A Prefeitura de Fortaleza realizará, neste sábado (24/02), um mutirão de poda de árvores na Avenida Duque de Caxias, no Centro. A via, que possui uma grande quantidade de árvores nativas centenárias, como oitis, acácias e exóticas como castanholas e benjamim, será beneficiada com a operação da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) em parceria com a Secretaria Regional do Centro (Serce), que contará com cerca de 30 homens, distribuídos em seis equipes ao longo da avenida, garantindo a agilidade do serviço.
O mutirão de poda de árvores é uma ação preventiva que visa mitigar a situação crítica da vegetação. A iniciativa promove ações necessárias à segurança da população, minimizando potenciais riscos e acidentes envolvendo a queda de árvores ou quebra de galhos, além de melhorar a visibilidade da sinalização de trânsito e da iluminação pública. Na avenida, foram vistoriadas, por engenheiros agrônomos, cerca de 100 árvores, das quais 32 devem passar por ações mais intensas.
“O período chuvoso costuma trazer alguns transtornos para a população, por isso, estamos reforçando o trabalho de poda, principalmente em locais que possuem árvores centenárias e de grande porte e com maior fluxo de pessoas. Assim, evitamos o peso e a quebra dos galhos da vegetação”, ressalta o superintendente da UrbFor, Regis Tavares.
A Urbfor esclarece que as podas são feitas de acordo com a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas, desobstrução dos semáforos e placas de trânsito. O objetivo é garantir que a planta continue saudável.
Solicitações de serviços de prevenção ou retirada da arborização das vias e logradouros públicos devem ser encaminhadas à Urbfor por meio da Central 156. A população também pode procurar a Regional do seu bairro. No caso de árvores caídas no período noturno, nos fins de semana e feriados, a demanda deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros (193). Após vistoria realizada por um engenheiro agrônomo, caso seja detectada a necessidade de poda ou corte de árvore, a Urbfor executa o procedimento.