Com a proposta de reduzir acidentes e riscos de conflitos, a Prefeitura de Fortaleza implanta um novo semáforo na Av. Osório de Paiva. O equipamento, cujo funcionamento terá início nesta quarta-feira (08/08), estará situado no cruzamento com a Rua Leão do Norte. A via é conhecida pelo alto índice de acidentalidade viária tendo sido registrado um total de 129 óbitos nos últimos dez anos.
Para dar mais segurança aos usuários, o condutor que trafega na Av. Osório de Paiva não vai mais poder dobrar à esquerda na Rua Nereu Ramos. Este movimento será realizado de forma segura no cruzamento semaforizado posterior. Dessa forma, quem vem no sentido Parangaba/Siqueira terá que entrar à esquerda na Rua Leão do Norte e à esquerda novamente na Rua Espanha para acessar a Rua Nereu Ramos em direção à Av. Godofredo Maciel.
Na mesma data a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) dará início aos trabalhos de implantação do binário entre as ruas Leão do Norte e Nereu Ramos no trecho compreendido entre a Av. Osório de Paiva e Rua Espanha.
No intuito de viabilizar o binário, estão previstas alterações de circulação nas ruas Nereu Ramos, Leão do Norte e Espanha.
-
A Rua Nereu Ramos terá sentido único (leste-oeste) no trecho entre a Av. Osório de Paiva e Rua Espanha.
-
A Rua Leão do Norte terá sentido único (oeste-leste) no trecho entre a Av. Osório de Paiva e Rua Cônego de Castro.
-
A Rua Espanha terá sentido único (sul-norte) no trecho entre as ruas Leão do Norte e Nereu Ramos.
Medidas
Considerada uma das vias onde mais acontece acidentes fatais, a Av. Osório de Paiva vem recebendo desde maio deste ano um pacote de intervenções viárias para garantir a segurança de condutores e pedestres. Já foram instalados cinco novos semáforos: um para pedestres em frente ao Terminal do Siqueira, no cruzamento da Av. Osório de Paiva com Rua Afrânio Peixoto, Rua Napoleão Quezado, Dom Henrique e Leblon Maia.
Foi implantado ainda tempo para pedestres nos equipamentos existentes no cruzamento da Av. Osório de Paiva com Raimundo Neri e Av. Osório de Paiva com Rua Luiz Vieira, locais onde as conversões à esquerda foram proibidas.
Como parte do projeto estão previstas outras medidas a serem executadas nos próximos meses como revitalização da sinalização viária, semáforos na Av. Augusto dos Anjos, readequação de retornos e adequação de velocidade.
A expectativa é continuar reduzindo o número de vítimas no trânsito a exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. Em 2017, foram registrados 256 óbitos na cidade, 9% a menos quando comparado a 2016.