O auditório da sede da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) foi palco de trocas de experiências entres agentes de fiscalização e de segurança da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A capacitação, que ocorreu segunda e terça-feira (04 e 05/07), visou alinhar e aperfeiçoar as condutas nas ações de inspeções, bem como preparar os guardas para garantir o cumprimentos das legislações e, consequentemente, assegurar o bem-estar da população.
No primeiro dia de formação, o subinspetor Maia Júnior da Guarda Municipal ministrou um curso de aspectos constitucionais e jurídicos das atribuições da corporação. O momento serviu para esclarecer as atribuições e aperfeiçoar o trabalho conjunto entre GMF e Agefis. “O curso esclarece o agente sobre qual é o papel dele e como ele vai desempenhar a sua função nas operações, e assim, prestar um serviço público de melhor qualidade e de melhor eficiência”, explicou o subinspetor.
Para o subinspetor Silva Júnior, da Guarda Municipal de Proteção Ambiental, que participou das palestras no primeiro dia, “o alinhamento com os fiscais da Agefis é de grande importância para que o serviço de fiscalização seja realizado da melhor maneira, onde a população de Fortaleza é quem mais se beneficia”, ressaltou.
Na ocasião, o diretor de Planejamento da Agefis, Márcio Bezerra, apresentou um breve histórico da agência seguido de explanações de como o trabalho é planejado e realizado, além de destacar as principais atuações da pasta. Foram explicados para os agentes da GMF os documentos essenciais que os fiscais fazem uso, bem como os termos mais utilizados por eles. “O apoio da Guarda Municipal é imprescindível, sobretudo nas principais operações, como na feira da rua José Avelino, na Beira-Mar, dentre outras. Essa integração é necessária para atendermos o nosso objetivo de garantir o bem-estar da população”, completou Bezerra.
No segundo dia de capacitação, os debates foram gerados a partir dos aspectos relevantes de controle urbano e das experiências vividas em campo pelos ficais e agentes. O fiscal municipal da Gerefi VII, Giovanni Feitosa, e a gerente de Operações da Agefis, Samya Coelho, foram os responsáveis.
“O curso tem sido uma oportunidade de troca de experiências e um momento de tirar as dúvidas, além de alinharmos nossas ações e nos aproximarmos, cada vez mais, favorecendo uma prestação cada vez melhor do serviço público que executamos”, afirmou Samya Coelho.
A capacitação surgiu como uma forma de aperfeiçoar o trabalho das operações realizadas em conjunto entre os fiscais da Agefis e da Guarda Municipal, obedecendo os princípios da ética, legalidade, qualidade de trabalho, focando sempre, no respeito ao cidadão e a preservação dos espaços públicos.