09 de July de 2013 em Saúde

Planejamento estratégico do IJF define metas para melhorar qualidade do atendimento

A iniciativa tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de atendimento do IJF


A primeira oficina aconteceu no dia 8 de Julho, no auditório da Unichristus

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, diretores e outros profissionais da área da saúde que fazem a assistência aos pacientes do IJF estão participando de um planejamento estratégico que deve trazer melhorias ao hospital. A primeira oficina aconteceu no dia 8 de Julho, no auditório da Unichristus.

De acordo com Walter Frota, superintendente do IJF, esse tipo de trabalho acontece pela primeira vez no hospital e tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de atendimento do IJF e, a partir desse diagnóstico, planejar ações que visam um melhor desempenho do hospital junto aos pacientes. “Todas as lideranças estão envolvidas nesse processo de planejamento. É a gestão participativa que vai definir as metas para melhorar a qualidade do atendimento do IJF”, explica.

O médico traumatologista Clodoaldo Duarte, que está participando do planejamento estratégico, acredita que, quando se tem uma meta, fica mais fácil saber aonde e como chegar. “Trabalhando com o mesmo foco, na mesma direção, vamos transformar o IJF em um hospital com padrão de atendimento, mais atuante e fazendo o melhor para a população”, afirma.

Este ano, com a nova gestão, foram ampliados os leitos de retaguarda, o que já vem desafogando os corredores do IJF. Agora, uma das metas discutidas na oficina é desafogar o hospital pela porta de entrada, ou seja, dar prioridade para os pacientes com maior gravidade, prestando um atendimento mais ágil e completo. “Queremos que o paciente deixe o hospital quando estiver completamente tratado”, afirma  Clodoaldo.

A consultora em redes de urgência e emergência Adriana Mafra, que está ministrando a oficina, avalia que é importante fazer esse diagnóstico inicial para que a situação atual possa caminhar para a situação ideal. “Estamos fazendo um alinhamento do que há de melhor no atendimento em redes hospitalares do mundo todo. Nosso foco é melhorar a atenção ao paciente crítico que chega ao IJF”, conclui.

Outra oficina de Planejamento Estratégico será realizada no dia 2 de agosto reunindo também os profissionais do setor administrativo do hospital. A diretora executiva do IJF,  Joana Frota, acredita que todos devem participar desse processo de mudança. “Juntos, vamos propor melhorias para o dia a dia do maior hospital de urgência e emergência do Ceará”, finaliza.

Planejamento estratégico do IJF define metas para melhorar qualidade do atendimento

A iniciativa tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de atendimento do IJF

A primeira oficina aconteceu no dia 8 de Julho, no auditório da Unichristus

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, diretores e outros profissionais da área da saúde que fazem a assistência aos pacientes do IJF estão participando de um planejamento estratégico que deve trazer melhorias ao hospital. A primeira oficina aconteceu no dia 8 de Julho, no auditório da Unichristus.

De acordo com Walter Frota, superintendente do IJF, esse tipo de trabalho acontece pela primeira vez no hospital e tem como objetivo fazer um diagnóstico da situação de atendimento do IJF e, a partir desse diagnóstico, planejar ações que visam um melhor desempenho do hospital junto aos pacientes. “Todas as lideranças estão envolvidas nesse processo de planejamento. É a gestão participativa que vai definir as metas para melhorar a qualidade do atendimento do IJF”, explica.

O médico traumatologista Clodoaldo Duarte, que está participando do planejamento estratégico, acredita que, quando se tem uma meta, fica mais fácil saber aonde e como chegar. “Trabalhando com o mesmo foco, na mesma direção, vamos transformar o IJF em um hospital com padrão de atendimento, mais atuante e fazendo o melhor para a população”, afirma.

Este ano, com a nova gestão, foram ampliados os leitos de retaguarda, o que já vem desafogando os corredores do IJF. Agora, uma das metas discutidas na oficina é desafogar o hospital pela porta de entrada, ou seja, dar prioridade para os pacientes com maior gravidade, prestando um atendimento mais ágil e completo. “Queremos que o paciente deixe o hospital quando estiver completamente tratado”, afirma  Clodoaldo.

A consultora em redes de urgência e emergência Adriana Mafra, que está ministrando a oficina, avalia que é importante fazer esse diagnóstico inicial para que a situação atual possa caminhar para a situação ideal. “Estamos fazendo um alinhamento do que há de melhor no atendimento em redes hospitalares do mundo todo. Nosso foco é melhorar a atenção ao paciente crítico que chega ao IJF”, conclui.

Outra oficina de Planejamento Estratégico será realizada no dia 2 de agosto reunindo também os profissionais do setor administrativo do hospital. A diretora executiva do IJF,  Joana Frota, acredita que todos devem participar desse processo de mudança. “Juntos, vamos propor melhorias para o dia a dia do maior hospital de urgência e emergência do Ceará”, finaliza.