A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, se reuniu nesta segunda-feira (6/1), no Paço Municipal, com coordenadores e conselheiros tutelares da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) para reforçar o compromisso com a agenda de políticas públicas voltadas para a Primeira Infância.
Durante o encontro, foram detalhadas as funções e a estrutura da Funci. Na reunião também foi discutido o levantamento que será consolidado em formato de relatório e entregue ao prefeito Evandro Leitão, para que um diagnóstico preciso seja feito e as primeiras decisões possam ser tomadas. Também participaram do encontro Germana Silva e Saskya Vaz, respectivamente presidente e vice-presidente da Funci.
“A agenda de políticas públicas para a Primeira Infância é uma prioridade absoluta para nossa gestão. Sabemos que essa fase é decisiva para o desenvolvimento das crianças e, consequentemente, para o futuro da nossa cidade. Nosso objetivo é tornar Fortaleza uma capital ainda mais referência no cuidado com as famílias, garantindo direitos, promovendo oportunidades e criando um ambiente onde nossas crianças possam crescer de forma saudável, segura e feliz”, afirmou a primeira-dama.
A nova presidente da Funci, Germana Silva, explicou que o encontro foi um momento para apresentar toda a equipe à primeira-dama e entender os projetos e programas atualmente em execução. “O prefeito nos pediu que conversássemos com cada órgão que integra a Fundação e solicitássemos que elaborassem um relatório sobre a situação de cada um. Esse documento servirá para termos um levantamento do que é necessário, para compreendermos os desafios que enfrentaremos e para estreitar laços com os órgãos, trabalhando em parceria para superar esses obstáculos”, detalhou.
Saskya Vaz, vice-presidente da Funci, também reafirmou a intenção de fortalecer as políticas públicas voltadas para a Primeira Infância e destacou a importância de conhecer toda a estrutura da Fundação.
“O relatório é essencial, pois estamos chegando agora e precisamos entender o funcionamento dos serviços, analisar os indicadores e avaliar as condições de infraestrutura e de trabalho da equipe. A partir do diagnóstico, será possível estabelecer um planejamento para desenvolver um trabalho eficiente e eficaz, reorganizando fluxos e processos que já existem. Por isso, é fundamental conhecer bem a realidade da Funci antes de agir, para fortalecer o trabalho grandioso que a equipe já vem desempenhando”, afirmou.