A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional 5, intensifica nesta semana as ações educativas sobre a importância da prevenção e eliminação dos focos e criadouros do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya, nos bairros Grande Bom Jardim, Novo Mondubim e Aracape. As atividades seguem por todo o mês de julho.
A iniciativa, realizada por meio do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social da Célula de Vigilância Ambiental e de Riscos Biológicos da Saúde, prevê atividades de abordagens educativas nos principais corredores comerciais, vias, praças, além de equipamentos públicos como postos, escolas e os Centros de Referência da Assistência Social (Cras).
Na sexta-feira (16/07), os educadores em saúde e mobilizadores sociais promovem, a partir das 9 horas, atração lúdica com teatro de fantoche e leitura das revistinhas do "Marcelinho, o detetive contra o Aedes", na escola Crescer Kids, na Av. Oscar Araripe.
Na oportunidade, também serão realizadas medidas de prevenção, UBV fumacê costal e eliminação de potenciais criadouros do mosquito, além do controle químico com máquinas portáteis nos pontos estratégicos de maior vulnerabilidade, através dos agentes de endemias.