18 de October de 2023 em Educação

Professores de escolas municipais dividem produção acadêmica com colegas durante festival Outubro Docente

O 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Ensino apresenta 50 trabalhos de professores da Rede Municipal de Ensino


Foto de auditório
Colóquio apresenta trabalhos de educadores que estão no mestrado e doutorado de universidades parceiras, por meio do Programa Observatório de Fortaleza

Um movimento de pesquisa e diálogos sobre produção acadêmica na Rede Municipal de Ensino está sendo dirigido pelos próprios professores durante o Festival Internacional Outubro Docente, evento que ocorre no Centro de Eventos do Ceará desde segunda-feira (16/10) e vai até esta sexta-feira (20/10). Em sua 2ª edição, o festival celebra o mês do professor na Educação de Fortaleza.

Nos cinco dias de programação, ao todo, 50 professores de escolas municipais que estão no mestrado e doutorado participam do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Ensino. A iniciativa apresenta trabalhos de educadores que estão nos programas de pós-graduação de universidades parceiras, por meio do Programa Observatório de Fortaleza. O projeto oferta vagas de pós-graduação a profissionais do quadro efetivo do magistério de Fortaleza. Este ano, educadores que ingressaram nos programas de pós na ampla concorrência também puderam participar.

A professora mestranda Deusimar Timbó Teixeira pode apresentar o andamento da sua pesquisa, que tem como objeto de estudo o Projeto Professor Autor: fazendo histórias…trocando figurinhas. Desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, a pesquisa busca incentivar a cultura da produção de relatos de experiências docentes bem-sucedidas nas unidades de educação. Ela é uma das professoras beneficiadas pelas vagas do Observatório de Fortaleza em 2022, na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Deusimar acumula 22 anos de atuação no Município e avalia que o programa de incentivo à pesquisa é uma iniciativa pioneira e singular em Fortaleza. “O Observatório é uma oportunidade de retorno à universidade com vista à ressignificação das práticas pedagógicas, o que favorece o desenvolvimento docente. Digo que eu vivencio a relevância desse programa como um espaço histórico de valorização do potencial do professor da Rede”, considera a educadora da Escola Municipal José Carlos de Pinho, no bairro Luciano Cavalcante.

Professora da Rede de Ensino
A educadora Patrícia Veloso, mestranda em Artes no IFCE pelo Observatório da Educação, apresentou a pesquisa no primeiro dia de evento

Quem também dividiu um pouco da pesquisa desenvolvida foi a educadora Patrícia Veloso, mestranda em Artes pelo edital de 2023 do Observatório da Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora por oito anos na Educação Infantil da Rede de Ensino, ela pesquisa sobre as possibilidades artísticas e desafios do artista-docente no chão da escola.

Patrícia conta que o mestrado foi uma oportunidade possível pelo Observatório, realidade que seria mais distante porque já estava muito tempo longe da universidade. “Tinha vontade de fazer mestrado, mas pensei que havia muitas barreiras. Quando eu vi que tinha condições pelo programa, fiz minha inscrição e hoje estou aqui. A Rede está investindo nos profissionais. Tenho clareza que é uma oportunidade de crescimento profissional e tenho o compromisso de dar um retorno futuramente às nossas crianças”, pontua Patrícia, que está como técnica na Célula de Educação Infantil do Distrito de Educação 4.

Festival como um caminho de formação
O professor recém-chegado ao time da Rede Municipal, Leandro Pereira, aprovado no maior concurso público para educadores realizado ano passado, participou do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Ensino. Ele ingressou no mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) pela ampla concorrência, não pelo Observatório da Educação. Lotado na Escola Municipal Paulo Sarasate, no Demócrito Rocha, Leandro observa que a iniciativa do colóquio é positiva também para a formação do professor.

Durante o evento, o professor reflete ainda que, além do lado pesquisador dos educadores, é possível perceber que este docente é multifacetado. “Ele não só trabalha na sala de aula, mas produz literatura, pesquisa, arte… No evento, a gente percebe toda a potência artística do professor para além do pedagógico”, pontua. Na percepção dele, o Outubro Docente reúne muito do que está sendo produzido pelos profissionais.

“O festival é um espelho de muito do que está sendo feito pelos professores. Com isso, a Prefeitura cria uma rede de interações e uma cultura de produção científica entre os docentes. Tudo reverbera em uma prática mais consciente, sensível e especializada na sala de aula. Além de trazer muita motivação pros professores”, argumenta. Mais professores continuam a se apresentar no colóquio, dentro do Festival Internacional Outubro Docente, até sexta-feira (20/10).

Observatório da Educação
Uma das ações de valorização do professor da Rede Municipal de Fortaleza, o Programa Observatório da Educação tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos. A disponibilização das vagas de mestrado e doutorado é fruto de convênios assinados entre a Prefeitura e universidades cearenses.

Confira aqui a programação completa do festival

Professores de escolas municipais dividem produção acadêmica com colegas durante festival Outubro Docente

O 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Ensino apresenta 50 trabalhos de professores da Rede Municipal de Ensino

Foto de auditório
Colóquio apresenta trabalhos de educadores que estão no mestrado e doutorado de universidades parceiras, por meio do Programa Observatório de Fortaleza

Um movimento de pesquisa e diálogos sobre produção acadêmica na Rede Municipal de Ensino está sendo dirigido pelos próprios professores durante o Festival Internacional Outubro Docente, evento que ocorre no Centro de Eventos do Ceará desde segunda-feira (16/10) e vai até esta sexta-feira (20/10). Em sua 2ª edição, o festival celebra o mês do professor na Educação de Fortaleza.

Nos cinco dias de programação, ao todo, 50 professores de escolas municipais que estão no mestrado e doutorado participam do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Ensino. A iniciativa apresenta trabalhos de educadores que estão nos programas de pós-graduação de universidades parceiras, por meio do Programa Observatório de Fortaleza. O projeto oferta vagas de pós-graduação a profissionais do quadro efetivo do magistério de Fortaleza. Este ano, educadores que ingressaram nos programas de pós na ampla concorrência também puderam participar.

A professora mestranda Deusimar Timbó Teixeira pode apresentar o andamento da sua pesquisa, que tem como objeto de estudo o Projeto Professor Autor: fazendo histórias…trocando figurinhas. Desenvolvido na Rede Municipal de Ensino, a pesquisa busca incentivar a cultura da produção de relatos de experiências docentes bem-sucedidas nas unidades de educação. Ela é uma das professoras beneficiadas pelas vagas do Observatório de Fortaleza em 2022, na Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Deusimar acumula 22 anos de atuação no Município e avalia que o programa de incentivo à pesquisa é uma iniciativa pioneira e singular em Fortaleza. “O Observatório é uma oportunidade de retorno à universidade com vista à ressignificação das práticas pedagógicas, o que favorece o desenvolvimento docente. Digo que eu vivencio a relevância desse programa como um espaço histórico de valorização do potencial do professor da Rede”, considera a educadora da Escola Municipal José Carlos de Pinho, no bairro Luciano Cavalcante.

Professora da Rede de Ensino
A educadora Patrícia Veloso, mestranda em Artes no IFCE pelo Observatório da Educação, apresentou a pesquisa no primeiro dia de evento

Quem também dividiu um pouco da pesquisa desenvolvida foi a educadora Patrícia Veloso, mestranda em Artes pelo edital de 2023 do Observatório da Educação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora por oito anos na Educação Infantil da Rede de Ensino, ela pesquisa sobre as possibilidades artísticas e desafios do artista-docente no chão da escola.

Patrícia conta que o mestrado foi uma oportunidade possível pelo Observatório, realidade que seria mais distante porque já estava muito tempo longe da universidade. “Tinha vontade de fazer mestrado, mas pensei que havia muitas barreiras. Quando eu vi que tinha condições pelo programa, fiz minha inscrição e hoje estou aqui. A Rede está investindo nos profissionais. Tenho clareza que é uma oportunidade de crescimento profissional e tenho o compromisso de dar um retorno futuramente às nossas crianças”, pontua Patrícia, que está como técnica na Célula de Educação Infantil do Distrito de Educação 4.

Festival como um caminho de formação
O professor recém-chegado ao time da Rede Municipal, Leandro Pereira, aprovado no maior concurso público para educadores realizado ano passado, participou do 3º Colóquio de Pesquisas em Educação e Ensino. Ele ingressou no mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) pela ampla concorrência, não pelo Observatório da Educação. Lotado na Escola Municipal Paulo Sarasate, no Demócrito Rocha, Leandro observa que a iniciativa do colóquio é positiva também para a formação do professor.

Durante o evento, o professor reflete ainda que, além do lado pesquisador dos educadores, é possível perceber que este docente é multifacetado. “Ele não só trabalha na sala de aula, mas produz literatura, pesquisa, arte… No evento, a gente percebe toda a potência artística do professor para além do pedagógico”, pontua. Na percepção dele, o Outubro Docente reúne muito do que está sendo produzido pelos profissionais.

“O festival é um espelho de muito do que está sendo feito pelos professores. Com isso, a Prefeitura cria uma rede de interações e uma cultura de produção científica entre os docentes. Tudo reverbera em uma prática mais consciente, sensível e especializada na sala de aula. Além de trazer muita motivação pros professores”, argumenta. Mais professores continuam a se apresentar no colóquio, dentro do Festival Internacional Outubro Docente, até sexta-feira (20/10).

Observatório da Educação
Uma das ações de valorização do professor da Rede Municipal de Fortaleza, o Programa Observatório da Educação tem o objetivo de desenvolver pesquisas educacionais junto à Rede Municipal de Ensino e investigar como políticas, programas e projetos são implementados e de que forma eles repercutem no sistema educacional e no desempenho escolar dos alunos. A disponibilização das vagas de mestrado e doutorado é fruto de convênios assinados entre a Prefeitura e universidades cearenses.

Confira aqui a programação completa do festival