“Quando eu recebi a minha vacina fiquei muito feliz, mas quando foi a do Pedro, me deu vontade de chorar. Eu achei que ia demorar muito, até porque ele está acamado e só fica em casa”, relatou Maria do Socorro da Silva, mãe do adolescente Pedro Henrique Sarmento, de 14 anos, que possui paralisia cerebral.
Assim como Pedro Henrique, cerca de 100 adolescentes entre 12 e 17 anos que possuem algum tipo de deficiência permanente e/ou estão restritos ao leito na Capital receberam, em domicílio, as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nesta quinta-feira (26/08). Os profissionais estavam devidamente uniformizados e paramentados com os equipamentos de proteção individual (EPIs).
Maria do Socorro considera imprescindível a prioridade que a Prefeitura de Fortaleza teve em vacinar os jovens acamados, pois a falta dessa proteção se torna um fator de risco. “Eu posso pegar na rua e trazer Covid para ele, mas não vou saber, porque ele não fala, não vai me dizer os sintomas. Quando eu descobrisse, será que iria dar tempo? Agora é só felicidade e muita gratidão a todos que trabalharam para chegar até aqui com essa vacina”, emocionou-se.
Jordânia dos Santos, de 13 anos, possui deficiência neurológica. No entanto, por ter habilidades de comunicação, expressou a ansiedade para receber a vacina. “Estou muito corajosa. Quero que o coronavírus vá embora do nosso planeta”, disse.
A mãe dela, Socorro Pereira, afirma que acompanhou toda a campanha de imunização pelo site da Prefeitura e realizou o cadastro assim que soube que já era possível para a faixa etária dela. “Eu fiquei tão feliz, pois a gente já estava esperando muito. Ontem, quando recebemos a ligação, foi uma felicidade”, enfatizou.
Com a vacinação de Jordânia, ela espera poder ter maior liberdade e poder proporcionar a ela uma vida mais ativa. “Sempre ficamos muito dentro de casa por conta do problema dela, mas com a Covid, ficamos mais ainda. Agora temos esperança de que, com a vacina, poderemos ter uma vida normal e ela poderá frequentar a escola.”, ressaltou Socorro.
Cadastro
Neste sábado (28/08), será iniciada a vacinação do público geral de 12 a 18 anos. De acordo com a plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até quarta-feira (25/08), cerca de 129.416 adolescentes estavam cadastrados para receber a vacina.
Para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) e acompanhas as listas nominais publicadas no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. O agendamento também pode ser verificado no Vacine Já (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br) e no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
No caso das pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade para realizar seu cadastro, a Prefeitura continua disponibilizando o cadastramento nos seguintes locais:
- 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
- sete terminais de ônibus
- Centrais de atendimento da AMC (shoppings Benfica e RioMar Fortaleza)
- Cuca José Walter e Cuca Jangurussu
- Centro Cultural Canindezinho