Sensibilizar a população sobre a importância do respeito às normas de circulação viária e incentivar a mudança de comportamento para promover um trânsito mais seguro para todos. Com esse objetivo, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) desenvolvem diariamente ações educativas nas ruas, instituições e espaços públicos de Fortaleza. Somente em 2025, mais de 45 mil abordagens com esta finalidade foram realizadas.
As ações educativas são promovidas em pontos estratégicos da cidade, definidos a partir de critérios técnicos, como o fluxo de veículos e pedestres, além de locais com registro de sinistros de trânsito. A atuação também contempla palestras em entidades e órgãos públicos, mediante solicitação formal ao órgão.
As equipes atuam ainda em outros espaços de grande circulação, como terminais de integração, e escolas públicas, ampliando o alcance das iniciativas de conscientização nos deslocamentos.
“As ações educativas constituem um pilar fundamental para a construção de uma mobilidade cada vez mais segura, pois incentivam a adoção de condutas responsáveis e a mudança de comportamento por todos os usuários que compartilham as vias”, destaca Leonardo Leite, gerente de educação para o trânsito da AMC.
Entre os temas abordados estão o respeito aos limites de velocidade e à faixa de pedestres, os riscos do uso do celular ao volante e da combinação entre álcool e direção, além da orientação sobre o uso correto dos equipamentos obrigatórios de segurança, como o cinto, que pode reduzir em até 75% o risco de mortes no trânsito.
Cursos de pilotagem para motociclistas
Ainda para garantir mais segurança no trânsito, a AMC oferece um curso para motociclistas aprimorarem as técnicas de pilotagem e condução segura. A captação do público também ocorre durante as ações nas ruas, com apresentação do processo formativo e incentivo à inscrição gratuita por meio do app AMC Trânsito ou pelo site da AMC.
As inscrições são recebidas pela Gerência de Educação para o Trânsito da Autarquia, que entra em contato com os participantes para agendar a capacitação, conduzida por agentes de trânsito qualificados. As turmas têm até 15 participantes e são formadas conforme demanda.
As formações são realizadas na sede da AMC e incluem uma etapa prática num circuito montado para o treinamento dos participantes. Só no ano passado, foram ofertadas 41 turmas do curso, beneficiando 473 motociclistas.
