A Academia da Segurança Cidadã (Amsec) concluiu a formação e certificação de 26 agentes da Guarda Municipal em Normas Internacionais de Direitos Humanos. Guardas municipais, subinspetores e inspetores participaram do curso que teve foco no conhecimento teórico e prático e foi realizado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
O curso teve o objetivo de compartilhar técnicas para os agentes sobre como entrar com segurança em ambientes fechados. A formação foi distribuída entre aulas teóricas e práticas, que abordaram também o Uso Seletivo da Força e o Manual de Protocolos Operacionais da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).
Os exercícios práticos foram realizados na Casa Tática da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No local, foram simuladas diversas entradas e saídas dos cômodos de uma residência, com foco na preservação das vidas da vítima, do agressor e dos agentes envolvidos.
A formação foi conduzida pelo Assessor técnico do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para o Programa com as Forças Policiais e de Segurança, Cel. Edmar Martins, pelo Comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Distrito Federal, Ten. Cel. Fábio Oliveira, e pelo guarda municipal Ernane Silva.
O responsável técnico do Programa com Forças Policiais e de Segurança da Delegação Regional do Comité Internacional da Cruz Vermelha para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguais, Cel. Paulo Roberto Oliveira, comentou que é importante que treinamentos internos sejam realizados. “Quando há treinamento duro, o enfrentamento é fácil. Temos que treinar. Por fim, fico feliz com essa oportunidade de trazer um pouco de conhecimento e de poder também aprender com a Guarda Municipal”, enfatiza.
No encerramento do evento, o diretor da Guarda Municipal de Fortaleza, inspetor Távora, avaliou o curso de foma positiva. “Quero parabenizar todos que concluíram o curso pelo empenho e pelo compromisso nessa formação. Vale ressaltar que esse curso, agora, traz também uma responsabilidade maior para a nossa instituição e para a população em geral, que recebe o nosso serviço. Vamos reforçar, aprimorar, difundir na nossa instituição esse conhecimento e os resultados serão os melhores possíveis”, ressalta.