A Prefeitura de Fortaleza reforça, até sexta-feira (15/02), as ações de combate às arboviroses nos bairros Barroso, Damas e Bom Futuro. A iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), faz parte da Operação Inverno que fortalece as ações de controle a proliferação do Aedes aegypti e incentiva a população a adotar medidas preventivas.
Para o coordenador da Vigilância em Saúde do Município, Josete Malheiro, a melhor forma de combater o mosquito é a prevenção. Alguns cuidados devem ser adotados e reforçados nas casas. “A vedação de tonéis, caixas d’água e demais recipientes que possam acumular água ao relento, a troca da água dos bebedouros dos animais, desobstruir as calhas, guardar o lixo em sacos plásticos bem fechados são algumas das medidas a serem realizadas pela população”, exemplifica.
Barroso
Na comunidade João Paulo II, localizada no Barroso, Regional 9, cerca de 700 imóveis estão sendo contemplados com inspeção e eliminação de focos do Aedes aegypti. A região faz parte da estratificação de áreas atendidas pela Operação Inverno.
No sábado (15/02), haverá ainda aplicação de inseticida por meio do Ultra Baixo Volume (UBV), utilizando máquinas intercostais, conhecidas popularmente como fumacê costal. Recomenda-se que, das 6h às 20h, os moradores abram portas e janelas para ampliar o acesso do produto químico no interior dos imóveis. O material pulverizado não prejudica a saúde da população e nem dos animais.
Este procedimento consiste na liberação, via aérea, de gases que agem por contato, atingindo os mosquitos adultos em voo. A ação do produto só é eficaz quando o inseticida está em suspensão no ar, e somente mata o mosquito. O inseticida não mata as larvas do Aedes aegypti, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus e lajes, que neste caso devem ser eliminados manualmente. Cerca de 80% dos focos estão localizados nas residências.
Damas e Bom Futuro
Já os bairros Damas (Regional 4) e Bom Futuro (Regional 4) serão beneficiados com a Operação Quintal Limpo. Na sexta-feira (14/02), os Educadores em Saúde de Fortaleza atuarão como mobilizadores sociais recolhendo materiais inservíveis.
Os agentes também orientam sobre a vedação correta das caixas d’águas, os cuidados com possíveis criadouros e a importância do descarte correto dos itens de grande porte, a exemplo de móveis, sofás, colchões velhos, pneus, entre outras ações que podem prevenir a proliferação do mosquito.
Operação Inverno
A Operação Inverno ocorre de novembro a fevereiro, período que antecede a quadra chuvosa. Cerca de 1.380 agentes comunitários de endemias (ACE) atuam na eliminação manual dos focos, na aplicação de larvicida biológico nos armazenamentos d'água, na aplicação de larvicida em áreas abertas e inteadomiciliares.
Denúncia
Nos casos de espaços públicos ou terrenos abandonados que possuem irregularidades, como possíveis focos do mosquito, a Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para denúncias na sede das Regionais ou por meio do 156.
Confira o Boletim Epidemiológico
Programação
Barroso
- Inspeção focal
Data: 13 e 14/02 (quinta e sexta-feira)
Horário: 8h às 13h
- Ultra Baixo Volume (UBV)
Data: 15/02 (sábado)
Horário: 6h às 20h
Bom Futuro e Damas
- Operação Quintal Limpo
Data: 14/02 (sexta-feira)
Horário: 6h às 12h