12 de December de 2022 em Finanças

Atendimento virtual da Sefin ultrapassa o presencial em 2022

Os canais virtuais Fale com a Sefin e Guichê Virtual, juntos, já alcançaram 67,5% de todo o atendimento da Sefin, trazendo mais rapidez e comodidade ao contribuinte


O atendimento virtual da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) já é uma realidade. Neste ano, o número de contribuintes atendidos por meio dos canais oferecidos pelo site da Secretaria, chegou a 119.218, o que representa 67,50% de todo o atendimento do órgão, até novembro. O crescimento do atendimento virtual representa mais agilidade e comodidade ao contribuinte na solução de suas demandas.

A Sefin dispõe de dois canais virtuais: o Guichê Virtual e o Fale com a Sefin. No primeiro, o contribuinte pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente on-line por meio de chamada de áudio e vídeo, no conforto de casa ou no seu local de trabalho, e até por celular. Até novembro deste ano, o volume de atendimentos via vídeo conferência chegou a 34.998.

Já no Fale com a Sefin, o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo. Só este ano, até novembro, já foram 84.220 mensagens, com 99,98 % de resolutividade.

Ainda no site, o contribuinte também pode acessar a “Carta de Serviços”. Disponível desde março deste ano, a ferramenta dispõe de um compilado de todos os serviços oferecidos pela secretaria, disponíveis em 175 links. Lá é possível ter acesso a consultas de processos tributários dos principais impostos, solicitação de Planta Cadastral (Overlay) de forma gratuita, certidão negativa de débitos, cópias de processos, emissão de formulários dentre outros serviços.

A secretária Flávia Teixeira ressalta que o atendimento virtual faz parte das inciativas de modernização do fisco municipal, com o intuito de trazer mais comodidade e agilidade a demanda do contribuinte. “Agora o contribuinte pode resolver qualquer demanda sem sair de casa. Sem enfrentar trânsito, estacionamentos, filas. Nossa ideia é que o contribuinte venha a Sefin ou a qualquer núcleo de acolhimento só em último caso”, afirma a secretária, lembrando que o contribuinte pode aproveitar os canais virtuais para consultar a adimplência do IPTU 2022 e obter descontos em cota única no IPTU 2023.

Caso o contribuinte ainda precise solucionar alguma pendência de forma presencial, é preciso agendar antes no site da Sefin. A Secretaria dispõe do atendimento na sede  (Rua Gal. Bezerril, 755 - Centro ), no Shopping Del Paseo e nos Vapt-Vupts de Messejana e Antônio Bezerra.

Atendimento virtual da Sefin ultrapassa o presencial em 2022

Os canais virtuais Fale com a Sefin e Guichê Virtual, juntos, já alcançaram 67,5% de todo o atendimento da Sefin, trazendo mais rapidez e comodidade ao contribuinte

O atendimento virtual da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) já é uma realidade. Neste ano, o número de contribuintes atendidos por meio dos canais oferecidos pelo site da Secretaria, chegou a 119.218, o que representa 67,50% de todo o atendimento do órgão, até novembro. O crescimento do atendimento virtual representa mais agilidade e comodidade ao contribuinte na solução de suas demandas.

A Sefin dispõe de dois canais virtuais: o Guichê Virtual e o Fale com a Sefin. No primeiro, o contribuinte pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente on-line por meio de chamada de áudio e vídeo, no conforto de casa ou no seu local de trabalho, e até por celular. Até novembro deste ano, o volume de atendimentos via vídeo conferência chegou a 34.998.

Já no Fale com a Sefin, o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo. Só este ano, até novembro, já foram 84.220 mensagens, com 99,98 % de resolutividade.

Ainda no site, o contribuinte também pode acessar a “Carta de Serviços”. Disponível desde março deste ano, a ferramenta dispõe de um compilado de todos os serviços oferecidos pela secretaria, disponíveis em 175 links. Lá é possível ter acesso a consultas de processos tributários dos principais impostos, solicitação de Planta Cadastral (Overlay) de forma gratuita, certidão negativa de débitos, cópias de processos, emissão de formulários dentre outros serviços.

A secretária Flávia Teixeira ressalta que o atendimento virtual faz parte das inciativas de modernização do fisco municipal, com o intuito de trazer mais comodidade e agilidade a demanda do contribuinte. “Agora o contribuinte pode resolver qualquer demanda sem sair de casa. Sem enfrentar trânsito, estacionamentos, filas. Nossa ideia é que o contribuinte venha a Sefin ou a qualquer núcleo de acolhimento só em último caso”, afirma a secretária, lembrando que o contribuinte pode aproveitar os canais virtuais para consultar a adimplência do IPTU 2022 e obter descontos em cota única no IPTU 2023.

Caso o contribuinte ainda precise solucionar alguma pendência de forma presencial, é preciso agendar antes no site da Sefin. A Secretaria dispõe do atendimento na sede  (Rua Gal. Bezerril, 755 - Centro ), no Shopping Del Paseo e nos Vapt-Vupts de Messejana e Antônio Bezerra.