24 de April de 2015 em Educação

Alunas da rede pública de Fortaleza ganham projeção internacional com projeto tecnológico

O projeto das alunas serão analisados por um júri virtual do programa Tecnovation Programaê


As sete alunas da rede municipal de ensino de Fortaleza participaram do StartUps Weekend Change Makers

A partir desta sexta-feira (24/04), projetos de tecnologia desenvolvidos por alunas da rede pública municipal de ensino começam a ser analisados por um júri virtual do programa Tecnovation Programaê, que é a maior competição do mundo para meninas em tecnologia. As equipes com as melhores pontuações serão selecionadas para viajar até São Francisco, na Califórnia, e apresentar seu trabalho no World Pitch, um evento mundial, no dia 25 de junho

As sete alunas da rede municipal de ensino de Fortaleza participaram do StartUps Weekend Change Makers (SUWCM), evento realizado, no último mês de março, na sede do Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, que teve o intuito de promover negócios sociais e desenvolver tecnologias que pudessem contribuir com a resolução de problemas sociais.

O interesse das alunas no empreendedorismo digital cresceu com a participação no Programaê Tecnovation, uma competição que estimula meninas a criar e programar um aplicativo que solucione um problema social da comunidade onde moram. A atividade no programa combinou com a iniciativa do evento realizado pelo Banco Palmas.

No evento, vinte StartUps foram compartilhados com desenvolvedores tecnológicos, designers e empreendedores, bem como com a comunidade em geral. Dentre os onze selecionados para serem desenvolvidos com o apoio profissional, as ideias das alunas da escola municipal Helenilce Martins, que conseguiu segundo lugar, e da escola Thais Maria, ganharam destaque.

Tifany Ambrósio, Raissa Silva, Keliane Gomes, Kaiane Costa e Vitória Dias levaram ao SUWCM o “Traço Kids”, que tem o objetivo de ser uma ferramenta de fácil uso e acesso, compatível com celulares smartphones que visa oferecer um serviço de compartilhamento de ilustrações feitas por jovens da periferia e voltadas para o comércio com gráficas e empresas afins – uma espécie de Pinacoteca Virtual, como frisou Vitória Dias, autora da ideia inicial.

As alunas Talita Cabral e Milena Sousa, alunas da escola municipal Tais Maria, também participaram da apresentação de StartUps com o projeto “Cantando e Aprendendo”. A ideia das é criar um ambiente que possa, através da música, ajudar crianças e adolescentes a melhorar sua dicção e transtornos relacionados à fala.

A partir desta sexta-feira, o júri do Tecnovation Programaê atribuirá notas aos projetos seguindo critérios estabelecidos pelo concurso. A votação se estende até o dia 03 de maio. O projeto que obtiver as notas mais altas vai para um ranking dos melhores projetos para a competição.

Alunas da rede pública de Fortaleza ganham projeção internacional com projeto tecnológico

O projeto das alunas serão analisados por um júri virtual do programa Tecnovation Programaê

As sete alunas da rede municipal de ensino de Fortaleza participaram do StartUps Weekend Change Makers

A partir desta sexta-feira (24/04), projetos de tecnologia desenvolvidos por alunas da rede pública municipal de ensino começam a ser analisados por um júri virtual do programa Tecnovation Programaê, que é a maior competição do mundo para meninas em tecnologia. As equipes com as melhores pontuações serão selecionadas para viajar até São Francisco, na Califórnia, e apresentar seu trabalho no World Pitch, um evento mundial, no dia 25 de junho

As sete alunas da rede municipal de ensino de Fortaleza participaram do StartUps Weekend Change Makers (SUWCM), evento realizado, no último mês de março, na sede do Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, que teve o intuito de promover negócios sociais e desenvolver tecnologias que pudessem contribuir com a resolução de problemas sociais.

O interesse das alunas no empreendedorismo digital cresceu com a participação no Programaê Tecnovation, uma competição que estimula meninas a criar e programar um aplicativo que solucione um problema social da comunidade onde moram. A atividade no programa combinou com a iniciativa do evento realizado pelo Banco Palmas.

No evento, vinte StartUps foram compartilhados com desenvolvedores tecnológicos, designers e empreendedores, bem como com a comunidade em geral. Dentre os onze selecionados para serem desenvolvidos com o apoio profissional, as ideias das alunas da escola municipal Helenilce Martins, que conseguiu segundo lugar, e da escola Thais Maria, ganharam destaque.

Tifany Ambrósio, Raissa Silva, Keliane Gomes, Kaiane Costa e Vitória Dias levaram ao SUWCM o “Traço Kids”, que tem o objetivo de ser uma ferramenta de fácil uso e acesso, compatível com celulares smartphones que visa oferecer um serviço de compartilhamento de ilustrações feitas por jovens da periferia e voltadas para o comércio com gráficas e empresas afins – uma espécie de Pinacoteca Virtual, como frisou Vitória Dias, autora da ideia inicial.

As alunas Talita Cabral e Milena Sousa, alunas da escola municipal Tais Maria, também participaram da apresentação de StartUps com o projeto “Cantando e Aprendendo”. A ideia das é criar um ambiente que possa, através da música, ajudar crianças e adolescentes a melhorar sua dicção e transtornos relacionados à fala.

A partir desta sexta-feira, o júri do Tecnovation Programaê atribuirá notas aos projetos seguindo critérios estabelecidos pelo concurso. A votação se estende até o dia 03 de maio. O projeto que obtiver as notas mais altas vai para um ranking dos melhores projetos para a competição.