A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), a Guarda Municipal, o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e demais órgãos atuarão durante todo o fim de semana nos comércios e logradouros públicos, com o intuito de coibir aglomerações e frear possíveis aumentos do número de casos de Covid-19 na cidade.
Durante esta semana, de segunda a quarta-feira (06 a 08/09), período marcado pelo feriado da Independência do Brasil, o Órgão realizou 198 fiscalizações, 17 autuações e uma interdição. Além disso, dois eventos foram encerrados e um paredão de som foi apreendido no bairro de Fátima. Os dados foram apresentados pelo diretor de Operações da Agefis, Reginaldo Araújo, e pelo secretário da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, durante live na tarde desta quinta-feira (09/09).
“É importante que os estabelecimentos mantenham as medidas sanitárias e o que está estabelecido no Decreto”, complementou Reginaldo Araújo.
Levantamento do comércio informal da rua José Avelino e entorno
Até o dia 16 de setembro, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), realiza a coleta de dados dos comerciantes que atuam na rua José Avelino e entorno. O levantamento já atendeu 2.903 pessoas, entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro.
O levantamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na unidade móvel da SDE, localizada no estacionamento do Mercado Central. A Agefis dá apoio à ação realizando o distanciamento social do público, além da distribuição de máscaras de proteção e da higienização das mãos com álcool em gel 70%.
“É muito importante que todos que trabalham no entorno procurem o caminhão da SDE para informar os seus dados”, frisou coronel Holanda.
Novo decreto
Começou a valer nesta segunda-feira (06/09) o novo decreto municipal de combate à pandemia. As novas medidas ampliam de 50% para 70% a capacidade de alunos por sala nas aulas presenciais em todos os níveis e atividades de ensino. O comércio de rua passa a funcionar das 8h às 22h. O novo decreto tem validade até o dia 19 deste mês.
Fiscalização integrada
A ação fiscalizatória ocorre por meio de denúncias e de busca ativa nos estabelecimentos comerciais e logradouros públicos, sempre atenta aos dados epidemiológicos vigentes.
As operações contam com a participação do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMFor) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
Denúncias
Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site https://denuncia.agefis.fortaleza.ce.gov.br e do telefone 156.