A partir desta quarta-feira (24/09), terá início o funcionamento de semáforo exclusivo para pedestres na Av. Antônio Sales, no trecho sob o viaduto Celina Queiroz, que conecta a via à Av. Engenheiro Santana Júnior. De acordo com estudos técnicos desenvolvidos pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a implantação atende ao aumento da demanda de deslocamentos a pé na região, reforçando a segurança viária e atendendo ao padrão de travessia utilizado em toda a cidade.
A consolidação do equipamento semafórico no trecho é resultado de uma fase de testes recém-concluída. O semáforo substitui esse sistema, que utilizava sensores de captação de imagens para identificar a aproximação de pedestres e emitir alertas aos condutores.
A partir de agora, a demanda da travessia ocorrerá por meio do acionamento de botoeiras que seguem o padrão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), beneficiando pessoas com mobilidade reduzida.
Para ampliar a acessibilidade, as botoeiras emitem sinais sonoros e mensagens de voz, que informam o acionamento da travessia. Já na parte superior do dispositivo, há uma placa em braille acompanhada de alerta vibratório, que facilita a compreensão da informação pelo tato.
Outro benefício é que os alertas sonoros emitidos variam conforme o tempo restante de travessia, auxiliando a percepção do pedestre. As botoeiras são instaladas em pares de modo a orientar os pedestres na direção da linha de travessia desejada.
Com esta operação, a rede semafórica de Fortaleza passa a contar com 1.093 equipamentos. É também o décimo sexto implantado este ano, organizando o tráfego e garantindo mais proteção tanto para pedestres quanto para condutores.
