Como parte das ações da Semana do Livro e da Biblioteca, realizada pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Coordenadoria da Juventude, os alunos do Cuca Mondubim puderam fazer uma tour na manhã desta terça-feira (23/10) pelo centro histórico de Fortaleza. A ação tem por objetivo mostrar um pouco da história urbana da Cidade e será realizada nos outros Cucas durante a programação semanal.
A tour, que se divide em dois percursos, trabalha a partir da criação e modernização de Fortaleza. O primeiro, feito a partir da planta de 1726 do Capitão-mor Manuel Francês, começa do Forte de Nossa Senhora da Assunção e passa pela Praça Pedro Segundo (antigo pelourinho), Mercado Velho e Academia Cearense de Letras (antiga casa do Capitão-mor), terminando na Igreja do Rosário, a mais antiga da Cidade. Já o segundo, feito a partir da planta de 1875 do arquiteto Adolfo Hebster, passa pela Praça do Ferreira, Passeio Público e Ceart, até chegar à Estação Ferroviária João Felipe.
O passeio é uma oportunidade de conhecer com mais profundidade locais comuns do cotidiano. Ana Cláudia, estudante de natação do Cuca Mondubim, conta que já conhecia os locais visitados, mas que não sabia da riqueza histórica por trás deles. Frequentadora da biblioteca, pôde ver no Forte a estátua de Martim Soares Moreno, personagem do seu livro predileto, “Iracema”, de José de Alencar.
Para Gleudson Passos, professor de história da Uece e guia do passeio, a tour é importante na Semana do Livro para que os alunos entendam a cidade como um espaço possível de se ler. “Imaginemos a cidade como um livro. Vamos ver a riqueza que existe em seus símbolos, objetos, pessoas e principalmente na sua diversidade social, que nos enriquece. É importante perceber a riqueza que existe dentro do patrimônio cultural cearense”, diz.
Semana do Livro e da Biblioteca da Rede Cuca
Realizada dos dias 23 a 26 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca na Rede Cuca conta com uma programação voltada ao incentivo à leitura e cultura, com rodas de conversa, saraus, feiras de livros, oficinas, tours, exibição de filmes e encontros com escritores. As atividades acontecem em diversos horários das 8h às 18h simultaneamente nos três Cucas (Barra, Mondubim e Jangurussu).
Com o tema “Ler: direito meu, direito seu”, a semana tem por objetivo estimular o hábito da leitura para que o indivíduo adquira conhecimento, especialmente sobre seus direitos. A programação é aberta a todos os públicos e pode ser acessada online.
As bibliotecas da Rede Cuca funcionam de terça a sexta, das 8h às 20h, sábado de 9h às 18h e domingo de 14h às 18h e são abertas ao público. Além de livros, o local também possui computadores e atividades de entretenimento como jogos de tabuleiro. Com um acervo de 11 mil livros, a média de visitação mensal é de seis mil jovens, que podem realizar empréstimos dos exemplares se forem alunos da rede.