16 de December de 2021 em Gestão

Acervo Digital de Fortaleza oferece nova ferramenta de atendimento ao usuário

A Disseminação Seletiva da Informação (DSI) é um serviço que divulga ao usuário, via e-mail, os documentos de acordo com a área de seu interesse


O Acervo Digital de Fortaleza, plataforma de pesquisa disponibilizada à população pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), está oferecendo um novo recurso para facilitar a coleta de informações por parte dos seus usuários. Trata-se do serviço de Disseminação Seletiva da Informação (DSI).

Acesse a plataforma

A DSI é um serviço que divulga ao usuário, via e-mail, os documentos de acordo com a área de seu interesse. Após ser feito um cadastro, o interessado seleciona as temática dentre as disponibilizadas no Acervo Digital. Desta forma, o usuário passa a receber por e-mail documentos dentro de cada temática escolhida, de forma periódica, e sempre que houver novas atualizações.

Para acessá-lo, o internauta deve preencher alguns dados para cadastro, com seu nome, e-mail, perfil (se é professor, pesquisador, aluno ou visitante) e as áreas de interesse (56 temáticas foram selecionadas) onde poderão ser elencados até cinco temas. Após o cadastro, o usuário receberá por e-mail informações sobre os assuntos escolhidos.

A DSI já é um serviço amplamente disponibilizado por bibliotecas físicas e digitais em todo o mundo, visando atender o usuário de maneira mais específica, procurando atingir suas demandas por informações. Por isso, o IPLANFOR incorporou o serviço ao Acervo Digital, bem como para divulgar todos os documentos existentes na plataforma.

Um dos objetivos do Acervo Digital de Fortaleza é, justamente, realizar e difundir estudos e pesquisas sobre e para a Cidade de Fortaleza. Com isso, a plataforma reúne, organiza e dissemina documentos sobre o município, centralizando os dados e tornando-se uma fonte de informação para pesquisadores, historiadores, arquitetos e a sociedade em geral.

Os documentos são catalogados com informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas e iconográficas, dentre outras, tendo origem em diversas fontes internas e externas, além, é claro, da própria Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

Até o momento, o Acervo Digital disponibiliza 16.050 documentos (publicados) com um total de acessos chegando a 13.263 (até a primeira semana de dezembro), sendo disponibilizados desde relatórios, teses, dissertações, atlas, boletins, decretos, documentário, guias a e-books, fotografias, livros, leis, manuais, mapas, plantas arquitetônicas, periódicos, portarias, vídeos e muitos outros.

Acervo Digital de Fortaleza oferece nova ferramenta de atendimento ao usuário

A Disseminação Seletiva da Informação (DSI) é um serviço que divulga ao usuário, via e-mail, os documentos de acordo com a área de seu interesse

O Acervo Digital de Fortaleza, plataforma de pesquisa disponibilizada à população pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), está oferecendo um novo recurso para facilitar a coleta de informações por parte dos seus usuários. Trata-se do serviço de Disseminação Seletiva da Informação (DSI).

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A DSI é um serviço que divulga ao usuário, via e-mail, os documentos de acordo com a área de seu interesse. Após ser feito um cadastro, o interessado seleciona as temática dentre as disponibilizadas no Acervo Digital. Desta forma, o usuário passa a receber por e-mail documentos dentro de cada temática escolhida, de forma periódica, e sempre que houver novas atualizações.

Para acessá-lo, o internauta deve preencher alguns dados para cadastro, com seu nome, e-mail, perfil (se é professor, pesquisador, aluno ou visitante) e as áreas de interesse (56 temáticas foram selecionadas) onde poderão ser elencados até cinco temas. Após o cadastro, o usuário receberá por e-mail informações sobre os assuntos escolhidos.

A DSI já é um serviço amplamente disponibilizado por bibliotecas físicas e digitais em todo o mundo, visando atender o usuário de maneira mais específica, procurando atingir suas demandas por informações. Por isso, o IPLANFOR incorporou o serviço ao Acervo Digital, bem como para divulgar todos os documentos existentes na plataforma.

Um dos objetivos do Acervo Digital de Fortaleza é, justamente, realizar e difundir estudos e pesquisas sobre e para a Cidade de Fortaleza. Com isso, a plataforma reúne, organiza e dissemina documentos sobre o município, centralizando os dados e tornando-se uma fonte de informação para pesquisadores, historiadores, arquitetos e a sociedade em geral.

Os documentos são catalogados com informações sociais, econômicas, estatísticas, geográficas, cartográficas e iconográficas, dentre outras, tendo origem em diversas fontes internas e externas, além, é claro, da própria Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

Até o momento, o Acervo Digital disponibiliza 16.050 documentos (publicados) com um total de acessos chegando a 13.263 (até a primeira semana de dezembro), sendo disponibilizados desde relatórios, teses, dissertações, atlas, boletins, decretos, documentário, guias a e-books, fotografias, livros, leis, manuais, mapas, plantas arquitetônicas, periódicos, portarias, vídeos e muitos outros.