A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal de Fortaleza já realizaram 1.829 fiscalizações desde o início do Isolamento Social Rígido, que compreende o período de 5 de março até quinta-feira (25/03). Os dados foram apresentados nessa sexta-feira (26/03), durante live com a superintendente da Agefis, Laura Jucá, e o diretor-geral da Guarda Municipal, inspetor Marcilio Tavora. Essas ações resultaram na emissão de 262 documentos fiscais, sendo 158 autuações e 104 notificações.
Nas ações de combate às aglomerações, foram encerradas 75 atividades ou eventos e 40 feiras irregulares. Nesse período, foram interditados 111 estabelecimentos por descumprimento ao decreto de Isolamento Social Rígido e apreendidos 7 paredões de som. As ações de fiscalização contam com a participação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
“É muito importante o apoio da população, que todos cumpram o decreto municipal, permaneçam em isolamento social, usem mascaras, álcool e tenha todos os cuidados. Só saiam de casa ser for realmente necessário”, orienta Laura Jucá.
Semana Santa
A superintendente da Agefis destacou também a operação especial que está sendo realizada para evitar aglomerações nesse período que antecede a Semana Santa. O comércio de pescado, no anexo ao Mercado dos Peixes, conta com ordenamento especial, obedecendo aos protocolos de prevenção ao coronavírus. Agefis, Guarda Municipal e Secretaria Regional II estão atuando em conjunto para garantir o ordenamento da área.
Barreiras Sanitárias
A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também estão presentes em pontos estratégicos da cidade. A operação de controle e fiscalização busca monitorar o trânsito entre municípios e orientar a população sobre as restrições determinadas pelo poder público. Neste período de isolamento social rígido, a Guarda Municipal realizou mais de 10 mil abordagens de orientação a motoristas, ciclistas e pedestres em deslocamento na barreira sanitária.
As barreiras sanitárias permanecem instaladas em pontos estratégicos da cidade, como ruas e avenidas de grande fluxo e locais que fazem limite entre os municípios da região metropolitana. “A instalação de barreiras sanitárias é uma das ações que a Prefeitura está realizando com o intuito de garantir a segurança e a vida da população diante da pandemia da covid-19. É um período difícil, mas vamos superar”, comentou o inspetor Távora.
Denúncias
A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e IOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.
Denúncias sobre aglomerações também podem ser comunicadas ao 190.