02 de June de 2016 em Social

Alunos das escolas Belarmina Campos e Aída Santos participam do Programa Elos

A estratégia é voltada para educandos entre 6 e 10 anos do Ensino Fundamental I


A iniciativa beneficia 215 estudantes de sete turmas

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria Municipal da Educação, está ampliando a rede de prevenção ao uso de drogas em Fortaleza. Nesta quinta-feira (02/06), as escolas municipais Belarmina Campos e Aída Santos iniciaram o 3º ciclo de aplicação do Programa Elos, estratégia voltada para educandos entre 6 e 10 anos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Neste ano, o Elos é aplicado em sete turmas, contemplando 215 educandos. Na turma do 3º do Ensino Fundamental I da Escola Belarmina Campos, o programa é facilitado pela professora Tereza Carvalho. Ela ressaltou que, neste primeiro momento, os alunos estão se adaptando à metodologia do Elos. “Em 2015, tive a oportunidade de participar e, neste ano, continuarei atuando”, disse. Tereza ainda revelou que, a partir da aplicação, os alunos ficam mais participativos, melhoram a atenção na aprendizagem e respeitam os outros colegas.

Durante a aula, a professora explicou como funciona o jogo, apresentou os quatro acordos: seguir as instruções da atividade; seguir o nível de voz combinado; seguir o combinado de lugares e ser gentil. Os educandos foram divididos em seis equipes e realizaram uma atividade de língua portuguesa, na qual as crianças se apoiaram na realização da atividade e no cumprimento dos acordos do jogo.

Para o educando Nícolas Araújo, 8 anos, o primeiro contato com o programa foi divertido. Segundo ele, é possível brincar com os colegas de turma e aprender sobre vários conteúdos, como matemática, português e ciências. Já para a aluna Bárbara Mendonça, 8 anos, participar do Elos propicia uma nova maneira de aprender. “Cada equipe conta com um guardião, e eu sou a guardiã da minha equipe. Estou sempre alertando meus colegas para que possamos seguir as instruções do jogo”, contou a estudante.

A multiplicadora local do Elos e coordenadora do núcleo de Formação da CPDrogas, Ozanira Aquino, revelou que, no fim de cada atividade, os participantes recebem o Caderno Elos para registrar as pontuações e colar adesivos. “É uma forma deles se sentirem reconhecidos”, contou a multiplicadora. Ozanira acrescentou que, a cada mês, as crianças escolhem uma ação para realizarem juntas, como forma de premiação, que pode ser a exibição de um filme, gincanas em sala de aula e a construção de brinquedos artesanais.

As aplicações do jogo acontecem toda semana, em ambas as escolas, nos horários de 8h30, 9h30, 14h e 15h30.

Saiba Mais
A iniciativa do Programa Elos é dos Ministérios da Saúde e Justiça, em parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com objetivo e metodologia, o Elos promove o desenvolvimento de atitudes participativas e colaborativas em sala de aula, de maneira a contribuir para a construção de coletivos democráticos, além de oportunizar a aprendizagem e o aprimoramento de habilidades de vida.

Alunos das escolas Belarmina Campos e Aída Santos participam do Programa Elos

A estratégia é voltada para educandos entre 6 e 10 anos do Ensino Fundamental I

A iniciativa beneficia 215 estudantes de sete turmas

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e da Secretaria Municipal da Educação, está ampliando a rede de prevenção ao uso de drogas em Fortaleza. Nesta quinta-feira (02/06), as escolas municipais Belarmina Campos e Aída Santos iniciaram o 3º ciclo de aplicação do Programa Elos, estratégia voltada para educandos entre 6 e 10 anos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

Neste ano, o Elos é aplicado em sete turmas, contemplando 215 educandos. Na turma do 3º do Ensino Fundamental I da Escola Belarmina Campos, o programa é facilitado pela professora Tereza Carvalho. Ela ressaltou que, neste primeiro momento, os alunos estão se adaptando à metodologia do Elos. “Em 2015, tive a oportunidade de participar e, neste ano, continuarei atuando”, disse. Tereza ainda revelou que, a partir da aplicação, os alunos ficam mais participativos, melhoram a atenção na aprendizagem e respeitam os outros colegas.

Durante a aula, a professora explicou como funciona o jogo, apresentou os quatro acordos: seguir as instruções da atividade; seguir o nível de voz combinado; seguir o combinado de lugares e ser gentil. Os educandos foram divididos em seis equipes e realizaram uma atividade de língua portuguesa, na qual as crianças se apoiaram na realização da atividade e no cumprimento dos acordos do jogo.

Para o educando Nícolas Araújo, 8 anos, o primeiro contato com o programa foi divertido. Segundo ele, é possível brincar com os colegas de turma e aprender sobre vários conteúdos, como matemática, português e ciências. Já para a aluna Bárbara Mendonça, 8 anos, participar do Elos propicia uma nova maneira de aprender. “Cada equipe conta com um guardião, e eu sou a guardiã da minha equipe. Estou sempre alertando meus colegas para que possamos seguir as instruções do jogo”, contou a estudante.

A multiplicadora local do Elos e coordenadora do núcleo de Formação da CPDrogas, Ozanira Aquino, revelou que, no fim de cada atividade, os participantes recebem o Caderno Elos para registrar as pontuações e colar adesivos. “É uma forma deles se sentirem reconhecidos”, contou a multiplicadora. Ozanira acrescentou que, a cada mês, as crianças escolhem uma ação para realizarem juntas, como forma de premiação, que pode ser a exibição de um filme, gincanas em sala de aula e a construção de brinquedos artesanais.

As aplicações do jogo acontecem toda semana, em ambas as escolas, nos horários de 8h30, 9h30, 14h e 15h30.

Saiba Mais
A iniciativa do Programa Elos é dos Ministérios da Saúde e Justiça, em parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com objetivo e metodologia, o Elos promove o desenvolvimento de atitudes participativas e colaborativas em sala de aula, de maneira a contribuir para a construção de coletivos democráticos, além de oportunizar a aprendizagem e o aprimoramento de habilidades de vida.