Com o objetivo de garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante, bem como a segurança alimentar do público presente, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente nos tradicionais eventos de massa, Fortal e Halleluya, que ocorrerão de quarta-feira a domingo (19 e 23/07) na capital cearense. Durante as operações, os fiscais atuam também na coibição de condutas irregulares, promovendo a organização dos locais e entornos.
Prevenindo possíveis riscos à população, no que se refere à vigilância sanitária, desde o início de julho, a Agefis está certificando a qualidade dos alimentos que serão comercializados durante as celebrações, verificando os laudos de potabilidade da água, o prazo de validade dos produtos, a higiene e conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, a temperatura de acondicionamento dos alimentos, além de vistoriar os serviços de saúde que estarão prestando apoio aos eventos.
Com relação ao controle urbano, o comércio ambulante será inspecionado a fim de verificar se os produtos correspondem ao que está descrito na autorização emitida pela Prefeitura de Fortaleza, além disso, será coibida a venda de objetos irregulares, como garrafas de vidro e cigarros eletrônicos.
“Neste período de férias, principalmente, além dos fortalezenses, estamos recebendo muitos turistas que curtem os festejos promovidos aqui na capital. Com isso, entendemos que a Agefis tem um papel fundamental, dentre outros protocolos, a atuação em eventos de massa, para garantir a segurança sanitária e o bem-estar do público presente”, destacou a superintendente da pasta, Laura Jucá.
Halleluya 2023
Para o festival religioso que ocorrerá no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), cerca de 160 agentes, entre fiscais de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares e motoristas, estarão distribuídos em equipes nos três turnos, durante os cinco dias de evento.
Fortal 2023
Na 30ª edição da folia, a Agefis contará com 270 agentes, entre fiscais Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares e motoristas, nos quatro dias do evento.
Fiscalização integrada
A fiscalização municipal contará com o apoio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), com o objetivo de garantir a segurança dos agentes envolvidos, além de coibir práticas inadequadas que possam ocorrer durante a operação.