A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizou, na sexta-feira (22/10), a doação de mais de 500 kg de alimentos arrecadados durante a sétima edição do Passeio Ciclístico para três instituições filantrópicas de Fortaleza. Foram beneficiadas a Casa do Menino Jesus, no bairro Joaquim Távora, a Casa de Nazaré, no Montese, e a Comunidade Obra Rainha dos Anjos, na Vila União.
Organizadas em cestas básicas, as doações foram realizadas por educadores do trânsito e operadores do Via Livre, que saíram da sede da Autarquia em comboio. Cada instituição recebeu cerca de 160 kg de alimentos. Boa parte dessas instituições garante a manutenção do trabalho social por meio de doações.
A Casa do Menino Jesus, por exemplo, chega a acolher anualmente mais de mil crianças e adolescentes de 0 a 18 anos vindas do interior do Ceará ou de outros estados para tratamento de saúde na Capital. Já a Casa de Nazaré, fundada em 1941, é uma instituição de longa permanência que acolhe idosas que perderam vínculos familiares e precisam de cuidado especializado, atenção e companhia. A Comunidade Obra Rainha dos Anjos surgiu na Igreja Católica e acolhe pessoas em situação de rua e dependentes químicos em casas mantidas em Fortaleza, Milhã e Iguatu.
"Com as doações, repassamos às instituições a ação solidária de ciclistas que participaram do nosso tradicional passeio ciclístico. Com isso, conseguimos unir a solidariedade dos usuários de bike com o propósito do evento, que é estimular um maior respeito no trânsito entre condutores e ciclistas", destaca Juliana Coelho, superintendente da AMC.
Passeio ciclístico
Promovida pela Gerência de Educação da AMC, a sétima edição do Passeio Ciclístico reuniu mais de 400 ciclistas em 26 de setembro. Os usuários de bike percorreram cerca de 18 km da Cidade. O objetivo do evento é incentivar a utilização da bicicleta como meio seguro de deslocamento, além de promover o convívio pacífico entre motoristas e ciclistas.