A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e a Guarda Municipal realizaram, de segunda-feira a quarta-feira (05 a 07/07), 509 fiscalizações no protocolo de prevenção à Covid-19. Essas ações resultaram em 21 autuações, dois estabelecimentos comerciais interditados e quatro eventos encerrados por descumprimento às medidas estabelecidas pelo atual decreto municipal nº 15.046.
Nesta quarta-feira (07/07), a Agefis flagrou um evento clandestino em estabelecimento comercial no bairro Praia de Iracema. No local, havia aglomeração e pessoas sem máscara, além de desrespeito ao distanciamento social. O estabelecimento foi interditado e o evento encerrado.
“Destaco a importância de ainda manter os cuidados com relação à Covid-19. Estamos intensificando cada vez as fiscalizações para coibir esse tipo de infração e para que todos cumpram os protocolos que os decretos estabelecem, de forma que consigamos manter o vírus afastado da população”, pontuou o diretor de operações da Agefis, Reginaldo Araújo.
Com a chegada de cada fim de semana, os órgãos de fiscalização e controle da Prefeitura de Fortaleza, juntamente com o Governo do Estado, se preparam para garantir o cumprimento das medidas sanitárias, de acordo com o secretário de segurança cidadã, coronel Eduardo Holanda.
“Trabalhamos juntamente com cada fortalezense consciente, que entende a gravidade necessidade de todos se esforçarem em conjunto, para que a gente possa permanecer com os números da Covid em viés de queda. Nos fins de semana, é comum interditar dezenas de festas clandestinas e até mesmo locais que têm permissão para funcionar, mas passam do horário permitido. Lembramos que continua vigorando o toque de recolher na cidade e somente aqueles que trabalham com serviços essenciais podem estar na rua após as 23h”, disse.
Fiscalização integrada
A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos das secretarias da saúde do Município e do Estado.
As operações contam com a participação da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
Denúncias
A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.