Na última semana alusiva ao Maio Amarelo, movimento voltado para a prevenção de acidentes, o Instituto Dr. José Frota (IJF) abre suas portas para uma manhã de conscientização sobre comportamento seguro no trânsito contando com a presença de agentes e educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Embora nos últimos anos Fortaleza tenha registrado uma redução de 40% no número de mortes, quando comparados os dados de 2018 com 2014, os esforços são contínuos para que esse quantitativo reduza cada vez mais.
Como a maior parte dos acidentes tem o fator humano como causa principal, serão disseminadas orientações sobre como adotar uma postura segura ao se deslocar pela cidade, seja enquanto pedestre, ciclista, condutor ou motociclista, que é considerado o usuário mais vulnerável a acidentes fatais ou com alto índice de gravidade. Dentre as 226 mortes registradas no ano passado, 45,6% correspondem a ocupantes de motocicletas.
De acordo com o gerente de Operação e Fiscalização do órgão, Disraelli Brasil, haverá uma sensibilização com foco nos principais fatores de risco. “Sabemos que a maioria dos acidentes de trânsito podem ser evitados. Quatro comportamentos de risco são os principais responsáveis por ferimentos graves e mortes: dirigir em excesso de velocidade, conduzir sob os efeitos do álcool, deixar de usar o cinto de segurança ou assentos infantis e não usar corretamente o capacete ao conduzir ou ser conduzido por uma motocicleta”, pontua.
Paralelo a essa atividade, as crianças internadas também participarão de atividades lúdicas desenvolvidas pela Gerência de Educação da AMC. O intuito é incentivá-las desde pequeno a respeitar às normas de trânsito e conhecer ainda na infância os seus direitos e deveres enquanto pedestre.
Serviço:
Ação educativa alerta sobre comportamento seguro no trânsito
Data: 30/05 (quinta-feira)
Horário: 9h
Local: Instituto Dr. José Frota (Rua Barão do Rio Branco, 1816)