Na última terça-feira (22/05), o Parque Rio Branco foi palco da comemoração alusiva ao Dia Internacional da Biodiversidade, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor). Ações como doações de mudas de plantas, atividades físicas de baixo impacto para os idosos e conscientização contra o abandono de animais foram abertas para os visitantes, além da apresentação da Banda Integração da Guarda Municipal. “Ainda há uma carência de informações sobre o cuidado sobre a natureza e com os animais. Eventos, como este, fazem a população refletir e conscientizar-se sobre o tema”, ressalta Toinha Rocha, coordenadora da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem Estar Animal.
Já para os visitantes, a ocasião foi proveitosa e empolgante. Durante sua caminhada no Parque, Zélia Peixoto Soares, assistente social, soube da ação, foi participar e recebeu duas mudas de plantas como doação. “É muito importante conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das áreas verdes em Fortaleza, e do bem-estar que a natureza traz par as pessoas”, pontua Zélia.
Para Raphael Martins, biólogo e gerente de manutenção de parques da UrbFor, o evento foi muito proveitoso. “Aproveitamos o momento em que os frequentadores do parque estão fazendo sua caminhada e o tornamos ainda mais agradável para a realização das atividades físicas, além disso, os frequentadores receberam mudas e apreciaram uma boa música”, comenta.
Instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Biodiversidade tem como objetivo alertar a população mundial sobre a importância da diversidade biológica, além da necessidade da proteção da biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.