14 de October de 2014 em Infraestrutura

Primeiro ônibus articulado começa a operar em caráter experimental em Fortaleza

Veículo entra em operação a partir desta quarta-feira (15/10) na linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral


O ônibus articulado tem como característica principal o aumento de capacidade de passageiros, passando de 95 para 150 lugares

O primeiro ônibus articulado do Sistema de Transporte Coletivo começará a operar comercialmente em caráter experimental em Fortaleza, a partir desta quarta-feira (15/10). O veículo será testado pelos passageiros da linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral. Oito novos equipamentos semelhantes ao que será testado foram adquiridos para circular definitivamente no corredor Antônio Bezerra/Centro, com previsão de inauguração para novembro.

O ônibus articulado tem como característica principal o aumento de capacidade de passageiros, passando de 95 para 150 lugares. Além disso, itens de conforto como ar-condicionado, suspensão pneumática, câmbio automático, portas elétricas entre outros. Os veículos também contam com portas elevadas, que serão utilizadas nas estações do corredor Antônio Bezerra/Centro e portas na altura padrão, para as paradas no restante da cidade.

A linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral foi escolhida por fazer a ligação entre dois grandes terminais da cidade – Antônio Bezerra e Messejana-, passando por vias como Av. Mister Hull, R. Cel. Matos Dourado, R. Cônego de Castro, Av. Pres. Costa e Silva e Av. Jornalista Tomás Coelho. O ônibus articulado será acrescentado à frota dessa linha até o início da operação do corredor Antônio Bezerra/Centro, passando a operar exclusivamente no corredor após a inauguração.  O veículo articulado circulará diariamente entre 5h45 e 20h23, com o preço normal da tarifa – R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia).

Corredor Antônio Bezerra/Centro

O corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra / Centro, que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km, tem previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano. Quando o corredor estiver concluído, as quatro faixas (duas em cada sentido) ao lado do canteiro central da Av. Bezerra de Menezes serão utilizadas apenas pelo transporte público e as quatro faixas junto aos passeios (duas em cada sentido), que hoje funcionam como faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System), serão restituídas para o trânsito de veículos particulares.

O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de implantação de 130 quilômetros de corredores de ônibus, com um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Primeiro ônibus articulado começa a operar em caráter experimental em Fortaleza

Veículo entra em operação a partir desta quarta-feira (15/10) na linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral

O ônibus articulado tem como característica principal o aumento de capacidade de passageiros, passando de 95 para 150 lugares

O primeiro ônibus articulado do Sistema de Transporte Coletivo começará a operar comercialmente em caráter experimental em Fortaleza, a partir desta quarta-feira (15/10). O veículo será testado pelos passageiros da linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral. Oito novos equipamentos semelhantes ao que será testado foram adquiridos para circular definitivamente no corredor Antônio Bezerra/Centro, com previsão de inauguração para novembro.

O ônibus articulado tem como característica principal o aumento de capacidade de passageiros, passando de 95 para 150 lugares. Além disso, itens de conforto como ar-condicionado, suspensão pneumática, câmbio automático, portas elétricas entre outros. Os veículos também contam com portas elevadas, que serão utilizadas nas estações do corredor Antônio Bezerra/Centro e portas na altura padrão, para as paradas no restante da cidade.

A linha 082-Antônio Bezerra/Messejana/Perimetral foi escolhida por fazer a ligação entre dois grandes terminais da cidade – Antônio Bezerra e Messejana-, passando por vias como Av. Mister Hull, R. Cel. Matos Dourado, R. Cônego de Castro, Av. Pres. Costa e Silva e Av. Jornalista Tomás Coelho. O ônibus articulado será acrescentado à frota dessa linha até o início da operação do corredor Antônio Bezerra/Centro, passando a operar exclusivamente no corredor após a inauguração.  O veículo articulado circulará diariamente entre 5h45 e 20h23, com o preço normal da tarifa – R$ 2,20 (inteira) e R$ 1,10 (meia).

Corredor Antônio Bezerra/Centro

O corredor exclusivo de ônibus Antônio Bezerra / Centro, que ligará o Novo Terminal Antônio Bezerra ao Centro, num percurso total de 8,2 km, tem previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano. Quando o corredor estiver concluído, as quatro faixas (duas em cada sentido) ao lado do canteiro central da Av. Bezerra de Menezes serão utilizadas apenas pelo transporte público e as quatro faixas junto aos passeios (duas em cada sentido), que hoje funcionam como faixas exclusivas para o BRS (Bus Rapid System), serão restituídas para o trânsito de veículos particulares.

O corredor Antônio Bezerra / Centro é a primeira etapa do corredor Antônio Bezerra / Papicu, que terá extensão de 17,4km, com investimento total de R$ 187 milhões. O objetivo é priorizar e dar maior qualidade ao transporte público e coletivo na Capital. As obras fazem parte do plano da Prefeitura de implantação de 130 quilômetros de corredores de ônibus, com um montante de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.