A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (23/03), o Farol da Juventude Serrinha, novo espaço dedicado ao lazer, cultura e formação de jovens da comunidade do entorno. O Farol faz parte dos equipamentos da Rede Juv, vinculada à Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv). Com intensa programação cultural, Inauguração contou com a participação do vice-prefeito Élcio Batista.
O novo equipamento é o terceiro Farol da Juventude da Cidade, sendo os outros dois localizados na Praia de Iracema e no Benfica. Neles, é possível desfrutar de atividades esportivas e formações, sendo espaços colaborativos, públicos e democráticos com programações e atividades fixas, como exposições, atividades de lazer, meio ambiente, esporte e cultura, além de realizar serviços gratuitos com foco em cidadania, saúde e bem estar social.
Segundo o vice-prefeito Élcio Batista, o Farol deve contribuir para que mais jovens tenham acesso aos programas e ações da prefeitura voltados para a juventude. "Quando chega um serviço público em um bairro de Fortaleza, ele abre um leque, então embora seja um equipamento compacto, o Farol abre os caminhos pra que os jovens possam adentrar a política de juventude, o que significa aumentar as oportunidades que eles e elas têm à disposição," observa.
O titular da Secretaria da Juventude Davi Gomes afirma que o Farol será um ponto de contato da juventude na Serrinha. "Esse é o terceiro Farol da Juventude que estamos inaugurando, e serão mais quatro até o final do ano em regionais de Fortaleza que ainda não têm equipamento de juventude. O Farol oferecerá cursos, formações e programações culturais. O equipamento também tem um palco em cima para atividades artísticas, e essas programações estarão integradas com os espaços no entorno, como a praça e a Areninha. Será um ponto de contato da juventude na Serrinha, para que possamos trazer mais oportunidades para a região," detalha.
Moradora da Serrinha, Geovana Peixoto, de 25 anos, ficou empolgada com o novo Farol. "Essa é uma área que geralmente tem muita carência de políticas voltadas pra juventude, então sempre é muito bom ter um equipamento como esse, que dá oportunidade para os jovens se sentirem mais acolhidos, principalmente pelos órgãos públicos," celebra.
Para ela, o Farol tem o potencial de proporcionar boas trocas de experiências entre os jovens. "O melhor jeito de aprender é com jovem falando para jovem. Se eu tenho alguma alguma experiência, eu posso passar para a pessoa, do mesmo jeito que ela pode também passar para mim algum tipo de experiência nova. É muito bom ter um local como esse," avalia.
Programação
Futsal, voleibol e aulão de ritmos estavam entre as atividades oferecidas durante o evento, que também incluiu uma tenda de redução de danos com autotestes, disponibilização de preservativos, além de cadastramento em cursos no Portal da Juventude. A programação contou, ainda, com apresentação de breakdance, roda de capoeira e batalha de rap.
Na ocasião, foi lançada a exposição fotográfica Serrinha Luz e Cores, de Yuri Juatama, artista que também é morador do bairro. A exposição permanecerá aberta à visitação durante o mês de abril no Farol da Serrinha. O equipamento funciona de terça a sexta, das 9h às 21 horas, e aos sábados, das 15h às 17h30.
Participaram da inauguração os secretários Davi Gomes, Ubiratan Teixeira, Wellington Saboia, Marcelo Nogueira, Fábio Rubens, Esio Feitosa, Elpídio Moreira. Também estiveram presentes os vereadores Iraguassu Filho, Germano Heman, Didi Maravilha, Emanuel Acrísio, Bruno Mesquita, Heitor Holanda, Ronivaldo Maia, Paulo Martins, Danilo Ribeiro, Moura Taxista e Gardel Rolim, além do deputado estadual Antonio Henrique.
Sobre a Rede Juv
Rede de equipamentos vinculados à Secretaria Municipal da Juventude que integra ações de educação, esporte e cultura voltadas para jovens da Capital. Fazem parte da Rede Juv as Pracinhas da Cultura Pedras e Vicente Pinzón, o Centro Cultural Canindezinho, os Faróis da Juventude (Praia de Iracema e Benfica), o Polo da Bela Vista e o Centro de Juventude Igor Andrade de Lima.
Os equipamentos ofertam cursos, práticas esportivas e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos. Prioritariamente, a Rede Juv atende jovens entre 15 e 29 anos, mas também oferta atividades e serviços para o público em geral.