20 de April de 2016 em Infraestrutura
Ação no Terminal de Messejana estimula respeito às filas e assentos preferenciais
A ação já havia acontecido do Terminal do Papicu
Os usuários do transporte público no Terminal de Messejana foram surpreendidos, na manhã desta quarta-feira (20/04), por uma intervenção teatral nas filas e no interior dos ônibus. O objetivo era conscientizar sobre o respeito às filas e aos assentos preferenciais. A ação educativa foi desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindiônibus e Socicam. O trabalho faz parte da Campanha Ônibus, Lugar de Cidadania e Gentileza e já havia sido realizado do Terminal do Papicu.
A atividade envolveu os técnicos da Etufor, acompanhados dos personagens Sapequinha e Chiquinha, que, de forma lúdica, advertiam quem estava desrespeitando a fila preferencial.
Leandra dos Anjos, usuária do Terminal de Messejana, comentou que todos os dias reclama do desrespeito e má educação dos usuários que deixam os idosos em pé. “O pessoal não tem educação, não respeita as filas, pode ser que isso possa modificar a mentalidade”, afirma. Já João Queiroz, 68 anos, considera que essas atividades devem acontecer sempre. Ele presencia diariamente ações de desrespeito. “Uma vez, eu vinha no ônibus e um rapaz de 20 ou 25 anos estava sentado na primeira cadeira. Eu não pedi para ele sair para não gerar confusão, eles fingem que estão dormindo. Mas espero que possa melhorar a educação”, ressaltou. Maria do Socorro Antunes, 62 anos, considera válida a abordagem e conta que sempre exige seus direitos nos ônibus para que os jovens cedam os lugares.
Em virtude da provocação do Ministério Público, a Etufor reforça a conscientização da população sobre o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “A Campanha Ônibus, Lugar de Cidadania e Gentileza busca sensibilizar os usuários sobre a necessidade de ceder o lugar, seja na fila ou nos assentos, aos idosos, pessoas com deficiência, obesos, gestantes e pessoas com criança de colo, conforme prevê a Lei Brasileira de Inclusão, o Estatuto do Idoso e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, informa Antônio Ferreira, vice-presidente da Etufor.
Ação no Terminal de Messejana estimula respeito às filas e assentos preferenciais
A ação já havia acontecido do Terminal do Papicu
Os usuários do transporte público no Terminal de Messejana foram surpreendidos, na manhã desta quarta-feira (20/04), por uma intervenção teatral nas filas e no interior dos ônibus. O objetivo era conscientizar sobre o respeito às filas e aos assentos preferenciais. A ação educativa foi desenvolvida pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindiônibus e Socicam. O trabalho faz parte da Campanha Ônibus, Lugar de Cidadania e Gentileza e já havia sido realizado do Terminal do Papicu.
A atividade envolveu os técnicos da Etufor, acompanhados dos personagens Sapequinha e Chiquinha, que, de forma lúdica, advertiam quem estava desrespeitando a fila preferencial.
Leandra dos Anjos, usuária do Terminal de Messejana, comentou que todos os dias reclama do desrespeito e má educação dos usuários que deixam os idosos em pé. “O pessoal não tem educação, não respeita as filas, pode ser que isso possa modificar a mentalidade”, afirma. Já João Queiroz, 68 anos, considera que essas atividades devem acontecer sempre. Ele presencia diariamente ações de desrespeito. “Uma vez, eu vinha no ônibus e um rapaz de 20 ou 25 anos estava sentado na primeira cadeira. Eu não pedi para ele sair para não gerar confusão, eles fingem que estão dormindo. Mas espero que possa melhorar a educação”, ressaltou. Maria do Socorro Antunes, 62 anos, considera válida a abordagem e conta que sempre exige seus direitos nos ônibus para que os jovens cedam os lugares.
Em virtude da provocação do Ministério Público, a Etufor reforça a conscientização da população sobre o respeito aos idosos e às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “A Campanha Ônibus, Lugar de Cidadania e Gentileza busca sensibilizar os usuários sobre a necessidade de ceder o lugar, seja na fila ou nos assentos, aos idosos, pessoas com deficiência, obesos, gestantes e pessoas com criança de colo, conforme prevê a Lei Brasileira de Inclusão, o Estatuto do Idoso e as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, informa Antônio Ferreira, vice-presidente da Etufor.