01 de April de 2014 em Social

Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2013

Telefonia, bancos, empresas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e concessionárias de serviços públicos lideram a lista de reclamações


De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 22.094 atendimentos em 2013 no Procon Fortaleza (Foto: Marcos Moura)

Nesta terça-feira (1º/4), o Procon Fortaleza, órgão vinculado à Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza, divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2013. Telefonia, bancos, empresas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e concessionárias de serviços públicos lideram o ranking de reclamações. Os dados foram coletados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça.

De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 22.094 atendimentos em 2013 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.683 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 74% (3.455) e 26% (1.228) não atendidas.

Os números do Sindec apontam que 59,97% dos atendimentos no Procon Fortaleza são às mulheres, enquanto os homens correspondem a 40,03% do total de atendimentos. A faixa etária que mais procura atendimento no Procon é a que varia de 31 a 40 anos (25,03%). Em seguida, entre 41 e 50 anos (21,56%) e, em terceiro, os consumidores jovens entre 21 e 30 anos (20,22%).

No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (461); Itaú (133); Bradesco (127); Máquina de Vendas - Grupo Ricardo Eletro/Insinuante/Eletroshopping/City Lar (109); Claro/Embratel (99); Cagece (98); CCE/Digibras/Lenovo (97); Rabelo (88); Dricos Móveis e Eletrodomésticos - Rabelo (77); e Santander (76).

Acesse aqui o ranking.

Ainda sobre as empresas mais reclamadas, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Nesse caso, as 10 primeiras empresas com o respectivo índice de não resolutividade foram: Panamericano (64%); Banco BMG (60%); Caixa Econômica Federal (48,57%); GVT (46,51%); Itaú (45,11%); Santander (44,74%); Bradesco (41,73%); Nokia (33,33%); Tecno Indústria e Comércio de Computadores Ltda - Ibyte. (32,61%); e Estácio-FIC Moreira Campos (32,14%).

Para o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, o cidadão está atento aos seus direitos e tem buscado garanti-los. "Nosso objetivo é resguardar as leis que protegem o consumidor prestando orientação jurídica e acompanhamento das demandas, gratuitamente, conforme realiza o órgão de defesa do consumidor da Prefeitura de Fortaleza", destacou.

Saiba mais
Todas as demandas registradas pelo Procon Fortaleza seguem para o cadastro do Sindec e recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos de defesa do consumidor, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores. Atualmente, o Sindec está presente em 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com 277 Procons municipais. São 553 unidades que atendem em 303 cidades em todo o território nacional.

O Procon Fortaleza recebe denúncias e reclamações na sede do órgão, localizado na Rua Major Facundo, 869, Centro, e por meio de denúncia virtual - clique aqui. Informações e dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor podem ser resolvidas pela central 151.
 

Procon Fortaleza divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2013

Telefonia, bancos, empresas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e concessionárias de serviços públicos lideram a lista de reclamações

De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 22.094 atendimentos em 2013 no Procon Fortaleza (Foto: Marcos Moura)

Nesta terça-feira (1º/4), o Procon Fortaleza, órgão vinculado à Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza, divulgou o cadastro de reclamações fundamentadas de 2013. Telefonia, bancos, empresas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e concessionárias de serviços públicos lideram o ranking de reclamações. Os dados foram coletados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça.

De acordo com as informações do Sindec, foram registrados 22.094 atendimentos em 2013 no Procon Fortaleza. Desse total, 4.683 foram de reclamações fundamentadas que originaram processos administrativos internos com acompanhamento e orientação jurídica, e que resultaram em atendimento satisfatório com demanda atendida, como mostra o percentual de 74% (3.455) e 26% (1.228) não atendidas.

Os números do Sindec apontam que 59,97% dos atendimentos no Procon Fortaleza são às mulheres, enquanto os homens correspondem a 40,03% do total de atendimentos. A faixa etária que mais procura atendimento no Procon é a que varia de 31 a 40 anos (25,03%). Em seguida, entre 41 e 50 anos (21,56%) e, em terceiro, os consumidores jovens entre 21 e 30 anos (20,22%).

No ranking dos mais reclamados, estão entre os 10 principais, conforme maior número de reclamações, os seguintes fornecedores: Oi (461); Itaú (133); Bradesco (127); Máquina de Vendas - Grupo Ricardo Eletro/Insinuante/Eletroshopping/City Lar (109); Claro/Embratel (99); Cagece (98); CCE/Digibras/Lenovo (97); Rabelo (88); Dricos Móveis e Eletrodomésticos - Rabelo (77); e Santander (76).

Acesse aqui o ranking.

Ainda sobre as empresas mais reclamadas, o Sindec elaborou uma lista com o percentual de reclamações não atendidas. Nesse caso, as 10 primeiras empresas com o respectivo índice de não resolutividade foram: Panamericano (64%); Banco BMG (60%); Caixa Econômica Federal (48,57%); GVT (46,51%); Itaú (45,11%); Santander (44,74%); Bradesco (41,73%); Nokia (33,33%); Tecno Indústria e Comércio de Computadores Ltda - Ibyte. (32,61%); e Estácio-FIC Moreira Campos (32,14%).

Para o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, o cidadão está atento aos seus direitos e tem buscado garanti-los. "Nosso objetivo é resguardar as leis que protegem o consumidor prestando orientação jurídica e acompanhamento das demandas, gratuitamente, conforme realiza o órgão de defesa do consumidor da Prefeitura de Fortaleza", destacou.

Saiba mais
Todas as demandas registradas pelo Procon Fortaleza seguem para o cadastro do Sindec e recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos de defesa do consumidor, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores. Atualmente, o Sindec está presente em 25 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com 277 Procons municipais. São 553 unidades que atendem em 303 cidades em todo o território nacional.

O Procon Fortaleza recebe denúncias e reclamações na sede do órgão, localizado na Rua Major Facundo, 869, Centro, e por meio de denúncia virtual - clique aqui. Informações e dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor podem ser resolvidas pela central 151.