Perfil do superintendente

IPM - Instituto de Previdência do Município

Josué de Sousa Lima

Josué de Sousa Lima

É bacharel em Direito graduado na Universidade de Fortaleza (Unifor) em 1984, com especialização em Direito Penal, com Pós-Graduação (lato sensu) na Unifor em 1992.

Exerce a Advocacia há mais de 35 anos, atuando em defesa de pessoas físicas e jurídicas no estado do Ceará e também em outras unidades da Federação.

Dentre as experiências profissionais acumuladas também estão a Assessoria Jurídica da Associação Cearense de Magistrados (ACM) e a Presidência do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/CE.

Foi eleito diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social do Estado do Ceará (Sinprece) de 2001 a 2003.

No setor público, Josué Lima atuou como assessor jurídico e de telações institucionais da Presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, de 2019 a 2020.

Foi servidor de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até 2011. Lá, chefiou a Seção de Legislação, Direitos e Deveres do órgão; presidiu a Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial, sob orientação do Tribunal de Contas da União; além de exercer a Direção Estadual de Recursos Humanos do INSS, atuando também na Diretoria de Administração.