Mutirão Nacional de Cirurgias segue até este domingo (14/12); Fortaleza prevê realizar 560 atendimentos

“Sem o plano de reestruturação do hospital, que não realizava cirurgias e não dispunha de leitos para internação de pacientes, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza não estaria participando deste grande mutirão nacional”. A afirmação é do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura do Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos, realizada neste sábado (12/12), na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.
O ministro destacou que o mutirão, coordenado pelo MS, por meio do programa Agora Tem Especialistas, representa uma resposta concreta para reduzir as filas de espera e ampliar o acesso da população às cirurgias eletivas. Segundo Padilha, a iniciativa fortalece a rede filantrópica e integra, de forma inédita, Santas Casas, hospitais universitários da Rede Ebserh e unidades federais em todos os estados do país.
Para o prefeito Evandro Leitão, a articulação entre os entes federativos é decisiva para garantir atendimento digno à população. “A redução das filas por cirurgias, consultas e exames é resultado de uma articulação institucional forte, que coloca a saúde como prioridade. Fortaleza avança porque há parceria e investimentos contínuos na rede municipal”, afirmou o prefeito, ao lembrar ações como a recuperação do Instituto Dr. José Frota (IJF) e a reestruturação da Santa Casa.
A ação contou ainda com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, além das secretárias da Saúde do Estado, Tânia Coelho, e do município, Riane Azevedo.
Mutirão
O mutirão segue até este domingo (13/12), em hospitais filantrópicos de todo o Brasil. Na capital cearense, dois hospitais da Rede Municipal de Saúde participam da ação: a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e o Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social. A previsão é realizar cerca de 560 atendimentos, entre cirurgias, procedimentos, exames e consultas especializadas, todos gratuitos e financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, sob administração da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde julho deste ano, estão programados atendimentos para 300 pacientes. São realizados procedimentos oftalmológicos, urológicos, dermatológicos, oncológicos e cirurgias gerais, além de exames e consultas.
Já o Instituto Práxis atende 260 pacientes regulados pela Rede Municipal de Saúde, no Hospital Fernandes Távora, com prioridade para cirurgias de catarata e procedimentos cardiológicos.
O Mutirão Nacional de Hospitais Filantrópicos é o maior já realizado pelo SUS. Neste fim de semana, 188 hospitais participam da ação em todo o país, com a realização de cerca de 11.500 cirurgias, dentro de um total de 61.600 procedimentos ofertados nos 26 estados e no Distrito Federal.
Desde que passou à gestão da Prefeitura de Fortaleza, em julho de 2025, a Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza passa por um processo acelerado de reestruturação. Já estão reabertos 220 leitos, o centro cirúrgico foi reformado e um novo Centro de Imagem está em funcionamento, com tomografia, radiografia, mamografia e outros exames.
Todos os atendimentos são gratuitos e custeados pelo SUS, garantindo acesso integral aos pacientes encaminhados pela Rede Municipal de Saúde.
Prefeitura de Fortaleza inicia montagem das estruturas descentralizadas para o Réveillon 2026

A Prefeitura de Fortaleza já iniciou o processo de montagem das estruturas para o Réveillon 2026, que este ano contará com programação em três polos: Aterro da Praia de Iracema, Conjunto Ceará e Messejana. Centenas de profissionais atuam simultaneamente em uma preparação que reforça o compromisso da capital em promover uma celebração segura e inclusiva, oferecendo as melhores condições de acesso para todos os públicos, além de marcar oficialmente o início das celebrações pelos 300 anos da cidade.
A programação contará com dois dias de comemorações com a participação de artistas locais e nacionais. No dia 30 de dezembro, as apresentações ocorrerão simultaneamente nos três polos, destacando o perfil descentralizado. Já no dia 31, a virada oficial acontece exclusivamente no Aterro da Praia de Iracema, que concentrará a estrutura de shows, serviços, acessibilidade e transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Fortaleza e TV Terra do Sol.
Aterro da Praia de Iracema
No Aterro da Praia de Iracema, principal palco da virada, está sendo instalada uma estrutura que ocupa 65 mil m². No Conjunto Ceará, a celebração será Polo de Lazer do Conjunto Ceará, ocupando área total de 10 mil m². Em Messejana, no Polo de Lazer, a montagem também segue dentro do cronograma, com espaço de 8 mil m².
“Vamos celebrar a chegada de 2026 com organização, cuidado e pluralidade, garantindo que todas as pessoas possam viver essa experiência com segurança e acolhimento, o, que representa a Fortaleza que estamos construindo, uma cidade mais humana, preparada e comprometida em atender ao povo”, reforça o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
IJF celebra 89 anos com ampliação e melhoria de serviços para a população de Fortaleza
O Instituto Dr. José Frota (IJF), equipamento de nível terciário da Prefeitura de Fortaleza, chega aos 89 anos neste 13 de dezembro reafirmando o propósito que o tornou referência no Nordeste: oferecer assistência especializada e humanizada com foco em traumas de alta complexidade. Em 2025, o hospital passou a receber grandes investimentos municipais, estaduais e federais que têm permitido avanços expressivos, como a realização de 13.307 cirurgias em 11 meses, um crescimento de 15% em relação a todo o ano de 2024.
Por meio dos programas FORtaleCE, em parceria com o Governo do Estado, e Saúde que Cuida que integra o Fortaleza Inclusiva, o equipamento ampliou também a oferta de exames para toda a rede municipal de saúde. Em 2025, o hospital já realizou 134.616 mil exames, quase 9 mil exames a mais que em 2024. Um dos maiores crescimentos foi na ressonância magnética, com mais de mil procedimentos por mês e crescimento de 141% em relação ao ano anterior.
O número de tomografias também foi ampliado, somando agora mais de 7 mil exames/mês. Em outra frente de trabalho, o serviço de hemodinâmica também foi ampliado, passando a cerca de 150 procedimentos mensais. Por meio de técnica minimamente invasiva, a tecnologia auxilia na assistência às vítimas de politraumatismos, lesões neurológicas e hemorragias e possibilita o diagnóstico preciso e tratamento de doenças.
“Em janeiro deste ano, nós pegamos o IJF completamente desabastecido, sem medicamento, sem alimentação para pacientes e acompanhantes, uma situação caótica. Com o apoio do Governo Estadual e Federal, nós demos início à reestruturação da unidade, assim como temos reestruturado toda a saúde de Fortaleza. Ver os avanços que o IJF tem alcançado nos dá ânimo para seguir lutando para melhorar ainda mais os serviços ofertados à população. Aproveito para parabenizar a todos os que fazem o IJF pelo trabalho de excelência que desempenham no hospital”, declarou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
Mais leitos e profissionais
Em relação à infraestrutura, a Prefeitura de Fortaleza também entregou a requalificação de 99 leitos de enfermaria, nas unidades 12, 19 e 20, que acolhem pacientes com traumatismo cranioencefálico conservador (TCE), fraturas graves e pacientes eletivos de cirurgia geral. O IJF também ampliou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saindo de 60 para 90, fortalecendo a capacidade de atendimento.
Para reforçar as equipes de saúde e a qualidade do cuidado, a atual gestão empossou 125 profissionais para o IJF, de categorias como médicos (clínico e intensivista), cirurgião de mão, enfermeiros, fonoaudiólogos e técnico de imobilização ortopédica. Além disso, o prefeito Evandro Leitão enviou à Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Lei Complementar nº 0043/2025 para a criação de 76 cargos de provimento efetivo, que passaram a integrar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do equipamento municipal.
Empenhada em garantir a segurança e o bem-estar de pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam diariamente no maior hospital de emergência da capital, o IJF ampliou o número de câmeras de videomonitoramento, de 186 para 338 câmeras, além do reforço da presença da Guarda Municipal com maior número de agentes em regime permanente e implantação de detectores de metal manual nos acessos à unidade.
“O IJF é uma referência na assistência à saúde, não apenas na Capital, mas também no Ceará e Nordeste. Mensalmente, atendemos na emergência do hospital mais de 5 mil pessoas e isso demonstra a nossa capacidade assistencial no que se refere a traumas de alta complexidade. No ano em que o ‘Frotão’ celebra seus 89 anos, o hospital vivencia um período de grandes avanços. Aumentamos a produtividade de cirurgias, exames e reativamos serviços que estavam sendo subutilizados, como a hemodinâmica e o de reimplante de membros de microcirurgia reconstrutiva. E esses resultados são possíveis pelo esforço coletivo, pela equipe assistencial de saúde e a vontade de seguirmos avançando”, complementa o superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), João Gilberto Macêdo.

Aviso de pauta: requalificado, Cras Presidente Kennedy é o nono equipamento entregue, em menos de três meses, pela Prefeitura na assistência social
Com mais de 11 mil famílias beneficiadas, prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social, Gabriella Aguiar, entregam, nesta segunda-feira (15/12), às 17h, a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Presidente Kennedy.
O equipamento, totalmente revitalizado, está preparado para acolher e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade social de seis bairros da região. A obra, que teve investimento de cerca de R$ 700 mil, representa um avanço na política de assistência social de Fortaleza.
O Cras Presidente Kennedy passará a atender diretamente os bairros Presidente Kennedy, São Gerardo, Monte Castelo, Ellery, uma parte do Floresta e uma parte do Padre Andrade.
Serviço
Entrega da requalificação do Cras Presidente Kennedy
Data: 15/12 (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Cras Presidente Kennedy (Quadra F, 166 - Presidente Kennedy)
Primeira Paradinha para motoristas e motociclistas de app será implantada no Papicu até o fim do ano
A primeira Paradinha, projeto que cria pontos de apoio para motoristas e motociclistas de aplicativo em Fortaleza, deverá ser instalada no viaduto Dep. Jackson Pereira, no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Engenheiro Santana Júnior, no bairro Papicu. A criação das Paradinhas foi um compromisso assumido ainda na campanha do prefeito Evandro Leitão.
A iniciativa soma-se a um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento e à valorização da categoria, como a redução do IPVA para motos até 160 cilindradas, a ampliação das faixas azuis e a regulamentação dos motociclistas de aplicativo.
Nas Paradinhas, serão oferecidos água, banheiros, tomadas para carregamento de celular, calibragem de pneus e espaço adequado para descanso dos trabalhadores.
George Dantas, presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), destacou que as Paradinhas buscam garantir mais dignidade aos motoristas e motociclistas, que frequentemente enfrentam longas jornadas de trabalho.
“O transporte por aplicativo, seja por moto ou por carro, já é um modal amplamente utilizado pelos fortalezenses, superando os coletivos e os veículos próprios. Então, não há como a Prefeitura não pensar nesses profissionais. As Paradinhas são espaços de apoio, pois eles passam, às vezes, mais de 10 ou 12 horas trabalhando e acabam descansando em postos de gasolina, estacionamentos ou farmácias”, afirmou.
Ele também ressaltou que a instalação da Paradinha dará nova destinação a um espaço que vinha sendo utilizado como estacionamento irregular e moradia para pessoas em situação de rua. “A Prefeitura esteve no local com a SDHDS (Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), comandada pela vice-prefeita Gabriella, e realizamos uma abordagem de acolhimento às pessoas”, concluiu Dantas.
Ainda de acordo com o presidente da Etufor, além da unidade das avenidas Santos Dumont e Engenheiro Santana Júnior, estão previstos mais seis novos pontos de apoio para 2026.
Sobre as Paradinhas
As Paradinhas têm o objetivo de garantir mais dignidade, conforto e segurança aos trabalhadores por meio de espaços estratégicos próximos a comércios e shoppings, reforçando o compromisso da gestão com a mobilidade urbana e com os profissionais que atuam nas plataformas digitais.
Prefeito Evandro sanciona leis para regulamentar serviço de motociclistas por aplicativo e isenção de 50% do IPVA para a categoria
O prefeito Evandro Leitão sancionou, nesta quinta-feira (11/12), as leis que regulamentam o serviço de transporte de passageiros por motocicletas e de entrega de mercadorias intermediados por aplicativos, além de conceder subsídio de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os profissionais do setor.
“Essa medida reduz o peso dos tributos e encargos para a população. A isenção do IPVA é uma promessa de campanha e, neste ano, é a segunda isenção que fazemos nesse sentido, pois o primeiro ato de gestão foi a extinção da Taxa do Lixo. Embora seja um imposto estadual, parte dos recursos vinha para o município, e estamos abrindo mão dessa arrecadação”, declarou o prefeito durante o ato de sanção.
Sobre a regulamentação do trabalho realizado por motoqueiros por aplicativo, Evandro reforçou que a lei cria condições para a formalização do serviço, estabelecendo regras de proteção para os trabalhadores e passageiros.
“Nossa cidade é a segunda capital do país, logo depois de São Paulo, a fazer essa regulamentação. Tudo isso é para proteger os condutores e os passageiros. Estamos olhando, finalmente, para essa categoria, reforçando que tudo será embasado legalmente, de acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, concluiu o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Léo Couto, também destacou a importância da iniciativa, ressaltando o avanço institucional que a regulamentação representa para a cidade.
“Essa era uma discussão que já existia na Câmara. Tivemos o ponto inicial com as mensagens do prefeito e eu não tenho dúvidas de que essa regulamentação é o melhor caminho tanto para os condutores quanto para os passageiros. Além disso, tivemos diálogo com os motociclistas e com os aplicativos”, reforçou.
Principais regras
Fortaleza é uma das primeiras cidades do Brasil a organizar de forma clara e responsável a atividade, respeitando as normas nacionais do Contran. Os motoqueiros terão 18 meses para se adequarem aos seguintes critérios:
- Ter no mínimo 18 anos de idade para trabalhar com delivery e 21 anos para trabalhar com transporte de pessoas;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A emitida há pelo menos dois anos e com registro de Exercício de Atividade Remunerada (EAR);
- Utilizar equipamentos de segurança, como capacete certificado pelo Inmetro e colete reflexivo;
- Conduzir motocicleta com, no mínimo, 125 cilindradas;
- Estar com toda a documentação do veículo e do condutor regularizada.
Já o desconto no IPVA será concedido para motos de até 160 cilindradas. Para solicitar o benefício referente ao ano de 2026, os motociclistas devem se cadastrar na Etufor até o dia 26 de dezembro e comprovar a realização de, no mínimo, 3.000 viagens ou entregas no ano anterior.
O presidente da Etufor, George Dantas, reforçou que as vistorias para motociclistas de aplicativos serão gratuitas.
“As vistorias também serão realizadas dentro desse prazo de 18 meses. Faremos um decreto regulamentar à lei, prevendo essas medidas. Lembrando que as vistorias serão on-line, semelhante ao que já fazemos com os carros por aplicativo. Além disso, elas serão gratuitas, sem transtorno aos trabalhadores”, comentou.

Prefeitura de Fortaleza promove ação solidária de Natal para mais de duas mil crianças na Cidade de Criança

O espírito natalino que toma conta de quem visita a Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, foi regado à solidariedade, na tarde desta quarta-feira (10/12), em ação para cerca de duas mil crianças em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, promoveu doação de brinquedos, distribuição de lanches, encontro com o Papai Noel e apresentação musical da Companhia Mix da Alegria, com show de Frozen e Olaf.
Além de institutos parceiros, a iniciativa reuniu crianças dos seis Distritos de Educação, da Rede Municipal de Ensino. A doação de brinquedos é proveniente de um repasse de brinquedos entregues pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio Ceará) e pela Solar Coca-Cola. Segundo a primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, a parceria com os mais diversos segmentos é fundamental para a promoção da inclusão no município.
“A gente não faz nada só. Não podemos separar o poder público da iniciativa privada nem do terceiro setor. Hoje, Fortaleza é a Capital de todos. Por isso, temos esse trabalho conectado em prol de transformar nossa cidade numa cidade mais inclusiva, mais sustentável, olhando para todas as pessoas. Quando uma cidade recebe bem uma criança e as famílias, ela está preparada para receber qualquer pessoa. Este é o nosso trabalho: olhar para a primeira infância, para a pessoa com deficiência, para a inclusão, pra gente transformar a nossa capital na mais inclusiva do País”, garantiu.

A dona de casa Bruna Mendes, 29, é mãe do Pedro, 3, e da Ester, 8. Moradores do Bonsucesso, a família visitou a Cidade da Criança pela primeira vez. Para eles, experiência foi marcante, tanto pelo encantamento com o lugar quanto pelos presentes recebidos em um momento tão especial. “É um lugar muito aconchegante. Muito legal mesmo. É bem próximo da natureza. Eles ganharam brinquedos e lanches. Achei muito legal esse trabalho que eles fazem com as crianças da comunidade, porque muitas não têm essa oportunidade. Muitas delas estão na periferia. Eles estão bem contentes, alegres. Espero que continue com esse projeto lindo. Torço para que outras crianças tenham oportunidade de visitar”, explicou.
O maior desejo de Ester é uma nova oportunidade de visitar a Cidade da Criança. "Aqui, é muito legal. Quero voltar com certeza", disse.
Assim como outras famílias do bairro, a família da Bruna é atendida pelo Projeto Bem, que foi responsável por levar a família dela e de pelo menos 25 outras crianças da região do Bonsucesso para a ação solidária promovida pela Prefeitura. Heraldo Júnior é o coordenador do projeto. Ele considera que a ação é um momento único na vida das crianças.
“Proporcionar esse momento de alegria e de cultura é um momento de muita alegria. A gente muito a agradecer a Prefeitura por estar de olhos abertos pra isso. Além disso, estamos construindo memórias boas com essas crianças. Até na vinda, tem expectativa. Eles já vêm se integrando e brincando no ônibus. Nós, que já fomos criança um dia, sabemos que guardamos momento assim na memória”, afirmou.
Escolas municipais contempladas
A ação solidária da Cidade da Criança também contemplou 12 escolas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Antes da ação voltada para os institutos, alunos dos seis Distritos de Educação receberam brinquedos e visitaram o equipamento. Ao todo, duas escolas foram selecionadas por Distrito para participarem do momento.
De acordo com a coordenadora de Educação e Projetos da Cidade da Criança, Socorro Timbó, o desenvolvimento infantil saudável está diretamente relacionado com ações integradas e sensoriais.
“É importantíssimo, porque eles sabem da integração do brincar livre, pelo espaço grande que a Cidade da Criança tem. Para eles, é um lugar que alguns já visitaram e estão se sentindo pertencentes, reconhecendo a Cidade como lugar do brincar e da liberdade de expressão”, finalizou.
Prefeitura de Fortaleza inicia fase de testes de soluções de mobilidade urbana, com ampliação para 10 bairros
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), realiza, nesta quinta-feira (11/12), às 15h, na Escola Municipal Sebastião de Abreu, no Bom Jardim, o evento que marca o início da fase de Pilotagem do Desafio Mobilidade Cidadã. Esta é uma etapa decisiva do projeto, que agora avança para a testagem ampliada das soluções diretamente no território de 10 bairros do Grande Siqueira.
O desafio, que foi lançado em parceria com a Toyota Mobility Foundation (TMF) e o WRI Brasil, tem como propósito incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras que melhorem a mobilidade urbana em regiões vulneráveis.
Após o processo seletivo e a fase inicial, duas equipes se destacaram e avançaram para a fase de Pilotagem: Areja BTU, em que um sistema de ventilação inteligente é instalado dentro dos ônibus, ajudando a melhorar o conforto térmico e deixando as viagens mais agradáveis para os passageiros, e Vamos Juntos, em que um triciclo funciona como um transporte compartilhado para pequenos percursos, servindo para atender a população que tem dificuldade de locomoção no percursos curtos do dia a dia. As propostas apresentadas por essas equipes demonstraram maior aderência aos desafios locais, potencial de impacto e viabilidade de implementação.
Nesta nova etapa, as soluções passarão por testes ampliados, alcançando toda a área do Grande Siqueira, englobando 10 bairros que compreendem a área-piloto do Grande Siqueira: Bom Jardim, Siqueira, Granja Lisboa, Granja Portugal, Conjunto Ceará 1, Conjunto Ceará 2, Canindezinho, Parque São José, Vila Peri e Bonsucesso.
Esta fase permitirá avaliar o desempenho das iniciativas de forma mais robusta, considerando uso real, engajamento comunitário, eficácia operacional e capacidade de transformar a experiência de deslocamento da população.
Desafio Mobilidade Cidadã
O edital de inovação aberta do Desafio foi lançado em 30 de junho e recebeu 17 inscrições de empresas de todo o Brasil, com projetos que buscam desenvolver soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana em áreas periféricas da cidade.
As propostas ganhadoras foram selecionadas após análise criteriosa de uma banca formada por especialistas e representantes de diferentes setores da mobilidade urbana, levando em consideração as demandas do edital.
Serviço
Início da fase da Pilotagem do Desafio Mobilidade Cidadã
Data: 11/12 (quinta-feira)
Horário: a partir das 15h
Local: Escola Municipal Sebastião de Abreu (Rua Geraldo Barbosa, 1065 - Bom Jardim)
Prefeitura de Fortaleza promove último mutirão gratuito de castração do ano neste final de semana
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Proteção Animal (SMPA), realiza, no sábado e domingo (13 e 14/12), mutirão gratuito de castração, na Clínica Veterinária Jacó. Ao todo, serão realizadas 200 castrações.
Para participar do mutirão, basta fazer o agendamento pelo telefone 156 selecionar a opção 6 e esperar a confirmação dos agentes do setor de agendamento entrarem em contato com as orientações necessárias.
As cirurgias serão organizadas da seguinte forma: no sábado (13/12), ocorre castração dos caninos e, no domingo (14/12), castração de felinos.
Para dúvidas e mais informações, é só enviar uma mensagem através dos números: (85) 9 9224-7488 e (85) 9 9165-7839.
Os tutores devem comparecer com o seu animal devidamente agendado. Felinos em caixa de transporte e caninos com coleiras e focinheira.
Serviço
Mutirão gratuito de castração
Data: 13 e 14/12 (sábado e domingo)
Horário: das 8h às 17h
Local: Clínica Veterinária Jacó (Avenida dos Paroaras, 60 - Passaré)
Prefeitura de Fortaleza promove desospitalização de pessoas idosas para instituições parceiras
A Prefeitura de Fortaleza firmou, nesta terça-feira (9/12), parceria para promover a desospitalização de 20 pessoas idosas da rede municipal de saúde. A iniciativa foi formalizada durante a primeira reunião de trabalho da Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Remudipi). Os beneficiados são idosos que, por ausência de apoio, permaneciam morando em hospitais da Capital e que agora serão encaminhados para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) parceiras.
A vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, destacou que a importância da ação.
“Quando assumimos a gestão, já havia uma recomendação do Ministério Público sobre a presença de muitos idosos vivendo em hospitais. Eles não estavam mais internados ou em tratamento, mas continuavam lá porque não tinham para onde ir. Com o trabalho desenvolvido, vamos conseguir desospitalizar 20 pessoas. É uma entrega histórica. Além de fortalecer as ILPIs já existentes, iremos inaugurar, no próximo ano, a nossa própria Instituição de Longa Permanência”, afirmou.
A coordenadora Especial da Pessoa Idosa (COID), Veruse Alencar, ressaltou as ações que o município vem implementando, especialmente com a inclusão do eixo Fortaleza para Todas as Idades no Plano Fortaleza Inclusiva.
“O Plano Fortaleza Inclusiva tem trazido respostas importantes aos desafios do envelhecimento na cidade. Neste ano, avançamos na implantação da Instituição de Longa Permanência e dos Centros-Dia. Estamos retirando pessoas idosas que viviam em hospitais por falta de moradia”, explicou.
Ela também destacou iniciativas de fortalecimento de vínculos familiares nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
“Outra ação essencial para enfrentar o isolamento social da pessoa idosa, a partir dos Cras, é a formação de grupos voltados ao fortalecimento dos vínculos com as famílias. Entendemos que grande parte dos desafios do envelhecimento está nas relações intergeracionais. Esses grupos promovem convivência, troca e apoio, favorecendo um envelhecer mais saudável em uma cidade que valoriza o encontro entre gerações”, explicou.
O promotor de Justiça do MPCE, Alexandre Alcântara, ressaltou a importância da articulação institucional.
“A reunião realizada no fim da tarde de hoje é importante porque busca racionalizar essa rede de atenção, de garantia de direitos e de cuidados. Ou seja, organiza como o Município de Fortaleza e o sistema de Justiça irão atuar diante da grave situação de violência contra a pessoa idosa”, afirmou.
“Muitas vezes, a violência ocorre no ambiente familiar. Em um sistema social marcado por desigualdades extremas, Fortaleza é reconhecida como uma das cidades mais desiguais do país. Formam-se ambientes que favorecem essas situações. Precisamos garantir melhores condições de vida às famílias, levando serviços públicos de excelência e cuidado, reduzindo tensões e assegurando mais qualidade de vida às pessoas idosas”, completou.
Sobre a Remudipi
Lançada em outubro, a Rede Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Remudipi) busca formular e articular ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. A iniciativa integra órgãos públicos, instituições e representantes da sociedade civil em um sistema democrático, descentralizado e voltado à garantia de direitos.
Participam da Rede, além do Município de Fortaleza, o Governo do Ceará, o Ministério Público do Estado, a OAB-CE, a Defensoria Pública, o Fórum Municipal da Pessoa Idosa, o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a Câmara Municipal, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Mais Lidas
Educação
Prefeitura divulga seleções públicas para profissionais da Rede Municipal de Ensino
Interessados podem se inscrever a partir desta terça-feira (9/12)
Segunda, 08 Dezembro 2025 15:47
Educação
Prefeitura de Fortaleza inicia matrículas 2026 para novos alunos da Rede Municipal de Ensino nesta quinta-feira (11/12)
Inscrições estão abertas até 19 de dezembro, com oferta de vagas para as etapas da educação básica
Quarta, 10 Dezembro 2025 17:09Mobilidade
Prefeito Evandro sanciona leis para regulamentar serviço de motociclistas por aplicativo e isenção de 50% do IPVA para a categoria
Motoqueiros têm até 18 meses para atender aos critérios de regulamentação e até o dia 26 de dezembro para se cadastrarem...
Quinta, 11 Dezembro 2025 12:02