Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) são, em muitos casos, os primeiros a chegar em ocorrência de sinistros de trânsito com pessoas feridas. Para preparar o corpo operacional do órgão para atuar na preservação de vidas durante as ocorrências, em apoio à equipe especializada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 90 agentes concluíram o Curso de Suporte Básico à Vida (CSBV).
Na próxima segunda-feira (31/01), uma solenidade será realizada na sede da AMC para a entrega dos certificados de conclusão da formação. Na ocasião, os brevês que certificam os treinamentos serão acoplados às fardas dos agentes.
"Com essa capacitação, nosso efetivo está seguro para prestar atendimento de primeiros socorros a feridos até a chegada do Samu, podendo evitar que a pessoa tenha complicações. Nosso trabalho vai além da orientação no trânsito, em nosso dia-a-dia preservamos a vida das pessoas", destaca a superintendente da AMC, Juliana Coelho.
Curso
Ministrada pelos educadores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, com chancela da Escola de Governo do Município, a instrução é eminentemente prática com carga horária de 32h. Até o momento, cinco turmas já foram realizadas. A grade do curso, que ocorre no Centro de Simulação Realística do NEP, é desenvolvida especialmente para a AMC, abordando como conteúdos a segurança de cena, cinemática do trauma, urgências clínicas e no trauma, além de avaliação somativa.