades do Bloco. "Eu gosto daqui, eu acho mais calmo, mais família. A gente só vem para cá. As músicas são maravilhosas, e tem nossa turma, umas dez pessoas, amigas de muitos anos, a gente vem sempre," diz ela.
Terceiro final de semana de Pré-Carnaval
Os festejos do terceiro final de semana do Pré-Carnaval de Fortaleza 2025 começaram na sexta-feira (14/2), com shows na Praça do Ferreira, no Mercado dos Pinhões e no Centro Cultural Belchior. No sábado (15/2), além do bloco Concentra Mas Não Sai na Praça do Ferreira, a programação contemplou os polos do Aterrinho da Praia de Iracema, da Mocinha, do Benfica, na Praça João Gentil, do Polo de Lazer do Conjunto Esperança, e da Praça Santa Cecília, no Bom Jardim.
Programação
No domingo (16/02), a festa toma conta das Regionais 4 e 12, com atrações para todas as idades e gostos. Na Regional 4, a diversão começa às 14h na Praça João Gentil (Benfica), com a animada DJ Ada Porã, o talento de Ercília Lima e a energia contagiante da banda Duas Doses de Música & Os Tiragosto. Já na Regional 12, o dia será especial para as famílias, com programação infantil no Passeio Público, das 9h às 12h. No polo Raimundo do Queijo, a folia começa às 10h com Vanin & Nicinha - o casal do Acordeon, Grupo DTF - De Todas as Formas - e Cris Malagueta prometendo muita animação para os foliões.