A Prefeitura de Fortaleza inicia a programação da Semana Nacional do Trânsito, nesta segunda-feira (18/09), com ação educativa de respeito aos limites de velocidade. A mobilização acontece a partir das 7h30, no cruzamento das avenidas Oliveira Paiva com Desembargador Gonzaga, no bairro Cidade dos Funcionários. O objetivo é conscientizar acerca dos riscos da conduta, que é um dos principais fatores de riscos de acidentes com severidade.
Durante a abordagem, desenvolvida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), os condutores poderão conferir imagens de um veículo destruído após envolvimento em uma colisão. "Nosso intuito é sensibilizar motoristas que costumam acelerar e fazê-los compreender que andar numa velocidade segura não impacta no tempo de viagem, mas faz total diferença na hora de salvar vidas", reforça o superintendente do órgão, Antônio Ferreira. Como parte da atividade, educadores e orientadores também distribuirão informativos incentivando o cumprimento às normas de circulação viária.
Na Capital, 59 vias tiveram a velocidade readequada de 60 para 50 km/h até o momento. A Av. Oliveira Paiva, mais recente contemplada com a medida, conta com nova sinalização no trecho compreendido entre a Av. Washington Soares e a BR-116.
Recomendação da OMS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade excessiva é a causa de uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo. Nos casos de atropelamento, por exemplo, os condutores que trafegam em velocidade reduzida têm maior possibilidade de reação.
Um estudo realizado pela AMC registrou uma redução de 68,1% na média de acidentes com mortes em ruas e avenidas que receberam a readequação. O quantitativo de sinistros com vítimas lesionadas caiu 18,9%, os índices de atropelamentos diminuíram 29,7% e o de sinistros gerais, 23,3%.
Comitê de Segurança Viária
Ainda na segunda-feira (18/09), o Comitê Municipal de Segurança Viária promove reunião para discutir estratégias e avaliar os avanços obtidos na área de mobilidade urbana e segurança no trânsito na Capital. O encontro, que reúne representantes da sociedade pública e civil, será realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), a partir de 9h.
O colegiado vai discutir o Relatório Anual de Segurança Viária de 2022 e a violência no trânsito envolvendo motociclistas. Também haverá o balanço das ações previstas no Plano Municipal de Segurança no Trânsito, que consolida a política pública que contribui com a redução do número de mortes no trânsito de Fortaleza, bem como a discussão das próximas ações a serem implementadas.
Serviço
- Ação educativa sobre o respeito aos limites de velocidade
Data: 18/09 (segunda-feira)
Horário: 7h30
Local: cruzamento das avenidas Oliveira Paiva com Desembargador Gonzaga
- Reunião do Comitê Municipal de Segurança Viária
Data: 18/09 (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Universidade de Fortaleza (Unifor) (Bloco B, sala B03)