A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), retoma, a partir desta quarta-feira (11/08), às 9h, as atividades do Programa Praia Acessível, suspensas desde março de 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus. O Praia Acessível viabiliza banho de mar assistido a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e é uma parceria com o Governo do Estado, idealizador do projeto, via Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).
O Programa Praia Acessível oferece aos usuários espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias e apoio personalizado e seguro de cuidadores. Inicialmente, o serviço será ofertado de quarta-feira a sábado, das 9h às 13h, com uso de equipamento de proteção individual durante todo o período do banho. Para a retomada, os usuários deverão cumprir todas as medidas sanitárias, com uso de máscaras até o momento do banho de mar.
“Uma iniciativa muito bonita, que proporciona o prazer do banho de mar a pessoas com deficiência. É uma maneira de promover a inclusão social, por meio do lazer, contribuindo com a alegria e o bem-estar. Parabenizo as secretarias envolvidas, no Estado e no Município, e também os profissionais que estão ali acolhendo os participantes e garantindo uma experiência segura”, ressaltou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.
O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, lembra que o projeto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, na categoria turismo social, concedido pelo Ministério do Turismo. "Foi um reconhecimento muito importante. É uma alegria muito grande poder retomar as atividades do Praia Acessível. Esse é um dos projetos mais bonitos com que trabalhamos. É muito reconfortante ver a alegria das pessoas tendo contato com o mar - muitas delas pela primeira vez".
Atendimento agendado
O atendimento ocorrerá em fases. Inicialmente, será individual e mediante agendamento prévio pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br ou na própria estação do Programa, na Avenida Beira-Mar, 848. O usuário deve apresentar o cartão de vacinação com as duas doses, ou dose única da vacina contra Covid-19. O acesso não será permitido caso a pessoa apresente sinais e sintomas de outras infecções e, caso possua comorbidades (diabetes, hipertensão etc), essas devem estar sob controle. Os profissionais que atuam na estação estarão vacinados contra Covid-19.
O local dispõe de tendas, cadeiras de praia, guarda-sóis, estrutura com banheiro acessível, piscinas, vôlei e frescobol adaptados e vagas de estacionamento específicas para o público participante. Guarda-vidas do Governo do Ceará e da Guarda Municipal de Fortaleza, além de técnicos do projeto, foram capacitados, dando total atenção aos banhistas. Os colaboradores estarão com máscara e luvas e, durante o banho de mar, com face shield.
“Convido as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que visitem o projeto e aproveitem o banho de mar. Fico muito feliz de voltarmos a proporcionar momentos de lazer e socialização para o público do Praia Acessível de forma segura e seguindo os protocolos sanitários devido à pandemia. E uma boa notícia é que em breve vamos entregar mais duas estações nos municípios de Aracati e Jijoca de Jericoacoara”, destaca a primeira-dama, Onélia Santana.
A titular da SPS, Socorro França, aponta que antes, a praia acabava sendo limitada para pessoas com deficiência física, que podiam usar apenas o calçadão ou a área de areia. "O Praia Acessível mudou essa realidade, reduziu distâncias e limitações, e aproximou as pessoas de um gostoso banho de mar, com apoio e segurança totais. O atendimento cumprirá rigorosamente as medidas de segurança sanitárias estabelecidas pelo Governo do Ceará”.
O Praia Acessível é realizado por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as pessoas idosas e as pessoas com deficiência (Copid) da SPS, do Governo do Estado, e pela Secretaria do Turismo de Fortaleza, pelo Município. Desde o início do Programa, cerca de 7.800 pessoas já foram atendidas nas estações do Praia Acessível de Fortaleza e da Praia do Cumbuco, em Caucaia.
Serviço
Programa Praia Acessível
Funcionamento: quarta-feira a sábado
Horário: 9h às 13h
Agendamento: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou na estação do Programa, na Avenida Beira-Mar, 848
Endereço: Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho