As festas juninas marcam momentos alegres, cheios de cor e energia. Assim também será lembrada a vacinação da primeira dose da estudante Lucy Alves, de 40 anos, que foi agendada para o Arraiá da Vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos do Ceará, nesta sexta-feira (18/06). Para ela, a decoração típica não apenas animou o ambiente como envolveu a todos no clima de esperança.
“Estou muito feliz pela oportunidade de estar aqui, sinto como uma vitória muito grande principalmente por ver pessoas passando por momentos muito difíceis por conta da Covid e por aquelas que não tiveram a mesma chance. A vacinação está bem organizada, mesmo com a grande quantidade de gente, o fluxo está indo bem. Está avançando rápido acredito que logo vamos retomar as nossas atividades”, disse Lucy.
No salão Taíba, o cenário junino era um convite para um registro fotográfico durante a espera da vacinação ou após a aplicação do imunobiológico contra o coronavírus. A visão de itens típicos do festejo nordestino no espaço quebram a perspectiva ambulatorial, além de também animar os trabalhadores da saúde presentes no local, de acordo com a enfermeira Larissa Domingues.
“Quando o público chega e vê todo esse cenário se acaba se distraindo, perdendo um pouco a fadiga da espera, tirando fotos, conversando. Isso é muito importante tanto para eles como para a gente que está aqui o dia todo, nos dá uma energia maior. Tem sido dias intensos e gratificantes, conhecendo muitas pessoas e muitas histórias diferentes sobre a luta contra a Covid-19”, destacou.
Já no drive thru, a partir das 19h, apresentações musicais da banda Forró É o Novo e do sanfoneiro sanfoneiro Clementino Moura Filho, que animaram quem passou pelo local e também as equipes de saúde. O local também estava decorado com bandeirinhas coloridas, tecidos florais e chapéus de palha, dentre outros elementos.
Outra beneficiada foi Josilene Campelo, de 40 anos. Ela conta que ao tomar a vacina, espera passar os anticorpos para a sua filha de cinco meses por meio da amamentação exclusiva. “A Prefeitura está fazendo o possível para atender a população, até de uma forma descontraída. É muito gratificante saber que em breve estaremos mais tranquilos, mas mesmo assim ainda temos que manter todos os cuidados”, destacou.
O primeiro Arraiá da Vacinação contra a Covid-19 de Fortaleza foi realizado pelas Secretarias Municipais da Saúde e da Cultura de Fortaleza. Ao longo do dia, foram 14 horas de atividades e 12 mil pessoas agendadas somente no Centro de Eventos. A ação visa dar mais rapidez na aplicação do imunobiológico contra o coronavírus
“Estamos a cada semana dando mais celeridade e ampliando a nossa capacidade de vacinação para um número maior de pessoas. Trazendo para as pessoas que estão vindo para o horário estendido e para as equipes, que estão trabalhando de forma ininterrupta desde o início da campanha, a alegria inerente ao nordestino, que caracteriza muito esse mês de junho” enfatizou a secretária de saúde Ana Estela Leite.
Além disso, somente nesta sexta, em todos os pontos de vacinação, foram 25 mil agendados, e até as 19h, 21 mil doses já haviam sido administradas em toda a Capital. “As pessoas estão comparecendo. Esse movimento acontecerá todo o fim de semana, no qual a gente espera vacinar 80 mil pessoas até o próximo domingo”, adiantou a secretária.
Novas listas de vacinação devem ser publicadas neste sábado (19/06), avançando no agendamento da população geral, de forma escalonada e em ordem decrescente por idade. Elas estarão disponíveis para consulta no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Também é possível consultar o agendamento no site VacineJá (https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/), por meio da opção "Consultar cadastro".