
A Prefeitura de Fortaleza deu mais um passo na qualificação dos servidores das Secretarias Regionais com a realização do segundo módulo do Projeto Capacita Regionais. A formação, finalizada nesta quinta-feira (10/07), teve como tema Infraestrutura e Serviços Públicos e é promovida pelo Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), por meio da sua Escola de Governo, em parceria com a Coordenadoria Especial de Gestão das Regionais (Cegor).
A iniciativa faz parte da política de retomada da autonomia das Regionais e reforça o compromisso da atual gestão com a valorização das equipes e o aprimoramento dos serviços prestados à população. O Capacita Regionais prevê uma série de cursos ao longo da gestão, com foco em áreas estratégicas da administração pública municipal.
Ministrado pelo instrutor Albert Brasil Gradvohl, o curso aborda conteúdos essenciais como educação ambiental, descarte correto de resíduos, funcionamento das coletas domiciliar, seletiva, especial e de resíduos da construção civil, além da gestão de equipamentos como Ecopontos e Ilhas Ecológicas. Também são tratados temas como organização, execução e fiscalização dos serviços de limpeza urbana. As aulas ocorreram no turno da tarde, das 13h às 17h.
Para o instrutor, a formação representa uma preparação necessária para os novos desafios da administração pública. “A importância desse momento é fazer com que toda a equipe esteja preparada para as novas realidades que o mundo exige da gestão pública”, destaca Albert Gradvohl.
Segundo os participantes, a formação também contribui para ampliar a sensibilidade e a capacidade técnica dos profissionais. “Esse módulo nos possibilita um maior entendimento sobre pontos de lixo, infraestrutura, malha viária, equipamentos e praças. E isso é engrandecedor, pois nos dá uma visão humana para atender às necessidades do cidadão”, compartilhou Gabriel Barcelos, da Secretaria Regional 4.
Primeiro módulo
O curso atual dá continuidade à primeira formação do projeto, concluída no fim de junho, cujo foco foi o Acolhimento Humanizado e Atendimento ao Cidadão. Na ocasião, os participantes foram capacitados em práticas de escuta ativa, empatia e resolutividade, visando fortalecer a relação entre os serviços públicos e a população.
Com foco na descentralização e no protagonismo das Secretarias Regionais, o Projeto Capacita Regionais segue como um dos pilares da estratégia da Prefeitura para qualificar continuamente o atendimento ao cidadão e promover uma gestão pública mais eficiente, técnica e próxima das pessoas.
